MENU

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016 - 17:53F-1

VAI ROLAR

SÃO PAULO (meio esquisito) – Está definido. Em 2017, os cockpits da F-1 serão protegidos, provavelmente por algo parecido com o “halo” que a Mercedes desenvolveu. Essa estrutura foi chamada de “bizarra” por Lucas di Grassi, que falou sobre o assunto no “Paddock GP” desta semana.

Por tradição, apenas, não gosto da ideia. Mas o tempo passa, o tempo voa, a poupança Bamerindus continua numa boa e os tempos são outros. Morreram pilotos nos últimos anos por conta dos cockpits abertos.

Acho que é mesmo um caminho sem volta.

halomerc

36 comentários

  1. Luciano disse:

    Um estrutura como essa de pouco ajudaria em um acidente como o de Bianchi. A quantidade de energia de um carro a mais de 200km/h é muito maior do que a capacidade de absorção de uma estrutura dessas, por mais que seja feita em fibra de carbono.

  2. Eddie disse:

    Bizarra é essa Formula E que o Lucas Disgraça corre …..

  3. flavio disse:

    Joguem logo a pá de cal na F1.

  4. Não gostei.

    Se é pra fechar, que fosse algo acrílico, e não essa coisa estranha.

    Acho que há um limite pra tudo.

  5. Glauco Tavares disse:

    Ridículo, Bizarro e inútil!! Ate parece que estão tentando mesmo destruir a F1, não é possível justamente num momento onde todos clamam por mais emoção, mais disputas, por uma maior atração, enfim por uma volta as origens, justo neste momento os caras criam uma presepada destas. O risco é fator chave no automobilismo, tradição também! se fosse fácil e 100% seguro qualquer um poderia correr, e ai a emoção e atração seriam zero. Agora alem destes motores mancos teremos um carro desfigurado, com uma gambiarra destas…. na boa amo F1 assisto a todas as corridas, treinos classificatórios e muitos treinos livres, mas ta ficando cada vez mais difícil seguir gostando da F1. Por estas e outras que ao menos para mim já a alguns anos o ponto alto do automobilismo são as 24h de Le Mans. É lamentável…

  6. Elvis André disse:

    O marketing da havaianas curtiu a idéia.

  7. sinval disse:

    concordo que o assunto é serio
    e envolve seguranca , e isto é justo.
    porem , pra quem desenvolve (unidades de força)
    de milhoes de dolares , que esta matando a formula 1
    dentro das suas origens e objetivos.
    eu gostaria de acreditar que poderiam investir em algo
    mais descente do que esta ” trapizonga” ridicula.
    esta feio , e não condiz com a modernidade e tecnologia que
    a formula 1 atual anda querendo.
    credo

  8. Celso Okubaro disse:

    Acho que deveriam fechar de vez. Afinal, está proteção ainda oferece riscos.

    Peças menores podem causar ferimentos graves. Ficaria a encargo do ângulo de batida, pois se alguma peça voasse diagonalmente, poderia ser jogada para dentro do carro, podendo acertar braço e peito do piloto.

    Além do que, fechar esteticamente seria bem mais bonito e eficiente.

  9. RENE FERNANDES disse:

    DEPOIMENTO DE UM AMIGO MINEIRO:
    -Eu ia pilotá vesgo, com aquele trem na minha frente!

  10. Mas de todas as propostas que colocaram vão justamente adotar a mais feia??? Coloquem Canopys como os caças. Isso aí é feio demais.

  11. Everson disse:

    E isso vai proteger os pilotos de alguma coisa?!

  12. douglas mizerani disse:

    os protótipos do wec serão mais bonitos , mais potentes e mais interessantes do que os formula 1.
    infelizmente a f1 está indo pra um caminho meio esquisito.
    tudo muito confuso.

  13. Bruno Flávio disse:

    Tem que proteger os caras. Ok, ninguém vai contra isso.
    Acho ruim é a falsa sensação de proteção.
    Como se, com essa haste de chinelo havaianas, tudo estivess resolvido.
    Vamos pensar: teria desviado mola da cabeça do Massa? Acho que não…
    Teria impedido a morte do Bianchi? Tenho absoluta certeza que não.
    Teria impedido a morte do Wilson? Acho que também não…
    Teria impedido a morte do Surtees? Essa, talvez sim.

    Ou seja, vamos achar que estão protegidos. Mas não estarão…
    Não tem como estar protegido a 300 km/hora.

    Como o Lauda disse (pelo menos no Hush), são 20% de risco.

  14. Marcos Lima disse:

    Oba, vamos assistir corridas de pé de chinelo…..

  15. Costa disse:

    Certeza que essa proposta da Mercedes foi feita pelos mesmos estagiários da GM que projetaram o Agile e o Cobalt…

  16. David Felix Krapp disse:

    Nossa bizarro e pouco… ficou horrivel… vi uma charge engraçadissima em uma revista francesa que pegava o carro de f1 e se comentava as mudanças para segurança e o f1 acabava se transformando em um lmp1…

    Fora que esse treco aí, na primeira pancada a 300km/h vai entrar na cabeça de um piloto aí ja viu… vai ser aquela choradeira…

    A verdade com o perdao aos postumos, mas quem senta num f1 sabe dos riscos que corre, e bem pago pra isso…

  17. Robertom disse:

    Se for assim mesmo é apenas mais uma CAGADA na F1.
    De eficácia muito discutível, feio e ridículo.
    Não vai salvar ninguém, só afundar mais um pouquinho a outrora gloriosa categoria…

  18. Brito disse:

    Sinceramente, será que esse negocinho aí seguraria o impacto com o trator no caso do Bianchi? Palhaçada, né…

  19. Chupez Alonso disse:

    Uma questão (várias):

    Essa proteção como está no desenho evitaria que a mola do Rubinho acertasse a cabeça do Massa o fazendo desmaiar? Evitaria os danos cerebrais do Jules Bianchi causados pela desaceleração brusca após o choque contra o trator? Evitaria a perda de consciência do Alonso após o acidente do ano passado causado por uma “rajada de vento”?

    Em qual acidente grave ultimamente da F1 ela teria protegido o piloto?

  20. José Brabham disse:

    Isso não adianta nada. Carlinga fechada já !

  21. Cláudio F1 disse:

    Vem aí Fórmula Havaianas, tem que rir pra não chorar.

  22. Mustavo Gaia disse:

    Poxa, cada dias os carros estão mais bonitos.
    Só faltava mesmo esse pau de baladeira – estilingue.
    Merece a enquete: – havaiana, rastelo de jardim, passador de fio dental.

  23. Saima disse:

    Fazer carros que andam a mais de 300 por hora, a metros de muros de concreto ainda que com pneus para amortecer impactos, serem à prova de acidentes fatais é impossível. Só se virar um autorama.

  24. William disse:

    A continuar assim chegará logo o dia q para evitar acidentes se faça o mais sensato, não se corra. Perdão aos familiares de pilotos mortos em acidentes, mesmo Jules…o camarada q acelera um foguete de 4 rodas tem que saber que uma hora vai dar merda…

  25. JR disse:

    Em vez dessa haste frontal bizzara que fica bem no meio do campo de visão do Piloto, não seria menos pior colocar duas, porém um pouco mais lateralizadas?

  26. Claudio disse:

    Acho que é para proteger contra linha de pipa.

  27. Murillo . disse:

    Bizarro é pouco. Correr de monoposto sempre foi e sempre será arriscado. Estão tentando diminuir os riscos, ok. Mas e a essência da F1, onde fica? Daqui a pouco vão querer colocar uma carenagem sobre os pneus, alegando que vai trazer mais segurança e diminuir ainda mais os riscos. Aí aproveita e muda o nome de categoria para F1-GT. Coloca os pilotos em bolhas indestrutiveis também e de preferência dentro de casa, controlando o carro remotamente. Pronto, viva a segurança!

  28. Alexandre Neves disse:

    Entendo a segurança, ainda assim verdade seja dita: os carros vão ficando mais e mais feios.

  29. Jonatas disse:

    A cabeça dos gajos ainda me parece um tanto quanto vulnerável a uma roda voadora, como a que vitimou Henry Surtees. Sei não.

  30. Alessandro Silva disse:

    Acaboooo!!!…
    O engraçado é que existem dezenas de categorias diferentes de monopostos pelo mundo, mas só na Formula 1 se core riscos. Eu até entenderia se fosse feito um estilo carlinga como dos caças. Mas este, sei lá o que, esta bizarrice em cima do carro… Por favor!
    Eu insisto. Existem forças interessadas em destruir a imagem a Formula 1 à curto prazo com a intenção de baixar o preço de suas ações forçando Bernie Ecclestone a vender suas ações e então programar um renascimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>