MENU

quinta-feira, 3 de março de 2016 - 16:09F-1

O HALO

halonokimi2

SÃO PAULO (daqui a pouco: o que é o GRANDE PREMIUM) – Bem, esse troço virou realidade. Pela primeira vez na história da humanidade um dispositivo para proteger a cabeça de um piloto num carro de F-1 foi testado. A aberração estética foi batizada de “Halo”, palavra que tem equivalência na idêntica “halo”, em português — e significa “auréola”, “glória”, “resplendor”.

O Halo, e será assim mesmo, nome próprio, começou a ser desenvolvido há alguns anos pela Mercedes e a FIA o vem testando — e outras alternativas — há algum tempo. À Ferrari, porém, coube o ineditismo da experiência em pista. Raikkonen usou hoje em Barcelona, e descobriu-se, no mínimo, uma nova forma de vender espaço para patrocinadores.

É feio pacas e não me parece muito eficiente, exceto para proteção contra coisas grandes — pneus, uma asa voadora, algo assim. A mola que atingiu Massa em Budapeste/2009 talvez não tivesse sua trajetória interrompida por esse negócio. Vai ser preciso estudar mais, e pensar em algo minimamente agradável aos olhos — beleza é fundamental, como diz Victor Martins no GRANDE PREMIUM.

Falando neles, os olhos, segundo Raikkonen não foram muito prejudicados com a gaiola à frente. “A diferença para a pilotagem usual foi surpreendentemente pequena”, falou. “A visibilidade é limitada só um pouquinho na frente, mas não acho que essa será a versão final do equipamento. Deverá passar por algumas melhorias.”

O que vocês acharam, com sinceridade?

75 comentários

  1. Particularmente, não aprovo essa ideia, pois, além de descaracterizar o monoposto, pode oferecer segurança por um lado, mas não estabelecerá total proteção ao piloto.

  2. Péssimo da Silva disse:

    Péssimo. Se até caças de batalha usam redoma de vidro (ou similar), porque não os F1? Não ficaria ridículo. Basta ver os modelos X que o Adrian Newey / Red Bull projetaram para o Gran Turismo.

  3. Escrotérrimo, mas melhor que aqueles aerofólios cancerígenos que brotavam nos lados do carro na década de 90.

  4. Nelson Barreiros Neto disse:

    Estudo importante, válido, bem intencionado mas que não dá pra ser dessa forma. Se for pra por esse troço que fechem o cockpit como já vimos alguns estudos e que inclusive deixam o carro esteticamente lindo (na minha modesta opinião).

  5. Brabham-5 disse:

    HORROROSO.
    E estou pegando leve na critica.
    Façam uma bolha totalmente transparente e blindada!
    Cadê os engenheiros milionários da F1??

  6. Mario Gasparotto disse:

    Na minha opinião, além de feio, não deve ser muito útil em casos como o do Felipe Massa (evento raríssimo) e acredito que além de não salvar o Jules Bianchi, se tornaria um problema no momento do atendimento médico, lembrando que o que matou Jules foi a desaceleração bruta. Talvez o Justin que é da Indy, mas com conceito de carro fórmula igual. Outro fator que imagino pertinente avaliar é em caso de chuva, como se comportará o escoamento da água? Enfim, deixaria como está.

  7. Bruno Lombardi disse:

    Horroroso e não parece nem um pouco eficaz. Aquela solução com uma espécie de prarabrisa era melhor esteticamente e parecia muito mais funcional.

  8. Riacardo Bigliazzi disse:

    Eficiente contra qualquer coisa só uma cobertura como a encontrada nos caças (F16 como exemplo). Feita de material translucido não afetaria muito o visual dos carros, acredito que até melhoraria a aerodinamica dos carros. O material de cobertura? O mesmo utilizado nos canopys dos caças, resiste a muitas coisas a mais de 400 km por hora

  9. Marcelo Araujo disse:

    Uma merda.

  10. Gabriel Medina, O outro disse:

    É a coisa mais ridiculamente feia e sem proposito que já foi colocada em um carro de corrida, o filho do Surtees e o Justin Wilson morreriam da mesma forma usando essa joça.

    Mega asas dianteiras, DRS, pneus propositalmente ruins, motores silenciosos, carros maiores e desajeitados, corridas em lugares que nem sabem o que é um F1 em detrimento a França, Alemanha e, possivelmente, Itália e agora isso.

    A F1 caminha para o fim, algo que ela mesma vem construindo a anos.

  11. Tiago Oliveira disse:

    Só falta colocar o degrau de volta no bico e a pintura da Brawn pra ser a coisa mais feia que correu um GP..

    Mas se for pra salvar alguem, vale a pena. Espero que seja uma solucao apenas transitória.

  12. Ulysses disse:

    Feio mesmo, é o bico desse carro, coisa horrível.

  13. Léo disse:

    Flávio,
    Alguns já devem ter postado aqui, mas não seria infinitamente melhor, do ponto de vista estético, ter um para-brisa, como nas décadas de 60 e 70?

  14. Thiago Moyses disse:

    Olha a verdadeira opinião do Kimi no fim do vídeo, fazendo não com a cabeça reclamando do halo.

    https://www.youtube.com/watch?v=qZC54rZfeMI

    a entrevista deve ter sido combinada para fazer valer essa coisa. Por isso foi seco. (como sempre)

  15. Glauco Tavares disse:

    Uma bosta!!! feio e inútil…

  16. Marcell disse:

    Combina com a fórmula 1 atual…. Ou seja, eh uma verdadeira merda!

  17. perna quebrada disse:

    Se a mola que atingiu massa bater na parte inferior do halo, devia para baixo e bate no peito do piloto. Fatal.

    Se a asa que acertou Justin Wilson acerta o halo, despedaça, voa pedaço das peças no peito do piloto. Fatal.

    Deveria ser uma proteção “inviolável” tipo a bolha, esse halo aumenta o risco para os pilotos.

  18. Alessandro Silva disse:

    É de longe a coisa mais asquerosa que eu já vi na Formula 1 em todos os tempos.
    Li em algum lugar (provavelmente no GP) que a FIA pensa em instituir o cockpit fechado em alguns anos e que o halo vai quebrar o galho até lá. Segundo o que li, eles não querem adotar a cobertura total agora porque seria muito pesado para o carro e muito caro para as equipes. Então eles estão testando materiais diferentes na busca de algo mais leve e mais barato. Mas porra! Pesado? Vai dobrar o peso do carro? Traz de volta o reabastecimento e só aí se perde bastante peso em tanques de no máximo 45 litros. Caro? Por favor… não deve ser mais caro que os caríssimos, requintados e pomposos motorhomes cheios de conforto e frescuras.
    Seguinte, fecha logo ou deixa como está. Senão vai haver mais uma debandada em massa de espectadores.
    Acho que fechado até ficaria legal:
    http://imgsapp.df.superesportes.com.br/app/noticia_127116951798/2014/10/09/58200/20141009190632157707e.jpg

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>