MENU

quarta-feira, 11 de maio de 2016 - 1:21F-1, Grande Prêmio

NO “PADDOCK”, A REAL SOBRE SCHUMI

SÃO PAULO (longas madrugadas) – Uma nota num site americano pouco conhecido, que não foi notada quando de sua publicação, em 26 de abril, detonou um processo que, nesta terça, culminou com alguns outros sites “matando” Michael Schumacher.

A nota citava um médico que teria operado o alemão, sem dizer quando, onde e o nome da figura. Segundo ele, a vida do heptacampeão estaria “por um fio”. No telefone sem fio da internet, com o perdão do trocadilho, sua morte virou “questão de horas”.

Bem, não há nenhum fato novo conhecido, além da tal nota no tal site. E da repercussão que causou.

Discutimos isso na edição #28 do “Paddock GP”, que pela primeira vez foi transmitido pelo Facebook. Para quem perdeu, está aqui. Por via das dúvidas, estamos em plantão permanente, porque tivemos um indicativo um pouco mais concreto sobre uma possível piora do estado de saúde de Schumacher. Trata-se da ausência de seu filho Mick da rodada da F-4 Italiana em Adria, no fim de semana. Mas pode ser alarme falso. Sua equipe optou por não participar das provas com nenhum de seus carros.

Enfim, estamos atentos. Sem nenhuma esperança, claro, porque não é novidade para ninguém que uma pessoa com lesões cerebrais sérias que fica desacordada tanto tempo já não tem nenhuma chance de voltar à vida — ao menos ao que nós chamamos de “vida”.

Não há vida. Há um corpo que ainda não morreu. Pelo que se sabe, as sequelas são irreversíveis após um prazo tão dilatado de inconsciência e ausência de atividade cerebral continuada. Não há recuperação possível.

Mas resta a dúvida eterna sobre o que se passa na mente de alguém que não dá sinal nenhum de que ainda possa existir alguma conexão com o mundo exterior.

Pode não haver mais. Mas pode haver. E, se houver, não consigo nem imaginar o horror que deve ser isso.

44 comentários

  1. Thiago disse:

    https://www.youtube.com/watch?v=FDPB8ycwxrY

    Sempre fui fã do Schumacher, acompanhei sua carreira, respeito demais o cara. Mas esse vídeo aqui é foda. Dizer não assim na cara de uma criança é vacilo demais.

    Podia falar alguma coisa sobre ele, Flavio? Você que sabe como as coisas funcionam em um paddock, os bastidores e como são os pilotos?

    Abraço

  2. Eduardo Britto disse:

    A família Encontrará justificativas para explicar essa incrível blindagem que dura já dois anos… Deve ter um custo e um esforço altíssimos, pois silenciar todos os funcionários e enfermeiros que trabalham na mansão deve ser complicadíssimo! E aí eu ´pergunto: PRA QUE? Por que ocultar dos milhões de fãs do piloto a sua real situação? Um dia será que teremos ao menos as justificativas para tal postura?

  3. Rafael Rego BH disse:

    Flávio, você diz que não teve muito contato com o Schumacher na época da Mercedes. Lembro de uma entrevista que você fez com ele em Interlagos, em 2011, que até virou tema de uma coluna. Mas essa coluna sumiu, nem naquele arquivo ela está disponível. Tem como resgatar?

    Acho que você era o último da fila de entrevistas, já tinha acabado o tempo, mas ele resolveu te atender mesmo assim. Foi muito legal.

    Eu estava em Interlagos naquele fds, lembro de ter lido a coluna no quarto do hotel e compartilhado com os seguintes dizeres: orgulho de torcer por esse cara.

  4. Mickey disse:

    Saiu no site da CNN: “I’m very pleased to know that he is reacting,” the former Ferrari president [Montezemolo] told CNN’s The Circuit at his office in Rome. He didn’t elaborate on what he meant by “reacting.”

    http://edition.cnn.com/2016/05/12/motorsport/formula-one-michael-schumacher-ferrari-di-montezemolo/index.html?eref=rss_latest

  5. Daniela disse:

    Muito triste tudo que aconteceu com Schumacher. Eu cresci vendo suas vitórias e virei fã de F1 e da Ferrari por causa dele. É. Uma tristeza estranha como se fosse alguém próximo a mim.

  6. Eduardo Moreno disse:

    Um pouco fora do tópico mas, por que mudaram a plataforma do Paddock GP sem nenhum aviso? Eu não me ligo muito no Facebook (devo ser extraterrestre), então só fiquei sabendo por meio deste post que a veiculação havia mudado. Nem no site, nem nos blogs havia qualquer menção da mudança. Fiquei a ver navios, esperando o programa começar no YouTube. Nem vão postar o vídeo lá após a transmissão?

  7. Mônica disse:

    O silêncio da família gera muitas especulações. A verdade só vai mesmo aparecer quando a morte, para tristeza de todos, for confirmada.
    Confesso que minha esperança diminui à medida que o tempo passa.

  8. Mickey disse:

    Schumacher deve estar usufruindo o melhor tratamento possível. Já li que ele tinha uma preparação física muito melhor que os outros pilotos. Essas condições devem lhe dar algum benefício agora.

    Quando alguém realmente próximo está em situação dessas, a família tem esperança. Qualquer coisa é interpretada como sinal de melhora. Nesses momentos, a família entra em um estado de concentração absurda. Ao mesmo tempo, podem ficar emocionalmente desgastados. O stress dos cuidadores é algo muito sério.

    Nesses momentos, podem surgir oportunistas dos mais variados tipos. Gente oferecendo tratamentos milagrosos, cobrando dívidas inexistentes… Por isso, penso que a “blindagem” da família é acertada e coerente.

    Não sinto que tenho o direito de saber sobre o estado de saúde do Schumacher. Vejo isso mais ou menos como a foto dele vestido de noiva que o Flávio Gomes disse que tem. É algo particular.

    A contrapartida que o Schumacher (o piloto) deu pela admiração das pessoas foi na pista e está muito bom.

    Sites que publicam notícias falsas como se fossem verdadeiras às vezes são engraçados e até construtivos pelas críticas e por revelar o quanto as pessoas são desatentas. Porém, é de muito mau gosto inventar com a saúde ou morte de alguém.

    Parabéns pelo programa, muito bom mais uma vez.

  9. Leonardo Fornasier disse:

    Flavio:

    Corrida completa de Suzuka 2000
    https://www.youtube.com/watch?v=G1YsR6pLvuM

    São 10 partes no youtube ai esta a primeira.

    P.S Coisa linda esses carros, sem hiper aparatos aerodinâmicos.

  10. Tiago disse:

    hahaha A bruxa tá solta aí! Quando é sua próxima corrida mesmo FG? Se cuida hein! hahaha

  11. Alan Roberto disse:

    Muito Triste

    Elembrar que o acidente foi em circunstâncias tão bobas

  12. Tiago disse:

    Tive um aluno (sou professor de educação física, trabalho com treinamento funcional individual) com a mesma lesão do Michael, a tal da lesão axial difusa. Ele sofreu um acidente de moto. Seu estado foi crítico por alguns dias, coma induzido e tudo mais. Os médicos não deram muita esperança, Mas ele foi melhorando, pouco a pouco, com os esforços de uma equipe multidisciplinar, que não se compara com os recursos do Schumacher. E hoje ele leva uma vida normal, trabalha, estuda, festa… Sempre disse a ele que ele deve agradecer muito por estar bem, citando o exemplo do Schumacher, ele teve uma grande sorte e uma grande oportunidade de continuar vivendo.

  13. Bruno Cardoso disse:

    Flavio, sobre a tal foto do Schumacher vestido de noiva, você a publicaria algum dia? Vê algum problema nisso?

  14. disse:

    Nessas pela blindagem e características de serem reservados os alemães, podem até anunciar após enterrarem.

  15. ags disse:

    Triste….mas é realidade..
    Uma canção para acalmar a todos…
    um V-10.. em alto e limpo som..
    Um mito que se junta aos maiores da vida do esporte a motor..
    Casa do paio maior vai estar recebendo um filho…Machucado mas vai se recuperando nas mãos dos trabalhadores do hospital do plano superior………….

  16. Marcos Alcantara disse:

    Acredito que Schumacher se encontra sóbrio em relação ao que acontece ao seu redor, senão, provavelmente, a sua família não o manteria vivo por todo esse tempo. Deve ser horroroso!

  17. Ewerton Calebe disse:

    Duro de ler isso. Mas é a realidade. O Schumi heptacampeão não existe mais.

  18. Christian - Do Niva disse:

    Infelizmente, o alemão passou (a muito tempo) a correr em outras pistas, onde correm outros fenômenos, como Fangio, Tazio, Villeneuve e muitos outros.

    O mais triste é que em breve terão aqueles que comemorarão o fato.

  19. Fernando Claudio disse:

    Caro Flávio, sempre escreve muitíssimo bem sobre automobilismo e da natureza humana que envolve o esporte, muito preciso e claro nas ideias, parabéns! Mas sinto falta do Flávio político, aquele que como Chico Buarque e outros visionários de esquerda escreve e defendem abobrinhas petistas. Sempre me divertia quando escrevia sobre política. Está fazendo falta!! Abraços !!

  20. Brabham-5 disse:

    Ao lado do Schumacher só estão a família e seus verdadeiros fãs, que repeitam exatamente o alemão e sua família nesse momento de suas VIDAS.

    Agora, o RESTO… é formado por “viúvas” que QUEREM VER O CARA MORTO TAMBÉM, especuladores, sensacionalistas, OPORTUNISTAS, pessimistas, verdadeiros URUBUS “humanos” torcendo para “dar o furo”nos dois sentidos sobre a “morte de Schumacher”.

    Que vão todos estes para o inferno!

    #keepfigthingschumi!

  21. LUIS disse:

    Eu acho que essa piora sempre existiu e agora essas noticias a “conta gota” é um prenúncio de que tudo está por um fio mesmo.
    Talvez ele tenha morrido e estão soltando aos poucos, pode ser isso, mas a verdade e que ele nunca mais iria se recuperar, a verdade e que o TRONCO ENCEFÁLICO de Michael foi destruído, o triste e ver que um campeão 7 vezes como ele não teve seu destino fatal nas pistas mas sim de uma maneira adversa. Eu sinto por ele, por tudo , lamento o sofrimento, e se for para descansar que DEUS O leve e o tire desse sofrimento de estado vegetativo….Faz muita falta a F1 sem ele ate no paddock circulando, somente Deus pode mudar o quadro e melhorar essa situação…

  22. Rodrigo disse:

    Hoje eu indiquei o canal do youtube pra um colega. Aí entro aqui e vejo que os vídeos agora são do Facebook :/. O canal ainda vai ser atualizado ou vai tudo migrar pro Facebook? Se for, pelo menos coloca uma nota no canal do youtube avisando.

  23. Newton Chan disse:

    Olá Flávio, poderia colocar o vídeo tb no youtube? não estou consigo ver o último Paddock GP.

  24. Bruno Mantovanelli disse:

    Ter muito dinheiro, nesses casos, traz um sofrimento prolongado. É nítido que ele só está “vivo” devido a estrutura e aos cuidados médicos que possui. É difícil a gente julgar de fora, mas acho que nessas situações, há um pouco de egoísmo pela parte da família em querer mantê-lo “vivo”, mesmo sabendo que o melhor para ele seria se desprender desse mundo, onde ele “vive” como um vegetal.

  25. Rafael Rego disse:

    Dia do golpe, dia com tantos boatos sobre o Schumacher….não tem como essa quarta-feira ser um bom dia.

  26. Fabiano disse:

    Flávio estou aqui na Itália, na cidade de Imola, na televisão estão falando do muito assunto, tomara que seja mentira

  27. Romulo disse:

    Não sei a opinião de vocês, mas acho um egoísmo dos parentes vivos permitir que schumacher continue nessas condições. Teria sido melhor pra ele q tivesse morrido após o coma, como o jules bianchi.
    Estamos falando de um esportista q passou 2 tercos da vida em carros velozes e vivendo intensamente. Uma pessoa dessa iria querer viver como um vegetal?
    A razão do schumacher permanecer vivo é o vasto patrimonio financeiro que ele tem.
    Acho insensibilidade e egoismo a familia manter o cara numa semi vida.
    Mas enfim, é facil julgar de fora.

    • Adelson disse:

      Penso que teria que ser uma questão médica; fazer a distanásia que é o prolongamento da vida ou ñ. Se a família esta fazendo isso realmente, ñ faz sentido, ñ tem lógica. Quanto ao texto do FG; apesar do quadro dramático pelo espiritismo por exemplo ñ existem injustiças, vistos de forma a nos lembrar que somos eternos e indestrutíveis, o que morre é o corpo. Como disse Fernando Pessoa ”a morte é um boato”. Imagino eu que o shumaker mesmo em coma, inconsciente desse mundo pode estar bem; viajando em outra dimensão…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>