MENU

segunda-feira, 3 de agosto de 2009 - 16:13Antigos em geral

TUPY OR NOT TUPY

SÃO PAULO (bonitinho) – O blogueiro Fabiano Vieira, do Rio, informa que este carrinho está à venda no Mercado Livre. Trata-se de um Tupy. E o anúncio diz que apenas duas unidades foram feitas. Não conheço sua história. Mas é uma coisinha de museu, não?

44 comentários

  1. Fernando disse:

    O pessoal que fabricava carros fora de série no Brasil eram pioneiros que são pouco reconhecidos. O mini Tupy era uma proposta muito interessante para um carro urbano e funcional que se tivesse dado certo teria muito espaço no mercado. E para os detratores: façam o seu próprio antes de reclamar!

    • Denis duete disse:

      Fernando- Obrigado pela defesa! Mas aqui no Brasil é
      assim mesmo. Quando o Ka foi lançado nas terras
      tupiniquins, todo os boçais do país se mobilizaram em
      “arrumar” um apelido para o carro . Como não podia deixar
      de ser estavam desinformados e não sabiam que o carro
      havia ganho um premio de melhor design automobilistico.
      Narcizo acha feio o que não é espelho- como dizia o Caê.

  2. Denis duete disse:

    Marcos – Você na qualidade de arquiteto, sabe que nada se
    cria, tudo se copia, não no sentido pejorativo, mas nosso
    cérebro no momento da criação usa referências que estão disponíveis no nosso subconsciente. O Mini Tupi assim,
    sem o Y significa :Transporte Urbano Pessoal e Inteligente
    Foi criado tendo por inspiração o Aruanda, o Itaipu do meu
    amigo João Guergel e de um buggy turco fabricado pela
    Tofas . A idéia inicial era um veiculo de dimensões um
    tanto menores, mas a mecanica VW tem lá as suas medi-
    das e não há muito o que se possa fazer, a não ser reduzir
    a distancia entre eixos. O Runoval foi um bom parceiro que
    tivemos durante um certo período, mas não participou d.a
    criação de nenhum dos nossos modelos mande e-mail
    que faremos contato – O seu carro teve alguns pontos altera-
    dos não sei por quem, depois que sai da fábrica
    não se pode ter mais o pátrio poder – Um abraço- Denis

  3. Denis Duete disse:

    Tem gente que acha até a Juliana Paes feia. Mas é verdade,
    este protótipo foi mesmo feito na fábrica do Tupy. Foram
    quatro unidades, que seriam usadas pelos sócios e amigos
    para teste de manobrabilidade, economia e outros tantos
    que as indústrias não fazem e jogam no mercado estas
    excrecências que possuímos. Infelizmente a situação do país não ajudou. Tinhamos em mente vende-lo em kit para
    reapoveitamento de mecanicas boas, como se faz com os
    buggyes. Ao final das atividades da fábrica vendemos os
    veículos. Algumas soluções entretanto eram bastante interessantes, tais como capo flip-top, tanto o dianteiro quanto o trazeiro possibilitanto total acesso. o tanque de
    combustível era central e possuia um teto solar de baixo custo, que se entolava para frente evitando a penetração da
    água. certamente como é natural havia muitas falhas mas
    a intenção era a de acertar..
    Uma pequena caçamba também foi criada para tranformar
    o carrinho num pequeno entregador urbano.
    O próximo passo seria empregar uma mecanica Fiat, trazeira, mas não foi possível.
    Falar é fácil, fazer é um pouco mais difícil . Tente.
    Denis

    • Marcos Bertoni disse:

      Denis , sou o feliz proprietário do mini Tupy . Idolatro o carro , sou arquiteto e reconheço o design criativo. Gostaria de ter algum contato com vc p/ mais informações sobre ele.
      Abraço.

  4. Vitinhu_Pinho disse:

    Certeza que só foram fabricados 2 desse tal Tupy? Já vi um aqui na Alameda Barros, perto de casa, na época tirei foto e tudo, nunca tinha visto esse carro, vou procurar a foto!

  5. Tio Beto disse:

    Cara,
    Gostei tanto que vou correndo pro supermercado para conseguir um monte de caixas de papelão e fazer um clone desse troço.
    chassi de velocípede.
    Fui, mando fotos

  6. ALEX B. disse:

    Indy Gomes nele!!!!!!

  7. Ricardo Laika azul CCCP disse:

    O outro está em Mogi…. tempos atrás o cara estava vendendo por 4000. Achei caro!

  8. Ed disse:

    A placa CQC.

    O carro é engraçadinho como o programa.

  9. Rodrigo Duarte disse:

    hahaha
    mas eu tenho os carros que eu gosto.

    Desculpe FG, não resisti. O comentário foi insignificante mas a sua resposta foi sensacional, to rindo até agora.

  10. Side Show Bob disse:

    A bomba da ESSO vem de brinde?

  11. Cristiano Azevedo disse:

    Acho que esse parachoque (?) não cumpre bem o seu papel.

  12. Marcelo Liberatori disse:

    Isso é lixo! Coisa de museu é a bomba de combustível atrás!

  13. André Buriti disse:

    Parece um Gurgel Delta anabolizado

  14. Estação Andrômeda 9 - Expresso 3333 disse:

    Esse carro é lunar!

  15. machinist disse:

    É um concorrente do Smart.
    Foi batizado de Stupid.

  16. Coelho disse:

    bem parecido com um protótipo do João Gurgel… vi uma foto na matéria do Best Cars quando ele morreu…

  17. Varlei disse:

    Ola, Flavio uma vez te mandei uma foto de dkw duas portas alemão inteiro que estava a venda no mercado livre aqui perto da minha casa e voce não publicou, agora voce publica a foto desta gerigonça dizendo que é uma RARIDADE,rs, vi este carro ao vivo quando foi fabricado na época alem de feio e uma trapizonga, abraço

  18. Jason Vôngoli disse:

    Fotografei esse bichinho na Vila Madelena há uns três anos. Pequenino e muito simpático!

  19. Jean Todt disse:

    Esse carro foi feito na mesma fábrica que fazia o buggy Tupy.
    Lembro que conheci o dono da fábrica em um curso de design em 83 ou 84 e ele comentou que estava fazendo um carro com estas caracteristicas.

  20. L. Fernando disse:

    Show de bola a bomba da Esso. Tenho duas dessas no meu posto em São Roque. Tem um senhor em Piracicaba que vende réplicas dessas bombas feitas de fibra. Mas original como essa é bem mais bonita.
    .

  21. Thiago Vinholes disse:

    Sempre vejo esse carrinho rodando na Vila Madalena com uma mulher ao volante. Acho um barato, faz um barulhão. A rua a frente é a Fidalga ou a paralela, não me lembro o nome.

    um abraço Flavinho!

  22. Marcelo Migliorini disse:

    eu conheço esse espelho retrovisor, é de uma brasilia 1981, igual ao que quando era guri gostava de desregular só pra ver meu pai indignado…

  23. Mario Mesquita disse:

    André 17:35

    Visualiza: O bichinho cheio de Itaipavas, Quilmes, Stella Artois…

    Tira o motor de fusca e bota um compressor de geladeira…

    Tira o tanque e o estepe e ainda instala dois toca-discos mais um power e 1 mixer duas caixas e dá uma festa…

    E os farois viram a iluminação. Ó, show…

  24. Max Mosley disse:

    Parabéns ao projetista do carro. Ele caprichou na feiúra.

    Mas design à parte, trata-se de um legítimo fora-de-série brasileiro. O espelhinho de fusca, os faróis de Brasília e a carroceria de fibra são provas cabais dessa vertente da indústria automobilística.

  25. V. Maghetti disse:

    Seja lá o que for, este carro é mais feio do que bater na mãe!!!

  26. wellington disse:

    Eu quero comprar aquela bomba da ESSO que tá lá atrás…alguém sabe onde encontro isso ? rsrsr. Abraços

  27. Frigobar é sacanagem, hehehe…

    Legal, não lembrava do carrinho. O único Tupi (com I e não com Y como este) que eu me lembrava era do jipinho produzido artesanalmente em Rio Bonito lá nos anos 50 ou 60.

    Mas o valor pedido dá pra criar uma polêmica. Quase todos (ou todos?) os modelos artesanais nacionais são únicos ou quase únicos como este. E R$18.000 em “1/2 Gurgel” não é, digamos, uma pechincha.

  28. M Rodrigs disse:

    Eu também… :)

  29. Celso Silva disse:

    É um mini “Caveirão”? Ou um “Hummer” made in Brazil? heheeh

  30. Cláudio R. disse:

    Sou mais a bicicleta…..

  31. M Rodrigs disse:

    Censurou é?
    Que coisa feia……….. só porque eu acho o Lada feio? Ficou ofendido?
    Liga não, você gosta de Lada, eu gosto de Mercedes Benz. fazer o que, cada um na sua. Mas censura é feio, parece coisa de menino criado por avó.

    RESPOSTA DO FG:

    Pois é. Mas eu tenho os carros que eu gosto…

  32. marcelo (1 Carioca em SP) disse:

    “Coiziscrôta!”.

    R$ 18.000?????

  33. Gustavo disse:

    Impressão ou bem na frente é o tanque de gasolina, onde está afixada a placa?

  34. Marcus Franca disse:

    ta parecendo um gurgel, acho que é plagio. Tem uma fotinho de um ai, nao sei se é o mesmo

  35. PAULO disse:

    FG,
    PEÇA DE MUSEU, TAMBÉM, A BOMBA DE GAS DA ESSO À DIREITA DA FOTO.

  36. Mario Mesquita disse:

    Oh, dava um bom frigobar…

  37. Eduardo Stadulni disse:

    Olha a Placa..
    Propaganda para o CQC hehehhee

  38. Rodrigo Moraes disse:

    Uma belezura! O louco é que parece que os pneus passam a linha do parachoque dianteiro. Então, no estacionamento, não precisa do pneu pra amortecer a batida do parachoque, já que o que bate são os pneus mesmo…

    O designer não se esqueceu de nada. Colou até um indiozinho sobre o símbolo da Volks no centro do volante do Fusca.

    • Denis duete disse:

      Certamente depois que sai da fábrica, as pessoas fazem
      Merdificações, ao seu gosto. Originalmente usava rodas
      de aro 13 e pneus 145/13.
      O ruim de se vender um kit é isso.
      Os caros e famosos tunados usam Vortex Generator
      um recurso aerodinamico de jatos. Durma-se com uma
      coisa dessas….

  39. Putz Flavião…

    Eu gosto de carros antigos, mas este é feio pra dedéu!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>