MENU

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013 - 10:21Gira mondo

GIRA MONDO, GIRA

SÃO PAULO (quase) – Se tinha um lugar para cair um meteoro impunemente, era mesmo a Rússia. Hoje pela manhã o bólido enviado por Thor via Unidos da Tijuca adentrou nossa querida e anil atmosfera nos Urais e apavorou a população de Chelyabinsk, a 1.500 km de Moscou. Há relatos de mais de 500 feridos, a maioria atingida por estilhaços de vidro.

Não sou especialista em absolutamente nada nesta vida, especialmente na vida propriamente dita, mas estudei astronomia por alguns anos e posso cagar regra sobre algumas coisinhas. Uma delas poderia ser a diferença entre meteoro, meteoroide e meteorito, e todos os termos serão usados nos relatos ao longo do dia. Grosso modo, pode-se dizer que está todo mundo mais ou menos certo e mais ou menos errado. Meteoro está mais para o fenômeno luminoso do que para o objeto em si, que é um meteoroide. Meteorito é quando a bagaça atinge a terra, o que não parece ter sido o caso do nosso meteoro russo. Ele se desintegrou na atmosfera e as vidraças quebradas foram resultado da onda de choque causada pela explosão. Assim, correto seria dizer que um meteoroide resultou num meteoro e não virou um meteorito. Mais ou menos isso, mas não tem importância. Como meteoroide é uma palavra ruinzinha, fiquemos com meteoro, mesmo. Que não é tão amado pelos cientistas quando um meteorito — se tem uma coisa que cientista adora é analisar pedaços de qualquer coisa que despenca do espaço.

Mas eu dizia que tinha de ser na Rússia, porque é lá, e só lá, que um fenômeno desse seria registrado instantaneamente com tantos detalhes. A explicação: todo mundo na velha União Soviética anda com uma câmera de vídeo no carro. Esse voyeurismo asfáltico tem a ver com crise moral do país pós-dissolução da URSS. Se tem um lugar onde o trânsito é uma tragédia, as pessoas dirigem como animais e a polícia é corrupta até o último fio de cabelo, é a Rússia. Assim, muita gente usa essas câmeras para se defender em processos judiciais, seja contra a polícia, seja contra as bestas que cometem barbaridades nas ruas. Além do mais, quem tem câmera no carro ganha desconto no seguro. A GoPro ama a Rússia.

Sendo assim, o meteoro foi gravado por milhares de pessoas. Neste link aqui, enviado pelo Rodrigo Lombardi, ele pode ser visto por vários ângulos em vídeos e fotos. Aqui tem mais. E aqui dá para escutar o estrondo da explosão. O que vai dar mais trabalho para os editores de telejornais hoje vai ser selecionar as melhores imagens entre tantas que, durante o dia, vão pingar no YouTube. Mas se vocês virem essas aí indicadas, provavelmente terão visto quase tudo. Uma das mais legais é a do casal num escritório, o cara aparentemente xavecando a bela moça, convidando-a para um café ou um chocolate quente, quando a onda de choque entra pela janela. O malandrov perde totalmente a pose… Mas ninguém se machuca.

O curioso é que esse meteoro que riscou os céus de Ladaland foi aparecer no mesmo dia em que um asteróide respeitável vai passar ao largo da Terra, coisa de menos de 28 mil km de distância, com diâmetro de cerca de 50 m. Vai ser hoje à tarde pelos lados de Sumatra, mas os astrônomos dizem que ninguém vai ver picas.

Em 1908, lá mesmo na Rússia, mas sem câmeras, um pedregulho semelhante adentrou solenemente a atmosfera e a onda de choque destruiu 2 mil km quadrados (não sei fazer aquele “2″ pequenino no alto) de floresta. Matou guaxinins, ursos, marmotas, lobos e toupeiras. O bonitão que possivelmente extinguiu os dinossauros há 65 milhões de anos tinha 10 km de diâmetro, mais ou menos (esses valores são sempre meio chutados), e caiu na terra da Terra. Abriu um rombo dos diabos, levantou poeira pra cacete e os pobres personagens de Jurassic Park se foderam sem sol e luz. Foram para o saco e para as telas de cinema, o que acabou sendo um bom destino para bichos tão desengonçados, barulhentos e fedidos.

Tudo isso para dizer que não, o mundo não vai acabar por causa desse meteoro, nem por causa do asteróide que vai passar por aqui a caminho não se sabe de onde hoje à tarde, nem por causa da renúncia do papa — figura que, ultimamente, só serve “para dar sentido à famosa expressão usada quando não ligamos para a reclamação de outrem”, como escreveu no Twitter uma guria amiga minha. O que acaba sendo uma má notícia, porque esse aqui já deu faz tempo.

70 comentários

  1. Jose Brabham disse:

    Eu tinha certeza que ia encontrar um post aqui sobre o meteoro russo… rsrsrsrs

  2. Para fazer o 2 (de quadrado): Segue CTRL + ALT (ambos da esquerda) e o número 2 do teclado alfanumérico. Vale o mesmo para fazer o 3 (de cubo).

  3. ALEX B. disse:

    Tunguska, all over again!! (By The X-files)!!

  4. Junior disse:

    Nos meus vários anos de aprendizado sobre este assunto através dos episódios de Chapolim só posso concluir que tratou-se de um Aerolito

  5. Thiago Azevedo disse:

    Gomov, só não concordo que o fim dos Dinossauros tenha sido um bom fim.

  6. Thiago Azevedo disse:

    Parece que ele não chegou ao chão mesmo. Mas é grande, o bichão. Pela grande quantidade de luz (brilhosão e tal) e por ser mole (desmanchar durante a queda), deve ser um meteorito carbonáceo.
    Se fosse um daqueles de ferro (siderito), com este tamanho, certamente teria chegado ao solo.
    Belas imagens, belo texto, Gomov!

  7. Tevez disse:

    Me caguei de rir e aprendi um pouco belo texto… So tenho uma dúvida…Ele faria mesmo estrago se bater no chau ao invés de expludir?

  8. Alexandre Magnos Gomes disse:

    Por que todo mundo na Rússia tem uma T-cam no carro?!

    Por isso…

    http://www.liveleak.com/view?i=c12_1349902324

    Os caras querem benefícios?! É uma forma de se resguardar de acidentes.

  9. Rodrigo disse:

    Flavio, pode dizer, você tomou uns gorós antes de escrever o texto, não? Tá engraçado demais!!! (Além de muito bem escrito, diga-se de passagem…)

  10. Niels disse:

    Um tema aparentemente tão batido no dia de hoje mas muito bem explorado pelo “multimídia” Flávio Gomes…os “jornaleiros” de hoje precisam ler e escrever melhor…

  11. Nardo77 disse:

    Por isso eu gosto deste blog. Que texto bom, cheio de informacao, links e ainda muito bem humorado… Valeu Flavio!

  12. perna quebrada disse:

    Linda a imagem do início do vídeo!

    Bom, nesse fim de semana o Malafaia, o Valdomiro e o Edir vão faturar alto…

  13. Dante disse:

    Muito bom o texto. Parabéns! Flávio, por que você não é professor? A garotada iria gostar. Mais do que isso, talvez aprender. Abraço!

  14. Luc Monteiro disse:

    O papa não serve só para dar o sentido indicado no texto. Ele também serve para otimizar a passagem do ar.

  15. Luc Monteiro disse:

    O tratado que mudou a língua portuguesa aboliu o acento dos ditongos abertos em paroxítonas como “meteoróide”.

    O que não faz a mínima diferença. Ninguém fala português na Rússia.

  16. Ricardo Otto disse:

    Interessante a calma dos motoristas (principalmente o primeiro) frente a um objeto que parecia que ia cair sobre eles. Os russos tem realmente sangue frio.

  17. Murillo Sperandio disse:

    Парень молодец, как очухался, сразу вывел девушку

  18. Marcelo David disse:

    “malandrov” HAHAHAHAHAH

  19. Caca disse:

    Esse vídeo aqui não é sobre o meteoro, é uma compilação do como os caras apelam se jogando em cima dos carros para fraudar o seguro. Que triste… Se a moda pega no Brasil, com tanto desocupado querendo descolar um din-din na facilidade, tamo perdido.

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=Kjj-1L6qeOc

  20. carlos lima disse:

    Texto excelente, jornalismo é isso, parabéns Flavio. Bravo!

  21. Zeno disse:

    Nussa!!! onde eu estava nesse mar de porcarias que não tinha visto essa noticia ainda?!!, só podia ser aqui mesmo no seu blog e do jeito mais divertido do que qualquer outro “site de noticias”…

  22. Fabiano Lacerda disse:

    Esse post é um show pros aparecidos de plantão, que adoram se mostrar sabidos na rede, já que fora do PC….Enfim…

    A coletânea de vídeos do tal meteoróide é bárbara. Grato à Mãe Russia por essas imagens.

  23. Kleber disse:

    Agora imagina se fosse durante a Guerra Fria, o ‘auê’ que não ia dar isso ai.

  24. Fabio Amparo disse:

    Flavio

    Esta foto foi publicada na página da Band News FM no facebook, mostrando o que seria um buraco aberto pelo meteoro que caiu na Rússia.

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=344671615644088&set=a.245524728892111.57638.245513265559924&type=1&theater

    Abs

  25. André Casaroli disse:

    e os monolitos? rs

  26. Rafael Pinto disse:

    ahhahahahah!

    “os pobres personagens de Jurassic Park se foderam sem sol e luz. Foram para o saco e para as telas de cinema, o que acabou sendo um bom destino para bichos tão desengonçados, barulhentos e fedidos.”

  27. EduardoRS disse:

    Gostaria que esse evento fizesse os governantes ao redor do mundo levarem o rastreamento de asteróides e a exploração espacial mais a sério. Esse meteoróide era pequeno, mas se fosse um pouco maior, e se atingisse uma área densamente povoada, faria um belo estrago. E não é nem qustão de “se”, mas “quando” teremos um impacto de maior intensidade.

    Mas enquanto os países se preocuparem em desenvolver armas nucleares, em enviar tropas ao Cudomundistão e em comprar armas para matar uns aos outros… não dá pra esperar muita coisa. Talvez até fosse bom se um asteróide daqueles “exterminadores de dinos” visesse dar um rolê por essas bandas. O planeta agradeceria.

  28. Minoru disse:

    Parece que esse que caiu em 1908 e que só foi descoberto após um sobrevôo pela região anos depois, por conta da imensa quantidade de árvores derrubadas e em como ficaram caídas no solo, gerou por dois ou três anos, o prolongamento do inverno por conta da poeira levantada e que causou uma quebra na safra em todo o mundo.

    Se tivesse caído na Europa, especulo se o mundo teria sido totalmente diferente, pois acredito que as duas guerras mundiais assim como a Guerra Fria jamaís teriam acontecido.

  29. Alexey Karpov disse:

    Queee… ta todo mundo errado! Isso aí na verdade foi o “AEROLITO”. huahuahuahua…

  30. Diego - Floripa/SC disse:

    Ótimo texto! Essa sessão Gira Mondo, Gira tem que aparecer mais por aqui.

    Foi bom ler logo de manhã porque infelizmente ainda vem muita bobagem pela frente na internet e na TV.

    Esse meteoro, meteorito, meteoroide … tinha que ter caído dia 21 de dezembro. Imagina que engraçado…hehehe

  31. Leonardo Lago disse:

    Ok. O meteoro, o asteroide e a sucessão do Papa não acabarão com o mundo. Mas uma guerra nuclear entre a Coreia do Norte e o ocidente poderiam adiantar um pouco os trabalhos. Não?

    • Flavio Gomes disse:

      Lá vem… Seguinte, bonitão: EUA, Rússia, França, Israel, Irã, Paquistão e Índia, dos que eu sei, têm artefatos nucleares ou capacidade para produzi-los. No dia em que todos esses países desativarem seus programas, terão moral para pedir à Coreia do Norte que faça o mesmo.

      • Nelson disse:

        Concordo com quase tudo,mas,um país que pede esmola de comida deveria gastar seus parcos recursos em uma EMBRAPA da vida e não em bombinhas !!!!!

      • Flavio Gomes disse:

        Acho um pouco pretensioso alguém aqui querer dizer quais as prioridades de um país, no quê cada um deve gastar suas divisas. Os EUA torram trilhões com guerras absurdas e há milhões de americanos que não conseguem pagar suas hipotecas. Para dar lição de moral, tenha, antes.

      • Nelson disse:

        Foi exatamente isto o que eu quis dizer com QUASE tudo!Mas continuo achando que comida é a maior prioridade.

      • Felipe AG disse:

        Nelson, deixa isso para lá antes que o baixinho comece a te esculachar, como é o modus vivendi aqui. Você pode apresentar os melhores argumentos, fatos, números, vídeos e até depoimentos de norte-coreanos in loco para ele. O cara não acredita e ponto. É a mesma coisa que conversar com os peixes…

      • Nelson disse:

        Valeu Felipe.Mas eu gosto de provoca-lo pois como voce disse,este peixe quando instigado,faz bobulhas como nenhum outro.rsrsrsrsrsrsrsr

      • Nelson disse:

        Valeu Felipe.Mas eu gosto de provoca-lo pois como voce disse,este peixe quando instigado,faz borbulhas como nenhum outro.rsrsrsrsrsrsrsr

      • Leonardo Lago disse:

        Na verdade, não estava questionando a legitimidade de quem quer que seja construir bombas atômicas, ou mesmo de impedir que outros o façam. O que me preocupa é o fato de elas existirem e, muito mais, que haja governantes entusiasmados com a ideia de dispará-las. É claro que se pode dizer que qualquer país que possua a boma é um potencial exterminador da vida na Terra. Afinal, basta tê-la para apestar o botão. Também é possível argumentar que quanto mais a Coreia vocifera a vontade de soltar seus fogos de São João, menos credibilidade deve se atribuir às ameaças. Pois tudo seria um engodo, e o que os coreanos querem mesmo é barganhar melhores condições de comércio exterior, como se diz. Enfim, o meu ponto é que num mundo onde a decisão de uma guerra nuclear está ao alcance do polegar de uns poucos sujeitos – do presidente dos EUA ao primeiro-ministro do Irã -, cujos humores são por demais imprevisíveis, o fim do mundo nunca pode ser encarado como algo distante. Há ameaças terrenas muito mais amedrontadoras do que os corpos celestes que atravessam o cosmos e a fé que preenche a alma dos homens de saia do Vaticano. Aqui, o relógio está sempre a 5 minutos da meia-noite. Ou nos contagiamos pelo pânico, ou paramos de nos preocupar e passamos a amar a bomba.

    • Marcio Vieira disse:

      não vai nem precisar de bomba nuclear. Os humanos são tão avançados que, sem bomba alguma, já fazem um grande esforço para acabar com tudo.

  32. Carlos disse:

    Nada disso, o certo em qualquer configuração é: “Alt 253″. Manter o “Alt” apertado enquanto digita 253, tira do dedo do “Alt” e aparece ” ² “. Caso queiram sexo “Alt 267″ e “Alt 268″ = ♂ e ♀. Caso queiram música: “Alt 269″ e “Alt 270″ = ♪ e ♫.
    Ou:
    http://office.microsoft.com/pt-br/word-help/tabela-de-caracteres-ascii-HA010167539.aspx

  33. Sergio Endrigo disse:

    Putz… se fosse na época da guerra fria ia rolar cagaço generalizado no mundo…

  34. Alan Roberto disse:

    Meteoro… Meteorito.. Meteoróide… ou AEROLITO???

    é impossivel ser só eu a fazer essa piadinha..

  35. Flavio disse:

    Xará, nesse link tem muitos vídeos e fotos, alguns estragos foram grandes.
    http://zyalt.livejournal.com/722930.html

  36. Marcelo disse:

    A aula do m² tá pegando mais nos comentários que o meteoro, meteoróide ou meteorito.

  37. Fabio Tust disse:

    Bom texto novamente Gomes! Concentrou várias boas informações.
    Talvez tu tenha interesse neste audio da rádio CBN:
    Entrevista com Ulisses Capozzoli, doutor em Ciência pela USP e editor da versão brasileira da Enciclopédia Ilustrada do Universo
    http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2013/02/15/METEORITO-QUE-CAIU-NA-RUSSIA-PODE-SER-FRAGMENTO-DE-ASTEROIDE-QUE-PASSA-PROXIMO-A-TERRA.htm

    O 2 em cima, representando quadrado é : Alt + 253 (se for um PC).

  38. Marcelo disse:

    Yahoo Respostas:

    Como faço para colocar o “número 2 pequeno” no “metro quadrado” no computador?

    Melhor resposta – Escolhida por votação

    Aperte Alt + 2, mas tem que ser o Alt-Gr do lado direito

    http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080704152306AAGr01b

    Eu fiz e deu certo Gomes, m²

  39. Marcos Jansen disse:

    Flávio,
    Sobre “não sei fazer aquele “2″ pequenino no alto”: nas teclas que ficam ao lado do espaçador tem várias teclas e, entre elas, o “alt”, no lado esquerdo, e “alt gr”, no lado direito. Às vezes não vem indicado o “gr” do “alt gr”, mas deve ser ela, mesma. Pois bem, aperte essa tecla “alt gr” e o nº2 que estará indicado em algumas teclas, às vezes embaixo da própria tecla do número, em outras teclados vem na “w”. Ok?!
    No mais, sobre essas todas informações que você posta em seu blog, eu me amarro, acho massa… Podicrê, mermão!
    Abs,

  40. Airton Silva disse:

    E qual é a diferença entre meteoro e suas variações e asteróide, como esse que desviará da terra hoje para não pagar pedágio?

  41. lazzarus disse:

    km² = Alt Gr (do lado da barra de espaço) + nº 2.

  42. Marcelo disse:

    Pra dar mais emoção, deixem o volume bem alto aos 13 segundos!!!

    Meteorito Cai Na Russia E Deixa Feridos 15-02-2013
    http://www.youtube.com/watch?v=_AzTLwF1cpQ

  43. Pasinatto disse:

    Clica em “Ctrl” “Alt” “2″ ao mesmo tempo.

    Abraço!

  44. Williams Head disse:

    Aonde buscas inspiracao? Muito divertido o teu texto.

  45. Danilo Candido disse:

    M²: Mantenha o alt pressionado e digite n253. Para m³ mantenha alt e tecle n252. Certo ? Pelo menos se outro meteoro ou meteorito destruir a Terra de vez você já terá aprendido algo muito útil…

  46. Gustavo disse:

    “2″ pequenino no alto = Ctrl + Alt + 2

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>