MENU

segunda-feira, 26 de setembro de 2016 - 9:54Arquitetura & urbanismo, DKW & cia.

ENCHE O TANQUE

12-Fotos antigas de DKW

Quase certeza que já publiquei e que já perguntei a mesma coisa, mas… E esses postos com essas luminárias lindas, o que deles (e delas) foi feito? E o que foi feito desse Rio que tinha DKW e Mustang circulando alegremente pelo Aterro?

30 comentários

  1. GUILHERME COSTA GOMES disse:

    Adorei o letreiro da BRAHMA estilo hollywoodiano.

  2. adilson disse:

    postos, tem um ou dois mas, cobertos..luminarias, ja foi a muito.

  3. César disse:

    Lembro dessa foto, de fato já fora publicada. Entretanto, vale o repeteco. É uma paisagem muito bonita. A urbanização Glória-Flamengo é obra de Affonso Reidy. As luminárias, até onde sei, tiveram seu projeto realizado pela arquiteta Maria Carlota Costallat de Macedo Soares, parisiense filha de brasileiros, de um modelo de tecnologia europeia visto por ela em Portugal.

  4. Grecchi disse:

    Flavio,
    O posto continua lá com pequenas alterações, pois trabalho quase em frente a ele. O que mais difere de antes e hoje é de que as árvores cresceram. Existem outros 2 no aterro: um na altura da Gloria e outro no Castelo.
    Reza a lenda que a curva anterior a esta reta na foto tem o relevê ao contrário para que forçassem a diminuição da velocidade no trecho (quem me contou foi o Eng. Darci Aleixo Derenusson ex-presidente do CREA-RJ e um dos engenheiros que participaram da obra).
    É claro que não funcionou…

  5. askjao disse:

    Os postos ainda existem, alguns. Sobre o Rio, está sendo feito dele o que normalmente se faz neste país desde Cabral. A corrupção, os bandidos, as mílicias e principalmente, a própria população está sugando tudo que se pode desta cidade. Está impossível viver aqui. E estou querendo urgentemente sair fora. Me livrar desse povinho.

  6. Victor Serrão disse:

    Esse posto ainda existe, mas está bem diferente. Fica no sentido centro, na Enseada de Botafogo, logo após o final da praia. Já abasteci muito por lá.

  7. André Lissonger Jhoow Profeta disse:

    Acho Que os Apresentadores e AFINS das redes de TVs, pensam que somos ANAUFABURROS, OU IDIOTAS. Hoje no CANAL fechado FOX SPORT 73, “O MESMO DAS BABOSEIRAS DO FOX RÁDIO, AS TREZE HORAS”, o QUERIDO Flavinho num programa sobre disputas de corridas automobilísticas, colocou em questão, “para votação pela internet”, quem foi o ou é, o maior piloto de todos os tempos. Será que esses jornalistas já ultrapassaram todos os limites do seus próprios poderes e subestimação da capacidade do povo? E ainda, sobre o mesmo povo, de ter um mínimo de conhecimento ou, até mesmo sabedoria sobre os esportes, e eles é que sabem tudo, e são os donos da verdade? Em primeiro lugar deixo claro que 70/80% dos jornalistas esportivos pensam, ou acham que o povo é burro sobre qualquer tipo de coisa, e por que não, o esporte? E por isso, os idiotas , “nós”, que os assistem não temos nada para acrescentar. Aja visto que o espaço e o limite de tempo ou caracteres, para nossas MENSAGENS OU OPINIÕES ao vivo, são simplesmente ridículos-las. Em segundo lugar, como não nos dão direito ou espaço, ÚTIL”, para opinar ou contestar, dizem e discutem aquilo que gostam ou odeiam sem a maior cerimônia, mesmo sabendo que tem um monte de babacas, elas e eles, inclusive eu, assistindo tanta idiotice sem podermos interferir ou opinar. A propósito do maior piloto de todos os tempos, meu querido FLAVINHO, “sou seu fã, sou seu fâ não, “sou muito seu fâ”,” mas. não se pode fazer comparações distintas, em função de épocas tão indistintas, e diferentes de pilotagem, segurança, regras e principalmente tecnologia, além do mais, existiram diferenças entre pilotos, como hoje, das mesmas épocas entre eles, principalmente nos tempos idos. Hoje as coisas estão muito mas para os $$$$$, E As Tecnologias avançadas, ou não, AS EQUIPES e a MARCA DA VEZ., só para exemplicar: A WILLIAMS daquelas épocas COM LETRAS MAIUSCULAS FOI WILLIAMS, williams, e hoje williamsinha. E A FERRARI? A FOI FERRARi Que era FERRRI, E HOJE é ferrari….. O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS? O mAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS NÃO PODE SER INDICADO, OU ESCOLHIDO, PORQUE O MUNDO MUDOU E A Fórmula 1, letras miudas, FALIU COM TODAS AS SUAS TECNOLOGIAS E CIFRÕES. NÃO EXISTE MAIS ROMANTISMOS, SAUDOSISMO E NEM TESÃO. QUEM GANHA NA F1, são os que desistiram de assitir, como eu, e que já sabemos quem vai ganhar ou perder. ME DESCULPE, e Com todo respeito FLAVINHO, PORQUE CONTINUO E CONTINUAREI SEMPRE A SER O SEU FÃ.

  8. GARRET disse:

    Agora é tudo LED……….

  9. Cláudio Cruz disse:

    Bom dia Flávio.

    Eu acho que esse posto não existe mais, mas se estiver enganado ainda é BR. Não costumo passar muito por lá, mas que eu lembre, tem um em Botafogo, logo depois do antigo Canecão, um na Av. Rui Barbosa e um outro já chegando no Centro.
    Abçs.

  10. Luis felipe disse:

    Nos anos 80 e 90 nego abndanava estes Mustangs …
    Camaro 74 então….

  11. Durvaldisko disse:

    O Aterro ,durante muitos anos, predominou a bandeira da Shell .Depois, a Petrobras.As luminária foram sendo substituidas pelos altíssimos postes ou “frios palmeirais de cimento”,na poesia de Caetano.O Rio, perdeu muito de sua beleza provinciana e, o Aterro, continua lutando para se manter fiel ao projeto original..O que redime é a sua incomparável geografia.

    • Andre Decourt disse:

      Os postes de 45 metros já existiam no Aterro e foram concebidos junto com o projeto do jardim. São postes de 45 metros de altura com 6 luminárias de 4.000 W cada de vapor multi-metálico ( hoje trocadas por leds). Esses postes respeitavam o estilo geral dos grandes postes, usando lampadas de mercúrio de 400W, bem como os ainda menores que ficavam nas áreas de estacionamento e usavam originalmente lâmpadas incandescentes de 200 W

    • Andre Decourt disse:

      E o Rio nunca foi provinciano, era somente menos complicado e correto politicamente, só isso !

  12. Sergio Paulo disse:

    Flavio, o posto ainda existe, é bandeira BR, mas não tem mais as luminárias. Essas luminárias são uma espécie de miniaturas das que são utilizadas até hoje no aterro. Eu não conheci o aterro dessa forma, com esse charme, mas ainda é um lugar muito bonito. Essa foto é da pista sentido Aeroporto Santos Dumont

  13. MAURICIO VICTOR disse:

    A foto anterior (em preto e branco), era do posto BR em frente ao Russel/Hotel Glória (R.I.P), acessado pela Praia do Flamengo, próximo ao centro da cidade. Já este fica na outra ponta do Aterro do Flamengo, em frente ao Morro da Viúva, com vista para a Enseada de Botafogo, Pão de Açúcar e Corcovado. Acredito que as luminárias se perderam por 2 motivos: mudança de “layout” de todos os postos da rede e também pelo fato desse layout não oferecer nem sombra nem proteção para as chuvas. A diferença desses postos na orla é que sua cobertura é muito menor e mais baixas do que o habitual da rede BR. Se não me enganos todos os postos da orla carioca (onde não se podem construir prédios) são BR com esse perfil menor.

  14. Thiago Gomes disse:

    Flavio,
    Eu moro um pouco a frente dessa localizacao da foto e, o posto e os postes, continuam la. So` que agora eles estao encobertos com arvores. Esta` lindo e te convido para tomar uma cerveja aqui quando vier.
    Grande abraco,

  15. Alvaro Ferreira disse:

    Esse posto ainda existe, no Aterro, em frente ao Morro da Viúva. Hoje em dia tá muito diferente, com a bandeira BR, cobertura, etc… Não tem mais as luminárias e as árvores cresceram muito.
    Era um Rio bem melhor do que esse de hoje. A gente encontrava o pessoal do Pasquim e a Leila Diniz bebendo chope a tarde inteira no velho Jangadeiros, servidos pelo Paulista, épico garçon que tinha sua própria garrafa de vodka atrás do balcão e ficava mais alto que os fregueses… Não existia a expressão “politicamente correto”, não tinha celular, não tinha internet, já tinha pílula e…… a gente era mais feliz.

  16. Paulo F. disse:

    Este Rio foi exterminado pelos bocais “mudernos”!

  17. Antonio disse:

    Putz, frentista sofria nessa época. Ficar em baixo desse solzão, sem uma cobertura sequer.

  18. Jean disse:

    1 – impressão minha ou lá na frente é um Fusca Kabrio com capota branca?

    2 – os motoristas do DKW e Mustang estavam com dificuldade de se manterem nas respectivas faixas

  19. Andre Decourt disse:

    O posto está no mesmo lugar, mas com bandeira BR, as bombas foram trocadas logo depois da Shell perder a concessão as luminárias, que respeitavam o plano geral de iluminação do Aterro foram retiradas nos anos 90, quando os postos ganharam cobertura.

  20. Marco Cordobe disse:

    Flavio:
    Ainda existe pelo menos um posto BR destes na orla do Rio. Passei por lá no mês de março, mas está diferente, com cobertura…as luminárias, pra ser honesto, não reparei se ainda são as mesmas, mas provavelmente não! O que passei fica perto do forte de Copacabana. O Rio de janeiro continua lindo, como já disse tantas vezes o Gilberto Gil…o que foi feito deste Rio da foto? Boa pergunta…infelizmente não tenho uma boa resposta pra te dar….só a saudade de tempos onde as vidas eram mais importantes que os bens.
    Abraços e sorte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>