MENU

domingo, 28 de dezembro de 2014 - 16:54F-1

UM ANO SEM SCHUMI

SÃO PAULO (sim, acabou) – O que vou escrever pode parecer chocante dada a gravidade da situação, diante do drama inimaginável, da tragédia inexplicável.

Mas neste quase um ano desde o acidente de Schumacher numa estação de esqui na França, no dia 29 de dezembro de 2013, o que mais me espanta é não ter aparecido, até agora, nenhuma imagem do piloto. Mais, até, do que a quase ausência de informações a respeito de seu real estado de saúde.

Não que eu tenha alguma curiosidade mórbida para ver como ele está. Não, juro que não. O espanto, mesmo, dá-se pela inacreditável blindagem que a família do alemão conseguiu montar em torno dele.

Numa era de selfies, celulares com câmeras, máquinas fotográficas minúsculas, redes sociais, é verdadeiramente um milagre não ter aparecido nenhuma foto de Michael até agora.

Desde o acidente, muita gente, claro, teve contato com ele. O pessoal do resgate na França, gente que estava esquiando por perto, aqueles que fizeram o primeiro atendimento, motoristas de ambulâncias, pilotos de helicópteros, médicos, enfermeiros, funcionários dos dois hospitais onde ele ficou, fisioterapeutas, assistentes, amigos, conhecidos, pessoal de limpeza, enfim, uma multidão já chegou perto de Schumacher nesse tempo todo e ninguém vazou nada.

É incrível, e me pergunto como (e quem, exatamente, está à frente disso) foi montado o esquema de segurança que impede que qualquer imagem do heptacampeão mundial venha a público. As pessoas são revistadas, quando chegam perto dele? Aqueles que têm contato com o piloto têm de assinar algum termo de compromisso, algo assim?

De novo, não tenho curiosidade alguma além da natural de um jornalista, e não publicaria nada que chegasse na minha mão se não tivesse autorização da família. É apenas um assombro a eficiência do escudo em torno de Michael.

No mais, pouco a dizer sobre seu estado depois de um ano. A luta é longa, árdua, dolorosa, e ninguém sabe o fim dessa história.

47 comentários

  1. Douglas Arruda disse:

    Observação pertinente para os dias de hoje, e sendo quem ele é. Melhor protegido que segredo industrial.

  2. Rodrigo Tossato disse:

    Só sei de uma coisa, como fan, ainda fico muito triste com o que aconteceu com ele…

  3. titus disse:

    E o cara que dizia saber de alguma coisa foi encontrado morto em uma cadeia. A mim me parece que estão a esconder algo de muito sério. Uma tentativa de assassinato, por exemplo. Não, não é teoria conspiratória. Apenas lido com as poucas informações oficiais divulgadas. Esquiador experiente, em baixa velocidade, cai e vira planta. Tinha uma pedra no meio do caminho tão letal quando uma bala de revólver. O francês enfiou a cabeça embaixo de um trator a 200km/h e está tão fodido quanto o cara que levou um tombo esquiando devagar. Olhem, para este pobre mortal aqui, alguém está a ser blindado nessa história, e não é o Schumacão…

  4. Alexandre Soucha disse:

    Concordo com o Wolfpack, a imagem do Schumi sempre foi muito forte, de campeão mundialmente conhecido, oras, por que iriam exibir uma imagem dele tão devastadora?

    • Marco disse:

      Não se trata de exibir imagens, mas de noticiar algo. Deveria ter tido um comunicado oficial da família, algo do tipo: aconteceu isso, as consequencias foram essas, etc., não precisa mostrar foto. Mas acho que os fãs merecem um mínimo de consideração e saber o que aconteceu.

  5. o Fato é que a Familia do Schumi ta é enrolando demais pra atualizar algo ,moral da história ele pode sim está morto mas vão ficar ali enrolando por mais um tempo,só se uma zebra muito grande o fizesse isso,falta transparência nessa história toda,como também faltou transparência no caso Senna em 94 que todos hoje sabemos que ele morreu na hora e não no hospital Maggiore por pura falta de Transparência e ser verdadeiro com seu público

  6. Ferrarista disse:

    Também existe a hipótese do Schumacher ter morrido no dia do acidente e ter sido enterrado em segredo no dia seguinte… É muito estranho a escassez de informações sobre seu estado de saúde e também é quase impossível que nenhuma imagem dele após o acidente tenha aparecido…

    • Fabio Amparo disse:

      Então quer dizer que os amigos próximos que foram visitá-lo, na verdade, se deslocaram até a Suiça e entraram no hospital somente para tomar um café, certo?

      Pelo amor de Deus, como tem gente que toma chá de cogumelo por aí……

  7. Paulo Pinto disse:

    Herr Hepta ultrapassou os limites da prudência e violou os limites do corpo, na insana busca por adrenalina. E o preço, infelizmente, foi cobrado.
    Lamentável, para sempre lamentável.

    Que seu acidente sirva de aviso para os imprudentes e que sua recuperação, seja em que grau for, se torne um alento para a medicina e um encorajamento para os que atravessam traumas parecidos.

  8. Wolfpack disse:

    O fato é que a família e os mais próximos não devem ter nenhuma imagem bonita, boa para mostrar de Schumacher. Ou que amigo ou mesmo funcionário próximo publicaria uma imagem dele numa cadeira de rodas ou pior numa cama vegetando cheio de sondas e tubos para mantê-lo vivo. Ainda existe ética neste mundo, observe que nenhuma imagem do Bianchi apareceu e não se pode comparar a carreira dos dois pilotos. Esta história de selfies, instagram, facebook, tweeter, flick, etc. Existe na vida de várias pessoas, mas existem outras que não se deixam fisgar pelo exibicionismo barato: olha onde estou, com quem estou, o que comi, o que vi, o que caguei… Isso é degradante e mesquinho. Pode-se viver sem isso, acreditem. Se vc viu um por do sol legal não perca tempo em tirar a melhor selfie senão vai perdê-lo pra sempre.

  9. Brabham-5 disse:

    Por que ninguém tem a imagem do Schumi debilitado após o coma?

    - A educação e a eficiência alemã.

    Imagine como seria chocante (e deprimente para a familia) não só ver o campeão que passava uma imagem de atleta completo, saudável, praticante de vários esportes, alegre, realizado…agora numa cadeira de rodas sem mesmo poder esboçar um sorriso para uma foto? Imagine o choque para a família, principalmente para os filhos do Schumacher, ao tomar conhecimento da repercussão dos comentários PESSIMISTAS de muitos “entendidos”, “amigos”, jornalistas e haters ao redor do mundo.

    Imagine se Senna tivesse sobrevivido com as sequelas daquele acidente em Imola/94. Muito provavelmente seria a mesma situação (estrago) do acidente do Schumacher.

    Será que a família Senna teria o mesmo comportamento da família do alemão, ou tudo viraria um espetáculo “Global” com a emissora do Galvão Bueno toda hora, todo ano, ali em cima? Helicópteros e paparazzi o tempo inteiro em cima da casa do Senna…

    E os fãs do AS aprovariam tanta exposição?

    Ou a família Senna seria discreta como a família do Schumi?

    Tenho certeza que se fosse assim, teriam de se mudar para outro pais. E lá o brasileiro passaria os anos finais de sua vida. SEM FOTOS AUTORIZADAS.

    • Marco disse:

      Li seu comentário no post sobre os trofeus e imaginei que estivesse apenas brincando, mas lendo esse seu comentário agora tenho certeza, você é um completo idiota!

      • perna quebrada disse:

        Olha, o Brabham não está cometendo nenhum exagero.

        Prefiro que as coisas continuem como estão. As únicas pessoas que se importam de verdade com o Schumacher são seus familiares, eles devem conduzir a situação da maneira que acharem melhor. O resto do mundo que se dane.

      • Marco disse:

        Senna morreu nas pistas, completamente diferente. E esse comentário de superioridade alemã é complexo de vira-lata, provavelmente nunca saiu do país esses dois manés!, somos todos seres humanos, com fraquezas também.

      • Brabham-5 disse:

        Lendo seu comentários, e pela “intolerância” e o sentimento de ofensa por ver alguém elogiando a educação e a cultura alemã comparando com os “valores” da nossa cultura subdesenvolvida, digo que quem manifestou complexo de vira-lata pacheco foi você, não eu..
        Você é só mais um “ditadorzinho” de opinião, que acha as idéías diferentes da sua como “idiotices”. Agressivo, mal educado, truculento.
        Quando aprender a respeitar a opinião e a idéia dos outros, sem partir para a ignorância, volte a comentar por aqui.
        Não vou discutir (ou debater) com gente que ‘pensa’ e “discute” como um adolescente black bloc…
        Fica aí na ‘logica’ do seu ‘mundinho’.
        Gol da Alemanha.

    • Seinfeld disse:

      Marco…seu ‘comentário’ é mais um gol da Alemanha.

      “Complexo de vira lata” é uma coisa bem diferente de uma mané que vive numa dimensão de cegueira e ignorância em que você vive.

      Você é raso de compreensão, de educação e de realidade. Ou seja, o idiota completo e “último modelo” brasileiro é você. Parabéns.

      • Marco disse:

        Cultura subdesenvolvida? Ditadorzinho querendo impor a superioridade de uma cultura sobre a outra? Deve é negar o holocausto se é que sabe o que foi. Só uma pergunta, quais cidades alemãs ou da Europa você conhece? Você deve ser um cara mal sucedido que acha que o brasileiro é fracassado somente porque você é um fracassado. Mais trabalho e faça algo para melhorar sua pátria mãe ao invés de enaltecer algo que você não conhece ou acha que é melhor mesmo está dona 10k km de distância.

      • Allez Alonso! disse:

        O Brasil não merece o povo que tem, mas tem os políticos que merece. Votou em quem os dois, só curiosidade.

  10. Kleiton disse:

    Ainda tenho esperanças de que ele vai escapar

  11. Fernando Lima disse:

    A verdade só pode ser uma só: Schumacher está em estado vegetativo e a família quer preservar a imagem que Michael Schumacher cultivou ao longo de sua brilhante carreira. Só isso. E é todo direito deles em fazê-lo. Todos estão sofrendo ao vê-lo naquele estado, de superhomem atlético e esportista a um inválido. Deve-se respeitar isso, por maior que seja a curiosidade das pessoas para ver como está, fisicamente falando, o Schumacher. A mesma curiosidade mórbidade que muitos tiveram quando Ayrton Senna morreu, há 20 anos. Pronto, juntei Senna e Schumacher na mesma sentença.

  12. Allan disse:

    Realmente é um milagre não ter vazado nada, absolutamente nada.

    Me pergunto se ele ainda está vivo.

  13. Thiago Azevedo disse:

    Quando ele estava bem, correndo ou não, você já não via fotos pessoais dele. A família sempre primou pela privacidade. Na casa de muita gente já teria saído um selfie depois do acidente.
    Não sei se haviam tantos curiosos esquiando ou trabalhando no hospital. O trecho no qual Schummy se acidentou era usado por poucos. Existe ética quando se trata de saúde (pelo menos em alguns lugares existe).
    Para quantos lugares ele foi depois do acidente? Foram poucos. Não é impossível não.
    A família fez muito bem, assim como os amigos que visitaram.

  14. Fabio Amparo disse:

    Flávio

    Creio que isso se deve à eficiência da assessora Sabine, sob o comando de Corinna.

    Talvez por estar muito debilitado, seu transporte possa ser feito somente com ambulâncias, o que facilitaria a remoção de Schummy para os lugares. Uma ambulância pode facilmente ser descaracterizada e transformada em uma “van comum” para fugir do assédio.

    O fato é que talvez jamais saibamos seu estado de saúde real.

    Abs,

    • Marcos José disse:

      A esposa está certa, pra que expor o Schumacher? Ele tem sequelas do acidente e sua recuperação será lenta. A família tem todo o direito de protegê-lo do assédio da mídia. O mesmo acontecerá no caso do Bianchi, que aos poucos a família noticiará de como está o seu processo de recuperação.

  15. Ricardo Bigliazzi disse:

    Não sei se dá para falar em ética, mas acredito que tudo na vida tem limite.

    Pela graça do bom Deus nunca vimos fotos da cabeça do Senna machucada, da Lady Di dentro do carro acidentado e no Schummy em convalescencia entre outras tragédias.

    Que o respeito continue.

  16. João Luiz Marques disse:

    O próprio Felipe Massa, que mantém contato com a família, me parece que foi indagado sobre o Schumacher no “Bem amigos” e ele disse que não está autorizado a falar nada.

  17. Speeder_76 disse:

    Creio que nunca veremos imagens dele pós-acidente. A proteção quase fanática da família sobre o estado do piloto impede isso, e temos de dar o mérito à mulher e aos filhos. E vendo a caça quase obsessiva (há exageros de ambos os lados, mas é evidente o jogo de gato e rato) por uma imagem do piloto no hospital, principalmente por parte da “imprensa de fofocas”, é melhor nem haver. Pelo menos até estar suficientemente pronto para enfrentar o mundo.

  18. Luis Eduardo disse:

    Eficiente ou não, é de se lamentar que essa blindagem seja necessária. Infelizmente a morbidez da curiosidade das pessoas – que alimenta essa indústria dos paparazzi – é maior do que o interesse genuino em ajudar na recuperação.

  19. Patrick Vaz disse:

    Até o Kubica tentou não aparecer depois do acidente dele. Sem sucesso.

  20. Daniela disse:

    Hoje a Sabine desmentiu aquele piloto francês que andou espalhando coisas por aí e se dizia amigo da família. Ninguém conhece esse cara. A verdade é que aqueles que sabem de alguma coisa não falam nada como Ross, Todt, Massa e Vettel. Esses sim amigos do Schumacher. Com certeza não falam nada a pedido da família.

    • Vinicius disse:

      Streiff foi o único que conseguiu de certa forma furar todo esse bloqueio imposto.

      E ele não falaria nada se a família do Schummy não o autorizasse,se ele falou é porque recebeu ou teve certo sinal de autorização pra isso.

    • Vinicius disse:

      E as informações dadas pelo Streiff batem com o que a assessoria de imprensa do Schummy tem dito.

      E os demais(Ross Brawn,Todt,Massa) não falam nada muito provavelmente também pela condição deles.

  21. Fabio M. disse:

    se não estou enganado teve um cara que conseguiu fotografá-lo não foi? Um q foi preso e depois apareceu morto na prisão. As fotos não vieram a público pq o fotografo não as ofereceu as “pessoas certas”.

  22. disse:

    Como do Bianchi. Atualizaram notícias e já estava na França.

  23. Allez Alonso! disse:

    O que fica é a parte boa, mas que essa blindagem é esquisita, isso é….
    Nesse vídeo tem várias imagens bacanas, Shumi novinho, Vettel também menino. Eu achava que Vettel tinha ido a RedBull depois do kart, mas não, foi no kart que começou o patrocínio. Vale cada segundo, mesmo não sendo fã do alemão, explica algumas coisitas…
    http://youtu.be/lxxlh1mVsY0

  24. Conde disse:

    Engraçado que outro dia pensei nessa situação e tb fiquei sem concluir nada . É um esquema e tanto mesmo .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>