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quarta-feira, 8 de junho de 2016 - 11:25DKW & cia.

IMITAÇÃO BARATA

SÃO PAULO (jamais serão!) – O Fernando Carvalho, de Visconde do Rio Branco (MG), mandou a foto dessa BMW 502, um V8 de 1960 que, tá na cara, copia o sedã da Vemag descaradamente. “Na traseira e na lateral, do início coluna A até a traseira…”, descreve o blogueiro. A frente é meio diferente, então nem vou publicar — se alguém se interessar, tem umas fotos aqui.

imitacaobarata

9 comentários

  1. Farid Salim Junior disse:

    Gostos e preferências à parte, trata-se de um clássico da casa bávara! O estilo ficou famoso no Brasil no início dos anos 50, com o Chevrolet”Sedanette”, com a traseira em declive e longos e curvilíneos pára-lamas, além da grade incorporada ao design do capot. E, quase tudo tem curva no estilo dos carros dessa época. Mas, concordo que deve ter havido influência das linhas do Auto Union/ DKW, tão queridos por muitos – o blogueiro e patrono deste blog, com certeza, o mais famoso,e eu, simples ex proprietário de um Belcar 67 – e, nunca ignorado por outras características. Afinal, o design deste remonta o ano de 1936! Por isso, sempre digo que o DKW foi um carro à frente do seu tempo! Grandes carros!!!

  2. Edward Fernandes disse:

    A frente me lembra muito o Austim A 70

  3. Renato de Mello Machado disse:

    Tem gente quê fala assim.Nossa carro velho, feio e ferrugem .Quando vejo algo assim,me dá um troço um nervoso em desmontar,recuperar,pintar,polir aqueles frisos,fazer o interior e a mecânica e um veneninho básico.

  4. Thiago Azevedo disse:

    A frente foi da Jaguar?

    Gosto mais da cópia.

  5. Robertom disse:

    Não considero uma cópia, mas um caso de “Zeitgeist”, tendência da época.

  6. Paulo F. disse:

    Desenho de Peter Schimanowski ( ou Szymanowski) , que antes de trabalhar na BMW era funcionário da Horch ( uma das quatro argolas). Quando da sua estada na Horch, Guenther Mickwausch estava desenvolvendo o F9 protótipo (aproximadamente 1930) que foi o antecessor do F89, que por sua vez foi o antecessor do F91, este base para o DKW Belcar sedan que possuía toques do F102 ,Esta explicado?

    Peter Szymanowski

    (1902?- ?)
    (sometimes also spelled as Schimanowski)
    German designer of Polish descent, a mechanical engineer by training, Szymanowski came to BMW from Horch; he was the head of the car body design at BMW in the mid-1930′s and early 1940′s (thus from 1937 under Wilhelm Meyerhuber ) and after the WWII the head of the design at BMW
    Szymanowski is credited for the BMW 328 body design – one of the first cars tested for its aerodynamics in a wind tunnel; BMW cars of the late 1930′s were ahead of their time both technically and aesthetically; Szymanowski designed also BMW 319 and 326 and later working under Meyerhuber, Szymanowski designed the body for the BMW 327
    In late 1948 Szymanowski returned to BMW, he was one of the pioneers of the reconstruction of the German car industry after the WWII, he soon became the BMW chief designer (1949-1955); he designed <BMW 501 and 502 and a prototype of the small car never produced called E331

    In his beautiful designs Szymanowski drew heavily from the BMW pre-war tradition, which he himself to large extend created, apparently not being able to point new directions in the fast changing world; BMW was facing strong American dominated competition and was searching for its own imago, the decision was to build upon tradition; Szymanowski had full support of the BMW board – the parallel prototype of BMW 501 ordered in 1949 at Pininfarina was rejected – there was fear that its modern features will quickly age – at the time BMW chose to look classic,

    Szymanowski's decision to keep the traditional BMW grille kidneys corresponded with the trend in American car designs of the time (Buick), but became crucial for the identity of the brand

  7. valter disse:

    É….a cópia ficou melhor que o original.

  8. Garlet disse:

    After the war, BMW survived by making pots, pans, and bicycles until 1948, when it restarted motorcycle production. Meanwhile, BMW’s factory in Eisenach fell in the Soviet occupation zone and the Soviets restarted production of pre-war BMW motorcycles and automobiles there. This continued until 1955, after which they concentrated on cars based on pre-war DKW designs.

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