MENU

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016 - 12:21F-1

LÁ VEM O NEGÃO

lavemonegao2

SÃO PAULO (joia) – Adorei a pintura do novo carro da Renault. Acabou de ser apresentado em Paris, com seus dois pilotos titulares: Jolyon Palmer e Kevin Magnussen — nenhuma surpresa aí, confirmando a boataria.

R.S.16, com esses pontos todos, foi o nome escolhido para o modelo. R de Renault, S de Sport, 16 do ano de reestreia da marca na categoria. Preto, como era a Lotus, mas com detalhes em amarelo, como eram os carros franceses na sua última passagem pela categoria como equipe oficial de fábrica.

Gostei muito do desenho do carro. Analisei bem as fotos divulgadas e percebi que houve uma evolução, não uma revolução, em relação ao modelo de 2015. Conversei em off com um dos engenheiros responsáveis pelo projeto, e ele foi taxativo: “Fizemos tudo para melhorar a passagem dos fluxos de ar”. Só que no carro apresentado era o do ano passado… O novo, só em Barcelona no dia 22.

A Renault vai para seu terceiro ciclo na F-1. No primeiro, foram 15 vitórias e 31 poles entre 1977 a 1985 — sempre com pilotos franceses, a saber: Alain Prost, René Arnoux e Jean-Pierre Jabouille. O segundo ciclo, de 2002 a 2011, teve Fernando Alonso como grande protagonista, conquistando dois títulos (2005 e 2006) e vencendo 17 corridas. Fisichella, com dois triunfos, e Trulli, com um, fecharam as duas dezenas de vitórias da marca nessa segunda passagem.

O grande desafio da Renault neste ano será andar na frente da Red Bull, o que não será fácil. Em todo caso, vale como disputa paralela à do título — que ficará restrita a Mercedes e, com algum otimismo, Ferrari.

Vou torcer para os negões franceses.

53 comentários

  1. Elvidio Rui Farina Junior disse:

    Gomov, boa tarde!

    Já parou para analisar o preto fosco do carro da Renault? Estes adesivos me parecem aqueles que são termosensível. Este layout está com uma cara de que o preto fosco virará amarelo quando o motor começar a se aquecer…

    Um abraço!

  2. Fulvio Ramos disse:

    Na minha, modéstia opinião, não haverá nem de longe, no grid, CARRO MAIS BONITO que esse!!! Salve RS16!

  3. Giuliano SPFC disse:

    Acho que o chefão brasileiro da Renault gosta muito de F1…e acho sinceramente que a F1 deve agradecer a Renault, apesar do histórico de vitórias da marca na categoria, nessa F1 de hoje com custos na estratosfera, e numa festa que só as queridinhas Mercedes e Ferrari conseguem participar, uma montadora decidir partir pra carreira solo de novo e torrar milhões de euros num carro???…com executivos de montadoras mundo a fora cortando custos e reduzindo investimentos….,montadoras maiores que a Renault como a Ford e a Toyota foram embora da F1 e nunca mais voltaram, a Volks e a GM pelo que sei, nunca deram as caras na F1…, realmente e de se tirar o chapéu para os Gauleses….

  4. sandro disse:

    Eu acho que vc não deveria dizer Negão, porque o que tem de gente chata nesse país querendo encontrar alguém pra processar é brincadeira. mas ficou bem bacana. Carros afro-descendentes são bonitos mesmo.

  5. André disse:

    Li uns cometários dizendo que é o carro de 2015, com pintura provisória, mas torço pra que fique do jeito que está, ficou muito bonito. Preto e amarelo são as melhores cores para carros de corrida. Vai ser um bom carro no pelotão intermediário, podendo até pegar uns pódiuns, mas não vai passar disso… por enquanto…

  6. Rodrigo disse:

    Parece a Andrea Moda de 1992 pilotada pelo Moreno. Se tiver o mesmo desempenho….

  7. Sandro disse:

    Se andar na frente do STR já será um milagre com esse motor meia boca

  8. Marcelo Melo disse:

    Guardadas as devidas proporções essas cores me lembraram a Tyrrel 017, de 1988, preta e com detalhes em amarelo (Camel) cujo um dos pilotos foi… Jonathan Palmer.

    http://www.statsf1.com/pt/tyrrell-017.aspx

  9. Daniel disse:

    teremos Nasr x Palmer agr na f1

  10. Rafael Rego BH disse:

    Flávio, uma correção: a primeira passagem da Renault na F1 começou em 77, não 79.
    A matéria no site também está com esse erro.

  11. Mickey disse:

    Dependendo do narrador, pode ter a volta dos “negros maravilhosos” na transmissão da TV.

  12. João Paulo Toledo Piza disse:

    Flavio, esse negão em questão não é provisório, como era a Williams azul 2014?

  13. Roberto disse:

    Kevin Magnussen, e sim, um otimo piloto. Igualmente ao Palmer (porem inexperiente). Infelizmente o Brasileiro Felipe Nasr, muito melhor que os dois, correra em uma debilitada Sauber.
    E apesar do notorio, conhecimento e respeito, sobre suas qualidades, no meio automobilistico, sera brevemente engolido pela grana, de pilotos pagantes (Maldonado na Sauber em 2017).

    • Zé Maria disse:

      Nasr muito melhor que os 2?
      Parafraseando aquela frase da propaganda do presunto Sadia:
      “Nem a pau, Juvenal!!”.

      • luigi disse:

        Caro Zé Maria ,tudo depende de que se , quem escreve é mais simpático a este ou aquele piloto ,mas na verdade com o material que Nars tem na mão ,até que não fez um mal papel . Talvez não seja piloto para ser campeão ,mas mostrou vontade e determinação em algumas disputas . Para um julgamento correto teria que estar no lugar de um outro Felipe (este sim abaixo do que o carro poderia proporcionar em termos de resultados ).
        Mas é bom torcer ,se os brasileiros gostariam de ter um outro piloto com a capacidade ,vontade e determinação de ser campeão , que apareça logo nas novas promessas ,pois os que ai estão já deram o melhor de sua contribuição para o automobilismo brasileiro , mas sempre lembrando que a Itália que tem a Ferrari ( já teve Alfa Romeu e Maserati ),uma federação de automobilismo competente , um bom automobilismo doméstico não tem um campeão desde 1954 e já surgiram muitas promessas que não vingaram por algum detalhe como acidentes fatais ou estar em uma equipe no momento técnico errado .Então só resta dizer ; Buona fortuna fan brasiliano !

  14. Leo Sattre Santos disse:

    Ficou lindo
    calçado com esses pneus… Mas vai ficar pouco harmônico com os outros.
    Claro que o que interessa é andar bem!

  15. Manoel disse:

    Esta pintura do carro da Renault lembra muito a Tyrrel de 1988, que coincidentemente tinha como piloto Jonathan Palmer, pai do Jolyon Palmer.

  16. Henk von Guillier disse:

    A skin é provisória – a não ser que mudem de ideia e resolvam usá-la na temporada.

  17. Alessandro Silva disse:

    Apesar de achar que a Formula 1 precisa de carros mais coloridos, gosto muito da combinação do preto com o amarelo. Por isso gostei muito desse novo Renault.
    Só espero que eles a McLaren sejam os únicos de preto este ano. É que a Hass (cujo seu proprietário também afirmou que prefere carros mais coloridos) andou pulicando umas imagens do Marussia MR02 (que eles compraram num leilão no eBay) pintado de preto fosco e a imprensa já achou que era o carro e que era a cor… Eu sei que esse carro só é usado para ensaio de pit stop e quero crer que não será sua cor definitiva.

  18. Thiago disse:

    Estava com saudades de “…passagem dos fluxos de ar”.

  19. Alex disse:

    Ufa, enfim parece que tomaram vergonha na cara e vão começar a fazer carros de F-1 decentes sem aqueles “bicos piroquinha”… A pintura desse Renault achei bem simples e mais do mesmo, mas não é feia, o que mais impressiona é o design do carro, isso sim tá bem bonito!!

    Outro belo carro apresentado ontem foi o Ganassi da Indy com a pintura retrô, começou bem o automobilismo em 2016 pelo menos em termos estéticos.

  20. João disse:

    Com essa dupla de pilotos nao irão a lugar nenhum.

  21. Carlos disse:

    Essa piadinha do fluxo de ar já encheu o saco.

    Grato.

  22. Dan Patricio disse:

    A equipe Renault aceitou usar motores Renault então né? (nunca se sabe, melhor perguntar…)…

  23. Paulo Roberto Guedes disse:

    Certamente é uma questão de gosto e gosto não se discute mas eu acho que carro de corrida deve ter cor que se destaque no ambiente onde ele é visto. E preto não se destaca no asfalto. Eu gostava mais do Renault amarelo com detalhes pretos e brancos da primeira fase. Vou torcer para que esta nova fase da Equipe seja duradoura.

  24. Renan Moura disse:

    Flávio adorei a Renault estar de volta, uma pena a saída da Lotus.
    Mas a Fórmula 1 ta tão sem graça que 4 equipes terão a cor preta
    predominante ( Mclaren, Renault, Force India, e provavelmente a Haas).
    Acho pobre. Gosto de grid colorido, como antigamente.

    • Paulo Travaglini disse:

      Por mim proibia carro preto ou cinza. Tudo igual asfalto.

    • edubassan disse:

      Concordo. Tomara que essa pintura seja provisória e a equipe apresente em Barcelona ou Melbourne um carro com mais partes em amarelo do que esse preto sem graça.

      Pensando num potencial fraco desempenho no curto prazo, talvez seja essa uma escolha discreta estratégica justamente para chamar menos a atenção enquanto bons resultados não vêem, assim como a McLata em 2015. Uma forma de atenuar um provável “marketing negativo”, digamos.

      Não podemos esquecer também que essa cor camufla mais as curvas do carro e, nessa fase de pré-temporada, pode dificultar que as outras equipes copiem algum macete para “otimizar a passagem dos fluxos de ar”!!!…hehe

  25. Pablo disse:

    Que bom que esse grande moedor de carne que é a F1 realmente não moeu o Kevin Magnussen depois que ele foi chutado da McLaren e ele ganhou uma bela sobrevida na categoria. Pena que pra isso tenham limado o Maldonado, que mesmo que de vez em quando aprontava algumas, tinha lá seu carisma e fará falta a F1

  26. Fernando Pereira disse:

    Eu tive um chevette 85 preto quando morava no interior de SP, meus amigos o chamavam de “Porva”. Também me simpatizei com esse “Le porve”.

  27. Carlos Pereira disse:

    Se o motor tiver em competência e eficiência, o que o desenho tem em beleza, já é campeã. !!!

  28. Brunno Paese disse:

    No topo do carro, próximo a camera, está escrito RE16, mas foi divulgado RS16. Confundiu a cabeça hahaha

    Ficou legal até essa pintura, mas creio que não será definitiva, assim como esse carro aí que claramente é o de 2015.

  29. guilherme disse:

    Pergunta legítima: com Palmer e Magnussen, quem é que vai desenvolver o carro?

  30. Estevão disse:

    E vou torcer para Magnussen papar as duplas rôssica e búllica.

  31. Valdemir Freitas disse:

    Flávio,

    Também gostei da pintura. Essa aí não é a Lotus de 2015? Eu havia entendido que hoje seria apenas o lançamento da nova pintura, mas carro novo mesmo só nos testes.

  32. Edmar Silva disse:

    Será que os caras da Renault fizeram uma “engenharia reserva” nos motores Mercedes enquanto a equipe ainda era Lotus?

  33. Tales Guimarães disse:

    Muito bonita a Lotus da Renault.

  34. Clayton disse:

    Muito………Muito…….Muito Bonito!!! Acertaram na em cheio na pintura. Sem ver os outros, já coloco como o candidato a melhor pintura do ano (risos).
    Um abraço a todos!

  35. Gondo disse:

    De cara, no primeiro lançamento me aparece uma pintura dessa. Eu gostei muito. É a cara da Renault.

  36. Marcos Abrucio disse:

    A Renault pode se chamar Renault? Não teria que ainda se chamar Lotus? Não foi essa a treta da Manor ainda ser chamada de Marussia no ano passado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>