MENU

quarta-feira, 21 de setembro de 2016 - 11:51F-1

SERIA BOM

alonso1617

SÃO PAULO (muito bom, aliás) – Ontem no “Paddock GP” falei sobre a quase impossibilidade de uma virada na relação de forças da F-1 quando uma equipe passa a dominar absurdamente e o regulamento não muda. Foi assim com a McLaren nos anos 80, com a Williams nos anos 90, com a Ferrari nos 2000, com a Red Bull nesta década, com a Mercedes agora. Notem que esses domínios só terminaram quando mexeram nas regras.

É o mesmo agora. Por isso, imaginar uma revolução para 2017 é algo possível, embora a questão dos motores permaneça sendo um dos calcanhares de Aquiles da categoria. De qualquer forma, tem pneu novo e aerodinâmica nova no ano que vem, o que pode permitir uma reação de times tradicionalmente fortes que, desde 2014, têm levado seguidas surras da Mercedes. Falo especificamente de Red Bull, McLaren e Ferrari. Não, não falo da Williams. Essa, na minha visão, foi rebaixada de vez para a classe das equipes médias. Não vejo no horizonte próximo, especialmente pela pouca ambição no que diz respeito a pilotos, uma chance de a Williams voltar a ser grande.

Digo tudo isso para sustentar a afirmação de Alonso, de que a McLaren entra no próximo campeonato para brigar pelo título. O espanhol, acredito, pendura o capacete no final do ano que vem — a não ser que se entusiasme demais com o que pode acontecer no Mundial. Seria muito legal vê-lo brigar para ser campeão de novo. Já se vão dez anos desde a conquista pela Renault — foi bi em 2005 e 2006. Fernando teve uma ou outra chance de aumentar a galeria de títulos, especialmente em 2007 pela McLaren e 2010 pela Ferrari. Não conseguiu. Mas é, claramente, alguém que ganhou menos do que deveria e do que mereceria.

Assim, declaro oficialmente minha torcida pela McLaren e por Alonso no ano que vem. Seria demais vê-lo encerrar a carreira com um tricampeonato debaixo do braço. E seria, sobretudo, muito bom que mais de uma equipe brigasse por vitórias nesta F-1 que, desde 2014, se acostumou apenas a ver carros prateados na frente.

Ah, é preciso dizer que, apesar disso, o campeonato está muito bom. Não é a primeira vez que uma equipe domina um Mundial. Mas disputas internas como esta entre Rosberg e Hamilton não são tão comuns assim.

54 comentários

  1. André Fonseca disse:

    “Ganhou menos”???

    O Picaretonso só é campeão do mundo quando teve o melhor carro (até aí normal) E UMA FORNECEDORA DE PNEUS totalmente voltada para a equipe que ele estava!!!

    Não fosse isso, seria um Barrichello da vida, com todo respeito ao Barrichello.

  2. Alfredinho disse:

    Mesmo que a McLaren ressurja como força a ponto de disputar título em 2017, posso adiantar desde já que Alonso não será campeão. Basta o Flávio Gomes apontar ou achar que um determinado piloto tem reais possibilidades ou será campeão, para ele perder o título.
    Parece que é um tipo de maldição que assola os grandes profissionais.

  3. Gideon disse:

    Se a McLaren fizer um carro competitivo o Stoffel Vandoorne vai ser campeão.

  4. Vicellez disse:

    Ano que vem é Alonso campeão!!!!!!!!!!!!

  5. Christian Horny disse:

    Quando mudarem as regras vai dar Red Bull de novo

  6. Marcelo Campos disse:

    Precisamos sempre falar de Cingapura/2008 quando se trata de Alonso. À época, largar em 15o., e parar na volta 12, em uma pista travada, era a estratégia mais idiota que uma equipe poderia fazer. Qualquer piloto com o mínimo de discernimento recusaria uma estratégia assim, ainda mais Alonso. Impossível que ele não soubesse da maracutaia.

    Afonso é um piloto de talento impressionante, e por isso mesmo não poderia se dar ao luxo de participar de um episódio tão grotesco. Aposentar com apenas dois títulos, algo incondizente com seu talento, seria um alento para uma punição que ele nunca teve.

  7. Daniel Ramos de Oliveira disse:

    Desde o domínio da Mercedes, esse campeonato de 2016 foi o melhor de todos, por conta dessa briga Rosberg x Hamilton, que pelo jeito vai até o final do ano. Mas tenho que discordar de você Flávio, acredito que a mais quem tem potencial pro próximo ano é a dupla Red Bull-Renault, que com o Illien, têm uma grande chance de próximo ano fazer um carro vencedor, com as novas regras. Mas pra ser ótimo seria uma briga equilibrada entre Mercedes x Mclaren x Red Bull x Ferrari, com boa dose de alternância de vencedores.

  8. Danillo Ninck disse:

    Na história mais recente da F1, o regulamento que rendeu campeonatos mais interessantes e disputados foram de 2005 a 2008, com ao menos 3 equipes disputando o título. Outro campeonato muito bom foi o de 2012 com seis pilotos diferentes ganhando as 6 primeiras corridas.

  9. Rodrigo disse:

    E esse cabelinho + pose do Alonso estilo Ayrton, hein ???

  10. Marcelo R. disse:

    Somos dois Flávio, com carros mais insanos acho que ele tem muitas chances.

    A McLaren termina o ano atrás de Mercedes, RBR e Ferrari, isso se a equipe de Maranello não continuar descendo a ladeira. Acho que Alonso fez a escolha certa, talvez devesse ter tirado um ano sabático em 2015, mas o avanço da McLaren é consistente.
    Do jeito que as coisas estão, a perspectiva de 2017 é muito melhor na McLaren do que na Ferrari. Vettel já deve ter percebido isso, afinal os erros se repetem. A do último GP foi inconcebível, montar a suspensão errada. Algo parecido só com o Alonso em 2014 quando mandaram ele pra classificação com a bateria do ERS descarregada.
    Quando o motor Honda estiver no patamar das outras equipes, a esquadra de Woking pode sim voltar a vencer. E seria muito bom vê-lo se aposentar com um título que faria justiça ao talento do espanhol.

  11. É engraçado, isso.

    Na maior parte da carreira me vi torcendo mais contra o Alonso do que a favor.

    Nada contra ele, não tenho nada contra piloto algum.

    Mas desde que perdeu o título em 2012 – acho que merecia ainda mais do que em 2010, acho que foi o melhor mundial entre todos – , passei a ter uma tendência a torcer pelo espanhol.

    E agora, no ocaso da carreira e com toda a história de ressurreição pela qual passam ele e a McLaren, seria muito legal mesmo.

  12. Eduardo Cordeiro disse:

    Assino embaixo (ou em baixo)!

  13. Danilo B Hatzlhofer disse:

    Estamos nessa desde 2009 com a Brawn, depois Red Bull e agora Mercedes, da uma desanimada.

    Flávio Gomes, mudando de assunto, quais as notícias mas atuais sobre Schumacher?

  14. Fernando disse:

    Tô junto nessa torcida Flavinho!!! Tudo de bom meu show.

  15. Gabriel P. disse:

    Trapaceou uma vez, trapaceia mil.
    Ja´mostrou seu carater e moral.
    Não deveria estar na F1
    Agora….
    Como estamos no Brasil em que quase todos querem levar vantagem e cínica e hipocritamente se dizem contra a corrupção (dos outros é claro) o piloto em questão é ídolo de muitos.

  16. Eduardo disse:

    Nossa, concordei com tudo que vc escreveu! Que lucidez lhe acometeu dessa vez? KKKK

  17. Paulo Pinto disse:

    Estou torcendo para que o espanhol volte a lutar pelo título em 2017. É mais gostoso vê-lo “morrer na praia” do que se arrastando pelas pistas do mundo.

  18. É o que espera o Fernando Alonso, que a McLaren mude da noite pro dia entrando na luta pelo título porque sua aposentadoria já está batendo na sua porta, e caso isso não aconteça ela será certa!

  19. Celio ferreira disse:

    Alonso e sua soberba, não da pra torcer para um cara que se acha o supra sumo
    da pilotagem , êle é sim o supra sumo da picaretagem ( Cingapura 2008 )

  20. Michelez Alonso disse:

    Dizem por aí que a Apple negocia comprar a McLata.

    Ia se i-Lário!

    Ou, talvez, i-Laren!

  21. Tales Guimarães disse:

    Eu sinceramente também torço para que a McLaren e o Alonso estejam em condições plenas de brigar pelo campeonato de pilotos em 2017. E torço mais ainda para que o Alonso seja mais uma vez … vice-campeão. Ele merece.

  22. Fuddel disse:

    Eu imaginava um 2016 bom, mas está superando as expectativas. No início do ano, o bom motor Ferrari-2015 era responsável por empurrar o ótimo chassi da todo Rossi, que diziam tão bom qto da Redbull, hoje ao que parece o motor honda já é superior ao Ferrari de 2015, com um ano a menos e com fichas no bolso. É sem duvida o maior salto que já vi, algo impensável de vermos o Vettel fazendo, só traçar um paralelo com a Ferrari atual.
    O Alonso em 11o só mostra o piloto completo que é, e se comparar as provas que ambos pilotos da mclaren terminaram a surra no Button é enorme.
    Vai ser interessante 2017, mas, gostaria de ver Alonso e Paddy Lowe de novo.

  23. Fabio de Deus disse:

    Concordo com tudo! E também torço muito pelo retorno da McLaren e de Alonso em 2017. Braço tem, acho que falta só um pouquinho de carro.

  24. Luiz Carlos disse:

    Boa sua aposta !!! ainda tem um rumor que a Apple quer entrar na F1 e pretende comprar a McLaren.

  25. Marcio disse:

    Seria melhor ainda vê-lo vice-campeão novamente. De preferência à la Interlagos 2008!

  26. Anselmo Coyote disse:

    De fato 2000 a 2006 a Ferrari dominou, mas tinha McLaren e Renault na disputa, com o Kimi sendo vice do Schumacher em 2003 e do Alonso que foi campeão duas vezes. Em 2007 e 2008 a McLaren tinha notavelmente dois carros que eram foguetes, mas Alonso e Hanilton foram batidos em 2007 pelo Kimi e sobrou para a melho9r equipe só em 2008 com Hamilton. 2009 foi atípico, com BrawnGP arrasando tudo. Mas de 2010 a 2013 foi um porre. Numa corrida de 60 voltas a Red Bull terminava 40s à frente do 2o colocado, o que significa que era mais rápida mais de 0,5s por volta. E, pior, não havia dois pilotos na Red Bull, não havia disputa nem entre eles. Aquilo era maçante.
    Abs.

  27. Pedro Moral disse:

    Concordo em genero, número e grau (nova essa, hein?).

    Arriba, el Fodón de Asturias !!!

  28. valter disse:

    A Mercedes vai continuar dominando porque tem o melhor motor ou unidade de força, o melhor carro, um piloto fora de série, um piloto ótimo e o mais importante: muita grana prá “azulejar chiqueiro”, como diz o grande Maluhy.

  29. Jader disse:

    Sei não… Das outras vezes não eram alemães os invencíveis.

  30. Rafael Moleiro disse:

    E por falar em McLaren, e essanotícia que está rolando que a Apple poderia comprar a equipe?

    Aguardamos seu comentário para saber até que ponto isso pode ou não acontecer…

  31. rogerV disse:

    Concordo! Gosto da tocada do Alonso… creio que seria o “ultimo campeonato da ‘velha geração’…. a gurizada esta vindo com tudo!!!

  32. Mauricio Rocha disse:

    Eu diria até que seria fundamental que isso tudo acontecesse no ano que vem.

  33. Mentecapto disse:

    Flávio, “tamu junto”!! Também torço por esse piloto, que tem uma rejeição exagerada pelos torcedores daqui, talvez pelo episódio de Cingapura em 2008, mas tem uma pilotagem que enche os olhos.

    Torço também pelo Ricciardo, que na minha opinião é o melhor piloto em atividade na F-1.

  34. Claudio Aun disse:

    El Fodon faz diferença na pilotagem , a Mac Laren esta no caminho inverso da Willians

  35. guilherme disse:

    Já distribuíram senha pro chato que comenta em 100% dos posts debochando do Alonso?

    Tomara que as novas regras deem uma chacoalhada na ordem de forças na F1. Não é torcida contra a Mercedes, ela pode até ser campeã de novo, mas sem a previsibilidade de que apenas Rosberg ou Hamilton conquistarão a pole e vitória salvo imprevisto muito grande como uma quebra ou acidente.

  36. Michelez Alonso disse:

    Mas os pneus para o ano que vem serão da Michelin?!

    10 anos sendo entubado and counting…

    Deve doer.

    Por outro lado, o mundo real fora da Matrix é esse:

    http://grandepremio.uol.com.br/f1/noticias/mercedes-admite-superioridade-de-vettel-no-gp-de-cingapura-se-tivesse-largado-onde-costuma-venceria

  37. Flavio Gonçalves Francisco disse:

    Seria ótimo ver o Alonso com um carro a altura, dando uma canseira nessa molecada sem sal que pilota hoje.

  38. Kiko Costa disse:

    Se esse rumor no link abaixo for verdade, dinheiro pra McLaren voltar ao topo não vai faltar.
    (A fonte é de um respeitado site de tecnologia)
    http://www.theverge.com/2016/9/21/13000666/apple-mclaren-acquisition-deal-autonomous-cars

  39. David Santos disse:

    Também ponho algumas-boas-fichas que a Mclaren-Honda vai ser competitiva em 2017. Más para brigar ali com a Mercedes & Red Bull aí já éh outros-quinhentos. Vejo no corpo-técnico destes dois principais times nomes que darão as suas respectivas escuderias condições de se manterem no topo e brigar por vitórias e campeonatos. Pra ser sincero não vejo a Ferrari brigando em 2017 pelo campeonato. Mas seria realmente muito-legal ver a Mclaren de volta aos bons tempos!

  40. GARRET disse:

    Existe muita diferença entre SONHO e FANTASIA. Alonso realmente é campeão em falar, e a McLaren passar um rodo em todo mundo é pura FANTASIA, pois a MERCEDES, FERRARI e RED BULL teriam que parar de trabalhar para acontecer isso, e mesmo assim……….

  41. Paulo Pinto disse:

    Hahahahahahaha! Você é muito hilário!

  42. Junino Fogueira disse:

    Hilário porque? A McLaren vem contudo ano que vem e numa dessa o Alonso ganha e você, Pinto vai ter que engolir!

  43. Alfredinho disse:

    Os fãs de Alonso teimam em ressuscitá-lo a cada temporada e o resultado é a decepção de sempre.

    Esse assunto já gastou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>