MENU

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016 - 23:24Automobilismo brasileiro, Corridas de clássicos

SUCESSO ABSOLUTO

SÃO PAULO (que bom!) – Eu não levava muita fé. Sei como é difícil criar qualquer coisa no automobilismo nacional, ainda mais com carros antigos. Mas a Old Stock Race nasceu grande e conseguiu uma façanha domingo em Interlagos: levou gente ao autódromo.

E muita gente! Fala-se em dez mil pessoas, não sei se chegou a isso ou se passou, mas o fato é que em uma única corrida o povo opaleiro colocou mais gente nas arquibancadas do que a nossa Classic Cup em todas as provas realizadas nos últimos 13 anos. Juntas.

Nós, do Paulista (que tem várias categorias), sempre corremos para ninguém. Arquibancadas às moscas, interesse zero, divulgação idem. Parece que a turma da Old Stock tem um suporte gigantesco do pessoal que curte Opala — uma tribo numerosa e apaixonada. Tudo via redes sociais, boca a boca, sinal de fumaça, telefone, telex, telegrama.

Sensacional, em resumo. O grid ainda pode crescer, e certamente vai. Mas o povo que foi a Interlagos domingo não pode ser desprezado. Sei do que estou falando. Esse negócio é um fenômeno instantâneo. Fazemos corridas de clássicos há anos, falo delas no rádio, na TV, no blog, em todas minhas mídias — que são seguidas por milhares de pessoas –, e nunca tivemos nada nem remotamente parecido.

Estou de boca aberta. E felicíssimo que deu certo. Parabéns aos organizadores e idealizadores. Vocês venceram, meninos.

21 comentários

  1. Garbin disse:

    Venho acompanhando a construção a algum tempo da categoria não foi fácil, e vejo eu são heróis em resgatar uma categoria antiga em vários aspectos, parabéns a todos envolvidos . a Categoria é um sucesso .

  2. Garbin disse:

    Venho acompanhando a construção a algum tepo da categoria não foi facil, e vejo eu são heróis em resgatar uma categoria antiga em vários aspectos, parabéns a todos envolvidos . a Categoria é um sucesso .

  3. muito obrigado pelo seu carinho, quem sabe qdo o 46 estiver na pista, vc., de 1a volta nele, e vamos-nos divertir…muito… Abraços

  4. Grego Lemonias disse:

    Fiquei muito emocionado e agradeço de coração todo o reconhecimento do sucesso da OLD STOCK RACE .É um sonho se realizando, foram anos de preparo e muito trabalho envolvido,para chegarmos à este resultado . Agradeço à você Flávio Gomes e à todos os irmãos opaleiros que,unidos como são, nos apóiam, incentivam e fazem está festa ficar linda como há muito não se via!
    Espero todos nas próximas etapas . O calendário está no Facebook da OLD STOCK RACE. Chamem os amigos,leve a família ! Este é o espírito da OLD .Muito obrigado à todos !! Abraços

  5. Luciano Pinho disse:

    FG, se vc fosse Opaleiro vc entenderia… se eu estivesse aí, iria a Interlagos assistir com a mais absoluta certeza! E digo mais, esse público da Old Stock mostra como há interesse em assistir e participar, mas falta engajamento e promoção para divulgar as demais categorias, sem que fiquem cobrando uma paulada entre ingressos, estacionamento e serviços.

  6. Shibunga disse:

    Flávio,

    O que está esperando para montar um Opala para você também, diversão garantida.

    Eu teria dó de estragar um de meus opalas, mas é possível achar alguma carroceria que esteja precisando de um motorzinho.

    Shibunga.

  7. Ulisses disse:

    Emocionante! Sucesso absoluto !!!!

  8. Pedro do Opala e da Caravan disse:

    Gomes, é Opala, cara! ´´E assim mesmo!! eu mesmo enfrentei 30 insalubres horas entre onibus, trens, esperas em rodoviárias (estou em lençóis paulista pela empresa, meus carros ainda em Goiania, por isso fui “a pé”) e refeições gordurosas, mas valeu MUITO a pena!!

    Tenho 36 hoje, a ultima vez que vi tantos Opalas acelerarem junto, dividirem curva, se empurrarem etc, eu tinha 13! Não tem como não chorar!

  9. Celio Ferreira disse:

    Eu adoro opala, posui um ano 80, de longe meu melhor carro, inesquecível, e vendo
    a volta do velhos stock levando 10.000 a Interlagos é emocionante…parabéns.

  10. alexandre garcia disse:

    É, vi isso na época junto com meu oai em jacarepagua, anos 80, era infinitamente legal, Como outros já comentaram, não tem explicação logica, opala é como uma religião. Fico pensando que com este ressurgimento agora, se já estava dificil conseguir um opala até 79, de agora em diante vai ser só impossivel. Fazer o que, faz parte do jogo.

  11. Carlos magno s veloso disse:

    Eu e meus amigos do cobh. ( clube do opala de Belo Horizonte) , fomos de van pra são Paulo para assistir o que pra nos se equipara a uma missa para o católico , um culto para o evangélico , um passe para o espírita , etc…. Voltamos para BH de alma lavada , mesmo depois em de enfrentar o trajeto até são Paulo , chegar no autódromo as cinco da manhã ,dormimos na van uns nem dormiram ficamos o dia inteiro no autódromo depois voltamos para BH felizes pelo acontecido , como diria um padre ou um pastor ( o opala nos uniu ) , obrigado e até a próxima em abril .

  12. JT disse:

    Aqui em Paulínia acontece um encontro mensal de carros antigos no Shopping construído pela prefeitura (acreditem se quiser). Depois dos Fuscas, são os Opalas que aparecem em maior número.

    Na última edição o estacionamento ficou lotado e barraram a entrada de um Opala (e de outros carros que chegaram mais tarde). Vocês tinham que ouvir o barulho que os opaleiros fizeram…

    Nenhum outro antigo nacional é tão diretamente ligado ao automobilismo como o Opala. Foram vários anos de Stock-Car desde a década de 1970. O apelo esportivo é muito grande, mas duvido que a GM esteja olhando para isso.

    Um novo Opala poderia salvá-la do buraco aqui no Brasil, mas enquanto eles insistirem nesses atuais modelos enfadonhos, não vai adiantar reclamar da economia.

  13. Marcos Wellington disse:

    Eu fui e fiquei com lágrimas nos olhos. Foi muito emocionante. A categoria tem tudo para crescer.

  14. Richard Bagg disse:

    Esqueci de falar que o ronco de seu Voyage, voyage ficou mais encorpado. Não que seja, nem de perto, confundível com o da Old Stock, mas melhorou.

    Outra coisa, notou a presença de um Fiat Premio no gride? Eu notei, principalmente, quando seu condutor tentou abocanhar umas 4 posições por dentro da tomada do S, meio porraloca. Depois dessa e como não mais o vi depois da 6 volta, pergunto se foi desclassificado.

  15. Richard Bagg disse:

    A Fasp não abre a arquibancada pro Paulista, muito menos a divulga. Eu até estava a fim de me sentar lá na arquibancada entre uma categoria e outra e fugir do sol, mas estava interditada. Se abrissem a R$2 poderiam arrecadar dinheiro pra ser revertido em merenda pras escolas públicas paulistas que estão sem, como fez a Gaviões da Fiel na semana passada.

    Enquanto isso, autorizam trecofoods a vender hamburger a R$20, sorvete mexicano a R$10 e garrafa d’água a R$5. Até o mesmo sorvete que o Bobs vende a R$2 com lucro, a Fasp autoriza vender a R$5 no templo do Moco. Vai entender…

  16. Marcio - CBN disse:

    Como disse o Luiz Andrade, isso é uma religião, só quem tem ou já teve um vai entender. Estive lá no Domingo e posso dizer que foi um show a parte a corrida dos Opalas. Foi de arrepiar mesmo, o pessoal estava lá por eles e por mais nada…

  17. disse:

    Na veia, vieram Clubes do Estado inteiro. Então, com pouca grana a Indústria poderia de maneira simples apoiar a memória, como os Opalas, Classic..

  18. Gus disse:

    Confesso que também fui surpreendido positivamente. O carro é quase uma instituição nacional, ao lado do Fusca e da família BX…talvez até mais graduado no emocional das pessoas do que os citados. Que legal, mesmo!

  19. Moy disse:

    Show! O vovô opala fazendo bonito!
    Sucesso a todos os envolvidos.
    Este vídeo mostra a empolgação da galera na arquibancada: https://youtu.be/lK6-akwCdHU

  20. Paulo F. disse:

    Fui . E valeu a pena!

  21. Luiz Andrade disse:

    A explicação pro sucesso é simples, Opala é quase uma religião,uma seita que tem vários seguidores,gente que tem,teve ou ainda sonha em ter um. Como disse o Monstro Djalma Fogaça “Aqui é Opala PORRA !!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>