MENU

domingo, 29 de dezembro de 2013 - 19:53F-1

PLANTÃO PERMANENTE

comuniqwue2SÃO PAULO – Nas últimas horas, piorou o estado de saúde de Schumacher. O ex-piloto está internado no Centro Hospitalar Universitário de Grenoble, na França, perto de Méribel, onde sofreu hoje de manhã um acidente de esqui.

As informações, agora oficiais, mencionam uma hemorragia cerebral, cirurgia de emergência, estado crítico e coma.

É preciso muito cuidado com a leitura desses termos. Nenhum significa “morte”. Mas todos indicam, claro, que a situação é grave e o risco de vida existe — sob certo controle, como no caso de Massa em 2009, mas presente.

O comunicado do CHU de Grenoble divulgado agora há pouco diz:

L’ancien champion allemand souffrait d’un “traumatisme crânien grave avec coma à son arrivée” au CHU de Grenoble et a subi un “intervention neurochirurgicale”.

Schumacher, portanto, teria dado entrada no CHU em coma, já. O Grande Prêmio está em regime de plantão. Todas as informações serão atualizadas lá ao longo da noite, madrugada e nos próximos dias.

torcedormschu

45 comentários

  1. conde disse:

    Eu estou torcendo pela recuperação desse grande esportista . É um vencedor e vai sair dessa GO SHUMMY !

  2. hades4000 disse:

    Prezado Flávio Gomes.

    A expressão “risco de vida” está incorreta. A expressão correta é “risco de morte”. Resumindo é uma pessoa morrer e não viver.

    Fora isso, espero que Schumi sobreviva sem sequelas.

  3. Geraldo Senna disse:

    Go Shumi… que vc tenha força e a garra que vc sempre teve para vencer mais essa…que Deus esteja com vc e vc vai sair bem de mais essa grande batalha pela vida.
    ..

    GO

  4. Adonis Paiva disse:

    Só uma correção no seu texto: Se a pessoa está viva, o risco de vida não existe, mas sim o risco de morte, ou seja, existe possibilidade de pessoa vir a falecer.

    “É preciso muito cuidado com a leitura desses termos. Nenhum significa “morte”. Mas todos indicam, claro, que a situação é grave e o risco de vida existe — sob certo controle, como no caso de Massa em 2009, mas presente.”

    • Flavio Gomes disse:

      Ai, meu saco… Um dia, alguns anos atrás, alguém cismou que “risco de vida” não existe. Aí todos os macaquinhos saíram imitando. Risco de vida. Risco de perder a vida. Vida em risco. Ponto. Escrevo como quiser.

      • Adonis Paiva disse:

        Flavio Gomes,

        Sou seu fã há anos e leio seu blog desde o início, sempre em busca das preciosas informações a respeito de automobilismo, esporte que acompanho desde 1971. Para mim você é um dos melhores jornalistas do segmento. Mas sua falta de educação na resposta ao meu comentário a respeito do “risco de morte” é patente. Como existem outras formas de obter notícias do automobilismo, não preciso me sujeitar às suas grosseiras e a partir de agora vou apagar o endereço do seu blog do meu computador.

        Adonis Paiva

      • Flavio Gomes disse:

        Não esqueça de esvaziar a memória cache.

  5. Ron disse:

    Nessa hora o que importa é a vida. As picuinhas esportivas são de menos agora.
    Força, Schummy.

  6. Liliane disse:

    Roberto, muito pertinente o seu comentário aqui, não entendo de medicina, mas suas palavras já me tranquilizaram bastante.
    Também não sou fanática pelo Schumacher, mas é inevitável aplaudi-lo sempre por todas suas conquistas na Fórmula 1, esporte que eu adoro. Torço por sua pronta recuperação.

    Força, Schumi.

  7. RCRG72 disse:

    Assim como o Bruno Bertol0o, vi verdadeiros ataques a humanidade pela internet afora.

    Fãs irão sempre defender seus ídolos. Não importa o que aconteça. São cegos.
    Como também são cegos os odiadores. Falam qualquer besteira para responder os fãs.

    No mundo, em qualquer instância, existem coisas que não sabemos totalmente ou não sabemos nada. A F1 nunca foi um Show de TV esportivo com lisura total.

    A FIA sempre se meteu de forma anti ética para resolver problemas de competitividade. Sempre existiu pressões políticas/comerciais. São vários os casos com vários pilotos envolvidos, equipes. Sendo privilegiados ou injustiçados.

    O que não vale é usar de mesquinharia para debater. Schumacher é um ser humano e como tal merece ser respeitado. É uma vida, é um milagre da natureza estar vivo. Tenham respeito. Nem ele nem Senna foram bandidos fora do Show esportivo F1. Ponto final.

    Sim, show esportivo, pois existem tantas subjetividades, tantos interesses comerciais e etc, que de esporte sobra pouco. Na minha humilde opinião. Somente os mais inocentes acham que F1 é um esporte puro. Pode ter sido. Não é mais já tem muito tempo. Senna foi vítima de Francês que não gostava dele. Não, não estou falando do Prost, estou falando do Balestre.

    Não se pode afirmar com certeza que Schumacher sabia de algo escuso da Ferrarri para ter um domínio tão grande em sua época. As suspeitas são grandes e muitos são céticos em relação ao seu status de gênio. O mundo é livre e podemos inclusive por em dúvida a genialidade do Senna também.

    MAS SEMPRE DEVEMOS TER RESPEITO PARA COM AS PESSOAS, PARA COM A VIDA HUMANA.

    Senna teve circunstâncias deferentes por vários motivos em relação a Schumacher. Detratores dos dois, tenham juizo. Sejam adultos, ok? Diminuir alguém para defender outro é burrice e falta de caráter. Os dois tiveram atitudes bem parecidas algumas vezes. Se falar mal de um, fala mal de outro. Certo?

    Brasileiro exige lisura em várias coisas, mas tem lisura na vida também? Não dá “cervejinha” para o guarda por ter desrespeitado uma lei de trânsito que previne acidentes? As campanhas contra a violência no trânsito funcionam? Não mija em qualquer lugar como um animal? Inclusive no novo Maracanã? E etc. Olhem para dentro de si mesmos primeiro…

    Força Schumacher, que se recupere.

    Torci para que o Senna não morresse e ficasse bem, infelizmente, não aconteceu.

  8. Marcelo disse:

    #ForçaSchumi

    Globo, Barrichello e Galvão podem comemorar, mas é bom lembrar! Tudo que você deseja de bom ou ruim para o próximo, retorna em dobro!

    Hemorragia cerebral é considerado muito perigoso pois, ao romper-se dentro da cabeça, no interior do crânio, pela estrutura inelástica, produz lesão ao encéfalo e um aumento da pressão intracraniana, o que faz com que as estruturas do cérebro responsáveis pela vitalidade sejam comprimidas, ocasionando a morte por parada respiratória.

  9. Daniel Ramos disse:

    Espero que o Schumi sai dessa, qualquer lesão na cabeça é perigosa e muito complicada, pois pelo o que eu conheço (limitado claro, posso está errado) o estado do paciente pode piorar em algumas horas, e dependendo do tempo em que se fica em coma, as sequelas podem ser muito grandes. Espero que nada disso ocorra, e que o Schumi volte 100%, tenho certeza que Deus está ao seu lado, e que vai dar tudo certo.

  10. Bruno Bertolo disse:

    Torcemos para que saia dessa! Por ele e por sua família!

    Não quero ser censurador, longe disso, mas recomendações e conselhos são sempre pertinentes: as paixões devem ser deixadas de lado e não é ocasião para piadas inoportunas.

    Reflitam um pouco e verão que, se porventura não gostarem do Schumacher (como é meu caso), ele é um ser humano e não fez mal para ninguém. Desejar algo ruim a alguém tão-somente por divergências esportivas é muito mais que um ato de fanatismo, é uma aberração (que produz cenas como as vistas na Arena Joinville, por exemplo). Se não quer para você e/ou sua família, então não queria para os outros…

    Saudações a todos e Feliz 2014!

    • Ricardo Cérbero disse:

      Entrei aqui e ia fazer fazer um comentário sobre isto, e faço das suas as minhas palavras. Mas certamente vai passar um comentário daqueles que nos fará lembrar daquela frase de Albert Einstein:

      “Duas coisas são infinitas: o Universo e a estupidez humana. Sobre o Universo eu ainda não tenho certeza.”

      Abraço.

    • Silvio disse:

      E, por acaso, o animal que você comeu um pouco antes de escrever esta baboseira fez mal a alguém? Ou era uma vida, como a sua, que foi covardemente retirada para que você pudese ter o prazer de sentir gosto de carne e sangue em sua boca? Estude um pouco sobre os efeitos do consumo de carne animal no ser humano. Vai explicar boa parte do comportamento agressivo e assassino que cada vez mais cresce nesta sociedade de merda com gentinha de merda como você!

      #gentechatadocaralho

      • Bruno Bertolo disse:

        Silvio, e por acaso os vegetais não são seres vivos? Ou você se alimenta apenas de ar e água? Ah, já sei, “os vegetais não sentem dor”. Que lindo! Mas ofender os outros não tem problema, que belo conceito de humanidade você possui.

        Então o comportamento agressivo e assassino de nossa sociedade é em razão do consumo de carne? Que coisa! Então é só proibir a venda de carne e teremos um mundo pacífico? Poderemos até revogar o Código Penal, que tal?

        No mais, eu não ofendi qualquer pessoa. Então, você não é tão melhor que eu (ou qualquer um) como julga apenas porque não come carne. Talvez essa sua raiva toda possa ser fruto de anemia ou algo parecido…

    • Adriano, o Imperador disse:

      Caro Flávio Gomes, você poderia remover o comentário deste vegan retardado de nome Sílvio que escreveu às 12h48? Creio que aqui não é o local para proselitismo religioso. Grato pela atenção.

      PS. O cara ainda tem a cara de pau de chamar os outros de chato.

      PS2. Força Schumacher.

  11. JOSE RENATO disse:

    Esse pessoal vive de adrenalina e sabe dos riscos… Mas melhora para ele!!!!

  12. Carlos disse:

    Meu primo é médico e disse que no caso de hemorragia cerebral, é necessária a cirurgia imediata para drenar. Caso não seja feita, a pessoa morre de um dia para o outro.

  13. Paulo disse:

    Um negócio que é difícil de aceitar é um cara que passa 20 anos da vida correndo num carro a 300 km/h sem sofrer nenhum acidente mais sério do que quebrar a perna vá se ferir com gravidade praticando esqui nas horas de lazer. Mas pelo post mais detalhado que li abaixo sobre o quadro clínico dele e por imaginar que ele tenha uma saúde de ferro, acho e torço pra ele sair dessa.

  14. Luciano disse:

    Tinha uma pedra no seu caminho…só podemos ter pensamentos positivos. Força Schummy.

  15. Eduardo disse:

    E ai Rubinho, vai postar alguma piadinha recalcada? Até agora não vi esse camarada se manifestar!

  16. sergio disse:

    Sou Neurocirurgião
    Nao achei essa informação da Ressonancia, mas para esclarecer
    Existem 3 tipos de hemorragias cerebrais em trauma.
    Na contusão cerebral a hemorragia eh no parenquima cerebral, algumas vezes precisa de cirurgia e pode deixar sequelas. Foi o que aconteceu com o Massa.
    No hematoma epidural o sangramento eh entre o crânio e a dura mater, membrana que protege o cérebro. Nesse caso o paciente tem um período lúcido antes do coma, se operado prontamente normalmente sobrevive sem sequelas, caso o diagnostico demore o riso de vida eh altissimo
    A outra hemorragia eh o hematoma subdural, fica entre a dura mater e o cerebro, aumenta a pressão intracraniana, normalmente o coma eh imediato precisa de cirurgia e a recuperacao e lenta, com alto risco de vida e chance de sequelas

    • Roberto disse:

      Sergio,
      Quando ele foi retirado do local do acidente e levado para o hospital na Base do Resort, a informação que foi dada é que ele falou com as pessoas que atenderam.
      E que nessa primeira unidade hospitalar fez
      Exames de imagem que permitiram aos médicos atestarem a integridade do parênquima. Isso foi noticiado.
      Fiquei na dúvida se os hematomas são subdurais ou epidurais.
      Como você frisou, parece-me que a lesão seria uma dessas.
      Obrigado.

  17. Cristiano Olsen disse:

    Quem vive em lugares mais frios, sabe que pode sofrer um acidente dessa espécie pisando no gelo e batendo com a cabeça no chão. Ou escorregando em uma estúpida calçada ladrilhada, como aconteceu aqui em Araçatuba-SP.

    Schumacher estava usando capacete, não houve danos diretos à função cerebral, porém deve ter sofrido hemorragia e os médicos irão tomar os procedimentos necessários para diminuir a pressão intracraniana, etc.

    Corre risco de morrer? Talvez. Mas não é nada do que não possa ocorrer a qualquer um de nós no dia-a-dia.

  18. Celio Ferreira disse:

    SHUMI É UM VENCEDOR, VAI SAIR DESTA.

  19. Clayton Duarte disse:

    Torcendo aqui pela recuperação do Schumacher.

  20. Oi? disse:

    Muitos desenvolveram uma antipatia gratuita por Schumi pois (supostamente) teria comemorado muito no pódio de Imola em 1994. Ora, ele nem sabia que Senna havia partido. Willi Weber contou que, quando ele soube, trancou-se em um quarto e chorou por horas. É uma pessoa boa, adotou uma cadela de rua no Brasil e a levou para a Alemanha (quem já tentou levar um cachorro pro exterior sabe a burocracia envolvida no processo). Enfim, desejo que ele se recupere rapidamente e muita paz para a família nesse momento difícil. Feliz ano novo a todos do blog.

  21. richar piva disse:

    força schumi!!

  22. Boer disse:

    Sem nenhum tipo de fanatismo nem nada, mas essa notícia, ou melhor, a confirmação da gravidade do acidente do Michael estragou meu domingo… Sem nenhum exagero. Chocado.

    Que Deus esteja com ele neste momento, e que tudo não passe de um grande, enorme susto.

  23. Roberto disse:

    Flávio Gomes,
    Acho que vc deve ter algum neurocirurgião leitor desse blog que pode vir complementar essa informação.
    A notícia mais importante foi dada antes. Noticiaram que na ressonância magnética (RM) não foi detectada lesão no tecido cerebral. Ou seja, o parênquima está integro.
    Estado crítico significa muito cuidado. Evoluiu com hemorragia que não foi detectada na RM.
    A cirurgia foi feita para controlar a pressão intracraniana. Corticoides ao extremo. Baixa da atividade cerebral controlada. O Coma deve ter sido induzido para preserva o cerébro.
    Minha posição.
    Scumi chega na bandeirada e vence a morte.
    Ele vai sair.
    Um grande abraço.

  24. Mario Mesquita disse:

    Incrível, vi o EE de manhã e achei graça dele fazendo prova de adestramento de cavalos, mas ele explicou que foi pra acompanhar a esposa e pegou simpatia pelo negócio.

    Agora, isso.

    Como alguem já disse: Morrer é fácil, difícil é viver. Acordar todos os dias é um pequeno milagre que nem percebemos…

  25. Paulo André disse:

    carai, orando pra isso não acontecer. Difícil ver o melhor de todos os tempos indo assim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>