MENU

terça-feira, 24 de maio de 2016 - 17:39F-1

TOP 3

SÃO PAULO (já deu de frio) – Tenho lá minhas dúvidas, mas a McLaren alardeia que tem o terceiro melhor chassi da F-1 atual — só perde para Mercedes e Red Bull. Donde se conclui que o motor deve ser o pior. Éric Boullier e Fernando Alonso fizeram elogios recentes ao MP4-31, que até agora somou magros 12 pontos no Mundial, estando à frente apenas da Renault, da Sauber e da Manor. Um não muito honroso oitavo lugar entre 11 times, considerando que Sauber e Manor são café-com-leite e que a Renault está se reconstruindo a partir do zero.

Um sexto lugar na temporada seria uma posição satisfatória para os homens de Woking, a julgar pelas declarações de piloto e chefe. O que também não é grande coisa. Ficariam à frente as três grandes — Mercedes, Red Bull e Ferrari — e pelo menos duas entre as demais, digamos, médias — Williams, Toro Rosso, Haas e Force India.

De qualquer forma, bem melhor que o nono entre os dez participantes do ano passado. A McLaren, em 2015, fez 27 pontos e só ficou na frente da Marussia, agora Manor. Um vexame.

Mônaco, domingo, será uma boa chance de avaliar a qualidade do chassi do time inglês. Lá, motor não é tão importante. Equilíbrio, sim. Veremos.

top3mcl

21 comentários

  1. Marcelo Abreu disse:

    Acho que estão progredindo bem.

    No início do ano estavam no patamar das Renault, embora logo atrás delas e empatadas com a Sauber e somente à frente da Manor.

    No último GP da Espanha que define bem a ordem de forças, deu pra ver que já estão na frente inclusive das Force India, e estão agora somente cerca de meio segundo a sete ´décimos das Toro Rosso e William’s. Sem contar que no setor mais técnico e travado que era o setor 3 do circuito de Barcelona a Mclaren só perdia pra RBR.

    Considerando que a Toro Rosso não vai poder atualizar o motor no restante da temporada, situação idêntica a da William’s e que a Honda vai progredir durante o ano todo, é muito provável que a McLaren até a Hungria consiga estar à frente delas, ficando atrás apenas das Mercedes, RBR e Ferrari.

    Se isso acontecer, e acho que tem tudo para ser, a meta da Mclaren é terminar o ano à frente de todas as equipes clientes, à exceção da RBR que é um caso à parte.

    E terminando o ano entre as quatro forças, pode sim dar um salto em 2017 porque a Honda já tem um motor com concepção completamente nova, sem contar que a equipe de Hasegawa entende muito mais do assunto do que o Arai que foi defenestrado do projeto e que as modificações de 2017 beneficiam RBR e Mclaren que já vem estudando e projetando os carros nesse formato há dois anos.

  2. moisesimoes disse:

    - Carro fêi da pôrra. Parece um cururu.

    Enfim, se o motor é de CG 125, por que o medinho de não permitir que a Honda forneça motor pra outra equipe?

  3. Afrânio Costa Pereira disse:

    Tomara que o Éric e Fernando estejam certos… Mas estão parecendo de mais os atleticanos, acreditando muito!! O só Eu Acredito não conta na F1!!
    Está fazendo falta a F1 o time Mclaren forte! Que venha esta melhora o quanto antes!

  4. Renato de Mello Machado disse:

    A Mclaren perdeu o rumo com a saída de Paddy Lowe,para a Mercedes.

  5. Artur disse:

    Mesmo papinho do ano passado. Aposto que não entram nem no Q3 em Mônaco.

  6. Betocam disse:

    Termina o campeonato em sexto sim. Se não terminar em quinto.

  7. Tales Guimarães disse:

    Então tá bom. É tipo um Formula Ford com pneu de F3. Mas, competindo na F3.

  8. Kkkk! disse:

    Os problemas ainda são muitos, a mclaren é muito agressiva com os pneus traseiros, consome muito combustível e não produz a potência necessária, por isso sacrificam o downforce pra tentar andar mais de reta, e mesmo assim levam 10 km/h a menos de final. Mas sim, nos setores sinuosos são sempre os mais rápidos, então pode fazer sentido. Motor melhor pode usar mais downforce sem se preocupar com arrasto.
    Seriam pole em 2015 com o tempo de 2016 em Barcelona.
    Pra mim Redbull tem o melhor chassi, depois Mercedes e Ferrari, Toro Rosso, mclaren bem próximos, dependendo do circuito. A Ferrari ainda tem o segundo melhor carro, mas caiu muito, dá sinais de desânimo, parece que o pessoal na fábrica está cansado e sentindo a falta de um piloto de verdade. Pra que desenvolver o carro como quer o primeiro piloto se o segundo piloto quem lidera o campeonato??

    • Paulo Pinto disse:

      Uma aula sobre a “McLata”, enumerando os problemas do carro e do motor.
      Não seria mais simples dizer que o carro leva jeito e o motor está “bichado”, e que este ano está perdido, como perdido foi o ano passado?

      Acertou uma e errou outra. Quem lidera o campeonato é o segundo piloto (ponto pra você). Só que ele é segundo piloto da Mercedes (bola fora).

      #DezAnosSemTítulo!

  9. Cristiano Ferreira disse:

    Eu torço bastante para a McLaren mas essas historias de chassis, entre outras coisas já são antigas, e são historias “para boi dormir”.

    Famosa jogada de marketing e aquela jogada de responsabilidade marota para a Honda tambem.

    Fico no aguardo de Mônaco para ver isso ai.

    • Paulo disse:

      Não acho que seja só jogada de marketing, a menos que o Boullier esteja querendo dar um tiro no pé. Chamar a atenção para a equipe e ter um resultado horroroso seria muita burrice.
      Já a Honda não parece estar preocupada. Já avisou que pretende fazer uma grande atualização e que, até lá, a McLaren tem que se contentar com o que tem

  10. Paulo Pinto disse:

    A McLaren perdeu o rumo com a saída de Hamilton e piorou com a chegada de um motor doente, que coincidiu com a contratação do rifado Alonso. Soma-se a isso um Button em fim de festa.

    Terceira força? Só rindo.

    • Kkkk! disse:

      Mais uma de suas viagens, depois eu que vivo numa matrix. Hamilton abandonou um barco afundando, Alonso e Honda estão reerguendo a mclaren. E ficaram a menos de oito décimos do Vettel em Barcelona, ou seja, não viaja…
      Fim de carreira, rso Button? E o Kimi? Pra você deve ser novato, hahaha!!

      • Paulo Pinto disse:

        Acorda, Vicellez! A “McLata” sobrevivente levou volta dos líderes, incluindo Vettel (posição de largada não dá ponto, só rende pole).
        Taí, estou torcendo para que Alonso reerga a equipe (e leve os próximos dez anos nessa tarefa).
        Button está engordando o “porquinho” (já levou o dele e não leva mais nenhum).

      • Kkkk! disse:

        Certo, esqueceu do Kimi. Não há primeiro piloto na Mercedes, Hamilton foi primeiro piloto por mérito assim como Rosberg esse ano.

      • Paulo Pinto disse:

        Kimi foi indiretamente beneficiado pelas duas batidas que o russo deu em Vettel. Logo, logo as coisas voltarão aos seus devidos lugares.
        Primeiro piloto por mérito? Quem te contou essa lorota?

  11. Eddie disse:

    O problema é que as posiçoes de largada dificilmente mudam no GP de Monaco ….. e Alonso mesmo ja adimitiu que voltas de classificaçao nao é o seu forte.

  12. Marcelo disse:

    Piloto também ė importante lá. Não sei se a McLaren está tão bem nessa área

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>