MENU

segunda-feira, 13 de abril de 2015 - 12:08Gira mondo

EDUARDO

eduardo

E nossas veias, cada vez mais abertas.

32 comentários

  1. Celio Ferreira disse:

    Morre o homem , mas deixa uma imensa obra!!!!!!!!!!!!!!!!1

  2. mario disse:

    O proprio disse que não releria mais essa obra viciada em chavões esquerdistas..

  3. Roberto Zuquim disse:

    Sim, sangram ainda, e cada vez mais.

  4. gera disse:

    “As Veias Abertas da América Latina” deveria ser obrigatório nas escolas.

  5. Douglas disse:

    Perda imensa…lembro-me da sensação que tive ao terminar de ler, pela primeira vez, “As Veias Abertas da América Latina”. Não tive dúvidas de que se tratava de um dos mais poderosos livros de sempre, além de ser uma das melhores leituras da vida. Nosso continente fica um pouco órfão…

  6. Anselmo Coyote disse:

    Vai galeando,
    ser gauche na
    morte,
    Como fostes
    na vida.
    Abs.

  7. Carlos Pimenta disse:

    TEMOS GUARDADO UM SILÊNCIO MUITO PARECIDO COM A ESTUPIDEZ. Frase da contra capa do livro. As veias….. Foi o primeiro livro bom que li na minha adolescência. Isso por volta 1976, Minha tia estudava na UNB e me passou para ler.

  8. Eduardo Britto disse:

    A última vez que o vi foi numa entrevista pré-Copa, creio que na Sportv, tendo ao fundo um Maracanã colorido e vazio, falando de futebol, que era uma paixão sua… Será que tomo vergonha e pego pra ler o Veias Abertas?…

    • Mario disse:

      Li os veias abertas quando tinha lá meus 17, 18 anos. É um livro que me fez querer ir para a península ibérica e “destruir / retomar” tudo o que tiraram da América do Sul. Apesar de ter muitos dados e pesquisas históricas, nao acho que passa o retrato mais correto sobre os problemas atuais da América Latina. Tem um forte viés de esquerda, e as vezes meio vitimista (queria achar outra palavra pra isso, mas nao veio) na forma de enxergar a situacao. Mas, como diriam…. Porque ler os clássicos? Se sao clássicos, devem ser lidos.
      PS: eu recomendo “o livro dos abracos”. fantástico. Outra temática, outra abordagem, nao menos brilhante.

  9. Paulo Leite disse:

    Nossas veias estāo sangrando e as da humanidade coaguladas de tanta leseira, que a partida de Eduardo agrava mais ainda. Nāo nasce gente feito ele, nos dias de hoje. Cada dia desanimo mais.

  10. smoker disse:

    …chora Uruguay! a fazendinha estara mais triste e a América do Sul tambem…

  11. Alex disse:

    Acabou o pouco que restava de bom no mundo.

  12. Alfredo disse:

    Isso é ridículo:
    Você está querendo que essa gente vá ler livros ao invés de assistir ao BBB, que aceite uma reles empregada doméstica como uma igual, que o pedreiro possa rejeitar o trabalho se não tiver um seguro na obra caso ele caia da escada e fique paraplégico, Isso é ridículo. Os pobres catando comida limpavam os lixões. como ficam as ruas do Brasil se os pobres começarem a comprar carros? Existe cena mais deprimente que uma madame chegar na “meisses” de Miami e encontrar o desgraçado do carteiro? Avizinhar a poltrona do avião com o filho remelento da diarista? Chegar em casa e descobrir, pelo refinado olfato, que a poha da doméstica comprou o mesmo perfume “ralfi são lorão” de outlet?
    Tem que marchar, bater panela, comer coxinha e caviar, Afinal isso é direito adquirido desde Dom Pedro I.
    Mas o mais bonito vocês aí no Brasil não apreciam. É quando elas chegam no hotel rebolando e perguntam:
    -Ai, desculpa, mas é que eu acabei de comprar esse Ai Padi. Esse hotel tem ifi? Demorei um bocado pra descobrir que o tal ifi era Wi-Fi.

    • Alberto disse:

      Alfredo,
      não confunda as coisas. Quem marcha, bate panela, come coxinha e caviar pode não ser esta pessoa que chega ao hotel e pede ifi. Essa pessoa pode ser a esposa de algum destes que roubaram milhões dos cofres públicos nos últimos anos e que esta gastando o nosso dinheiro comprando Ai Padi. Quem acorda cedo, estuda, trabalha e luta a cada dia não fala Ai Padi nem pede ifi. Sem partido, sem lados políticos, sem nós e eles, sem esquerda nem direita; não generalize. Quem bate panela pode não se preocupar em quem esta do lado da cadeira no avião ou se encontra o carteiro ou qualquer outra pessoa em Miami. Quem bate panela pode fazer isso por simplesmente não aguentar mais ver o dinheiro sangrando pelas veias da corrupção.

      • Alfredo disse:

        ‘My great fear is that we are all suffering from amnesia’
        E. Galeano

      • Alfredo disse:

        Gostaria que você estivesse certo me caro Alberto. Mas penso que o pau que bate em Chico tem ser o mesmo bate em Francisco.
        A grande maioria que vejo esbravejando por aqui tem objetivos e motivos bem cristalinos. Já ouvi de deputado, que agora com o tal bolsa família tá uma merda porque os eleitores dele agora ficaram mais caros. Não trocam mais o voto por uma cesta básica.
        Tem que apurar sim, tem que prender sim. Mas se você realmente acha que trocar hienas por abutres vai resolver a questão. Boa sorte!!!
        E se a Dilma resolvesse peitar o congresso? Se demitisse todos os ministros da tal “base aliada”, se rompesse com os vermes famintos por verbas do PMDB. Você realmente acha que um único brasileiro enfileiraria por ela quando eles abrissem o processo de impeachment? Te garanto uma coisa. se ou quando derem um pé na bunda dela do planalto. Os que entrarem sendo essa oposição que aí está. vão roubar muito, muito mais, Experiência nisso eles tem!!!

      • Alberto disse:

        Alfredo,
        te peço novamente, não generalize. Não estamos falando aqui de deputados, estamos falando de pessoas (trabalhadores ricos e pobres) que foram às ruas protestar contra a corrupção. Porém se os Deputados dizem que está difícil comprar votos o que dizer de alardear para todo o canto que se o Aécio ganhasse o Bolsa Família iria acabar? Os políticos são (TODOS) reflexo de uma sociedade eticamente equivocada; se entrasse outros iriam roubar? Tenho certeza! Mais ou menos? Talvez, nem você pode dizer. A alternância de poder é saudável para a democracia, isso é uma certeza. A oposição tem experiência em roubar mas infelizmente o PT adquiriu bastante experiência nestes 13 anos! Digo infelizmente mesmo, porque torci muito para ter sido diferente pois chegaram ao poder dizendo que eram diferentes por serem éticos!

  13. Ricardo Bigliazzi disse:

    A America Latina fica menos inteligente.

    Por aqui no Brasil já amputaram um braço e uma perna, quiça fosse apenas uma veia aberta.

  14. Giovani Blumenau SC disse:

    Grande perda,
    Morre uma dos maiores mega-pensadores pé no chão e os cambáu…
    Enquanto isso, pelo menos, já em movimento decadente hordas de analfabetos políticos conduzidos por, MBL, Globo , Constantinos e Tas se reúnem com naipes do tipo Agripino, Caiado, Ronaldo, e outros para pôr em prática uma agenda para rifar nosso presente, e o futuro de nossos descendentes.
    Enquanto isso seguimos envelhecendo à uma taxa média de sessenta minutos por hora rumo a Eduardo.
    “”A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar””
    Eduardo Galeano

  15. Bruno Cardoso disse:

    Dizem que para cada mente brilhante que morre, surgem 10 iguais àquelas presentes no protesto de ontem.

  16. Juliano disse:

    “¿Qué tal si deliramos por un ratito?”, o poema mais lindo que já li. Na voz do mestre: http://m.youtube.com/watch?v=1xCKonLeZEc

  17. Allez Alonso! disse:

    Quando ele disse que o poder é como violino, ele pensou no Brasil?

  18. marcelo bueno disse:

    enorme! vai fazer uma falta absurda.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>