MENU

quarta-feira, 6 de julho de 2016 - 23:01Cinema, DKW & cia.

DIVERSÃO GARANTIDA

SÃO PAULO (máquina do tempo urgente!) – Já não sei bem como esse pequeno vídeo pingou numa das redes sociais que me têm sob jugo. Mas é espetacular, e é pena que não encontrei nenhuma referência mais precisa sobre o filme em si, que se chama “Rio 70″ e, aparentemente, é de 1969.

O breve trecho mostra uma perseguição não muito emocionante, é verdade, entre um Aero Willys e uma Chevrolet Brasil funerária. Funerária! E é ela que persegue! Não sei como o cara do Aero não percebeu aquela trapizonga atrás dele.

De qualquer forma, graças à lerdeza da perseguição e à qualidade excepcional das imagens em HD, dá para se divertir bastante colocando o vídeo na tela inteira para tentar identificar os carros usando o “pause”.

De DKW, minha praia, foram pelo menos cinco bem identificáveis. A 0min40s, uma Vemaguet 67 bege. Aos 0min59s, uma outra peruinha sobre a calçada — antigamente no Rio podia parar na calçada, lembram? — que me pareceu azul, ou cinza, mas é difícil precisar o ano. A 1min01s, do lado direito, muito rápido, aparece um Belcar talvez marrom, igualmente sem possibilidade de se saber quando foi fabricado. Depois, a 1min43s, um lindíssimo Belcar branco 65 ou 66 (a grade denuncia). Por fim, a 2min04s, do lado esquerdo, um Belcar cinza com a capota branca que pode ser 61, 62 ou 63.

Mas estou falando só de DKW. Vi também mais de um Karmann-Ghia (um deles marrom, incrível), um Esplanada, carrões americanos, várias Kombis, Fuscas e Gordinis. E para quem mora no Rio, deve ser muito legal tentar identificar os prédios da orla. A imensa maioria ainda está no lugar. Quase todos, eu diria.

Se alguém achar o filme inteiro, avise.

17 comentários

  1. Ricardo Cardoso disse:

    Me chamou a atenção (sabe-se lá porquê) os letreiros da Esso e da Atlantic. Muito legal.

  2. Pepeu disse:

    Eu consegui ver letreiro da antiga loja da Mesbla no Passeio, Ia muito nessa loja ver coisas que eu não podia comprar.

  3. Luis felipe disse:

    Em 70 vc morava no Rio, nao?

  4. Luiz Andrade disse:

    E você ainda tem a carrocinha da Kibon!!

  5. CAIO CARVALHAL disse:

    Se alguem se interessar por detalhes:

    https://en.wikipedia.org/wiki/The_Girl_from_Rio

    http://www.imdb.com/title/tt0062808/?ref_=nv_sr_1

    E um dos maiores especialistas em Jess Franco eh um brazuca……mas acho que ja avancei demais no tema filmes prum blog de automobilismo….

    http://filmesparadoidos.blogspot.com.br/

  6. CAIO CARVALHAL disse:

    The Girl From Rio, do lendario Jess Franco. Filme espetacular, tenho em DVD, dificil de achar. O clone de James Bond vem ao Rio, na verdade na Ilha de Femina, cuja locacao eh o MAM dos anos 60, pra resgatar uma arma poderosa. A cena de perseguicao no meio de um bloquinho em santa tereza eh um classico. Tem um dialogo interessante, quando ele pergunta para a morena se nao seria inconveniente uma mulher casada (ela) entrar no quarto de hotel dele, ao que ela responde: “Don´t worry…this ir Rio”, e o legendador achou por bem traduzir: “nao se preocupe, isso eh real”. O filme tem nome alemao pq o Jess Franco estava sob contrato de uma produtora alema, mas o filme eh meio espanhol, meio americano.

  7. Pedro Moral disse:

    Putz! O que fizeram com essa cidade ….

  8. Flavio Gonçalves Francisco disse:

    Os vídeos estão aparecendo fora de ordem aqui.
    Cada vez que abro a página muda, nunca estão de acordo com a postagem sobre o assunto que estou lendo.

  9. Newton Chan disse:

    Olha o caminho … Começa na Vieira Souto, vira e cai no Flamengo (Av Rui Barbosa – que era mão dupla !!!), pega uma rua que não consegui identificar, depois volta para Av Atlântica – Copacabana, depois entra no acesso onde tem a Igreja Nossa Senhora de Fátima (e mais na frente onde fica o atual Shopping Rio Sul que ainda não existia) e no final para onde parece ser o MAM

  10. nardini disse:

    No Rio dos anos 60 ainda rodavam estas funerárias com estilo filme de terror inclusive uma aparece também no filme do Lein Hirzman ” A falecida” veja no link .http://www.imcdb.org/vehicle_453776.html

  11. Renato de Mello Machado disse:

    É e de cara você olha um ônibus maravilhoso,depois na parte do túnel tem outro só de traseira.Só carreta aparece nesse filme.Teve um cara na minha cidade quê fez a mesma coisa,pegou uma Chevy Brasil preta pintou detalhes dourados e botou sto antônio dourado (no meu ver não combina sto.antônio com essa pick-up).Ficou parecido com a “trapizonga”.Se eu pegasse essa Brasil eu pintaria tudo de preto,para acertar a merda feita..

  12. André Filipe de Sene Rodrigues disse:

    Pesquisando rapidamente, aparentemente é um filme alemão de 1969 chamado Die sieben Männer der Sumuru.
    Foi lançado com esses títulos::
    The Girl from Rio
    The Seven Secrects of Sumuru
    A Garota do Rio (Brazil)
    La ciudad sin hombres (Spain)
    Le labbra proibite di Sumurù (Italy)
    Sumuru regna di femina (Italy)
    7 fredlösa män (Sweden)
    Future Woman (USA)
    Mothers of America (USA)
    Rio 70 (USA)

    Aqui tem um link pro filme completo:
    http://www.dailymotion.com/video/x2eocm4_the-girl-from-rio-1969-feature_shortfilms

    E aqui tem a página dele no IMCDB ( internet movie cars database ) com alguns dos carros identificados:
    http://www.imcdb.org/movie.php?id=62808

  13. Iam Cantarino disse:

    Parece ser este filme aqui:
    “Die sieben Männer der Sumuru” no original, e “A Garota do Rio” português.
    Estrelado pela bond girl Shirley Eaton:
    http://movie.trailerapi.com/rio-70-trailer-watch/

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>