MENU

terça-feira, 20 de dezembro de 2016 - 19:11F-1, Grande Prêmio, Imprensa

FECHOU, E FEZ BEM

extra222SÃO PAULO (meninada danada) – Foi antes do meio-dia que o Grande Prêmio confirmou e publicou: Massa assinou com a Williams e será piloto da equipe no ano que vem se a Mercedes fechar com Bottas.

Quem acompanha o site (e este blog) sabe que vínhamos perseguindo essa história havia algumas semanas. Quando cravamos, está cravado. É um furo mundial? É. Muda nossa vida? Não. Apenas fazemos jornalismo.

“Ah, mas tem de esperar o anúncio oficial”, têm argumentado alguns pirilampos de redes sociais.

Uai, podem esperar o que quiser. Se o anúncio oficial sair daqui a uma semana, ou um mês, tanto faz. O que está feito, está feito. Estamos afirmando que já fechou, e uma das tarefas do jornalista é tentar saber antes o que todo mundo, mais cedo ou mais tarde, vai saber.

Foi assim em 1999 quando, em agosto, publiquei o contrato de Barrichello com a Ferrari, salários inclusive. Não estamos falando de internet, ainda — era algo incipiente. A notícia, dei nos jornais para quem escrevia e na rádio onde trabalhava.

Meses depois um vetusto diário quatrocentão, hoje quase falido, publicou a mesma coisa como se fosse exclusivo e “antecipando” a contratação do brasileiro.

Achei engraçado.

Como achei engraçado quando jornalistas brasileiros, “under request” do personagem, decidiram publicar todos no mesmo dia a notícia de que ele tinha fechado com a Williams — meados de 2009. Para azar de todos eles, eu soube desse acordo chinfrim, feito semanas antes do dia combinado. Óbvio que publicamos na hora — já no Grande Prêmio. Todas as partes negaram. Semanas depois, veio o anúncio oficial e todos esses colegas, no dia, deram a notícia como se estivessem antecipando algo.

É meio ridículo fazer esse tipo de acordo com quem é objeto da notícia, aquele sobre quem você tem a missão de escrever e falar.

Notícia não se guarda num baú, é uma das máximas da profissão. A não ser que ela possa ser prejudicial a alguém — caso do sequestro da sogra de Ecclestone, por exemplo, quando decidimos que não iríamos publicar nada sobre o andamento das investigações para não colocar em risco sua vida.

Agora, notícia de mudança de equipe, de assinatura de contrato, jogador indo de um clube para outro, técnico sendo demitido, essas coisas do dia a dia do esporte… Bem, tudo que nossos leitores querem é saber antes das coisas.

Aqui, sabem.

102 comentários

  1. luiz alberto disse:

    O pior será se o Troll ,só de brincadeira ,massacrar o Felipinho da R G T . Bem sê não for bem ,que pelo menos arrume novas desculpas ,pois a do pneu , que é igual para todo mundo ,já não copa mais. Que seja ,no minimo ,mais criativo em suas desculpas para maus resultados .

  2. John Player disse:

    E pensar que essa equipe um dia já teve como pilotos a sequência Mansell + Piquet, Prost, Senna…
    Hoje pedindo a “volta” do agora ex-aposentado (mais ainda semi-aposentado) aquele que eles, a própria equipe, não quiseram renovar contrato, Felipe Massa…
    Se ainda fosse um campeão, um mestre. Mas não.
    E ainda vão pagar bem! Por isso que o furo do bolso da Williams está sempre aberto.
    Fim de feira. Decadência.
    CAI LOGO WILLIAMS!!

  3. Eddie disse:

    Pqp se Zacarias levar toco do Troll vai ser muito trollado pela galera kkkkkkkkk

  4. Leonardo Mansur disse:

    Lembro de uma “cravada” do Bruno Senna na Caterham, se não me engano, que acabou não se confirmando… Reginaldo Leme cravou Nasr na Force India… Existem fatos e rumores, mas tenho certeza que algo muito maluco aconteceu nesses casos para que a notícia não se confirmasse.

    Grande abraço, FG.

  5. Welquer disse:

    A velocidade nas comunicações trazidas pela internet é absurda, pensar que a poucos anos a velocidade máxima de um “furo” era o jornal do dia seguinte.

    Hoje a briga pelo furo está na casa dos minutos, e esse do Massa é um bom exemplo: como as publicações “ainda” não informam os segundos das postagens, o vencedor deste é no máximo 1 (Um) minuto.

    E como o barulho foi meio alto sobre a quem se deve ou a quem se dão o credito, na dúvida olhem as datas, melhor dizendo a hora e minuto, basta um tempinho (bem pouco) para se saber quem está ludibriando o leitor; claro que grande parte destes não percebem o engodo, por diferentes razões: boa-fé, confiança, preguiça, etc.

    No cenário da Mercedes com a vaga sendo disputada apenas entre os dois candidatos que dizem, acredito que os jornalistas já tenham dois textos redigidos (se não tiverem, deveriam) um a favor do candidato A e outro a favor do candidato B, e correndo atrás da primeira fonte confiável que respalde a publicação, sob pena de não dar o furo porque perdeu alguns minutos redigindo o texto.

    Isso se o tal candidato não tuitar ele mesmo a novidade e acabar com o esforço do profissional da impressa que passou dias/semanas perseguindo a história.

  6. Fernando Linhares disse:

    Agora aquela despedida que foi emocionante, por um capricho do destino, virou último capitulo de novela mexicana de brega.

  7. John Player disse:

    “Massa assinou com a Williams e será piloto da equipe no ano que vem…
    …SE a Mercedes fechar com Bottas.”

  8. Brabham-5 disse:

    Para quem gosta de derrota, bom proveito.
    Incrível como tem pacheco que se revela numa hora dessas.
    E criticavam até tempos atrás a Globo, o Galvão Bueno.
    Eu, como não assistia F1 para torcer por Massa e Barrichello, prefiro ver a disputa entre CAMPEÕES, mais uma vez vou torcer para que a chicane ambulante da Williams não atrapalhe a corrida de Hamilton, Verstappen, Alonso, Vettel, Raikkonen, Ricciardo, Pérez…
    E infelizmente, mais um que não sabe a hora de parar tira a oportunidade, direta ou indiretamente, de outro piloto brasileiro.
    Aí no fim do ano o veterano vai fazer aquela cena toda de novo e vai receber aplausos com a bandeira do Brasil nos ombros. Como fez bem ao automobilismo brasileiro, não?
    E em 2018, NENHUM BRASILEIRO NA F1.
    Meus irônicos aplausos para os pachecos do momento.

  9. Fausto disse:

    O Massa vai substituir o Rosberg na Mercedes !! O “Sapatos” fica onde está !!

    • Renato F1 disse:

      Também estou torcendo por isto. Se Toto Wolff “abrir” os olhos, assina o contrato com Massa e não mexe na Williams. Aí, Massa, que não tem nada a perder, faz o ano de despedida no carro da Mercedes. Dá para beliscar alguma vitória para encerrar a carreira. Ou, no mínimo, fazer uma disputa com Lewis Hamilton (pelo menos na Mercedes não tem essa palhaçada de “Fernando is faster than you”). A disputa é na pista – mas sem quebrar os carros, senão o chefão dá uma bronca fenomenal.

  10. moisesimoes disse:

    - Que classe quando disse “under request” . Genial. Agora uma coisa que eu não posso confundir, são pirililampos que brilham naturalmente, “pirilampos de redes sociais” que naturalmente não brilham e pirilampos platinados que não brilham nem artificialmente.

  11. ags disse:

    Pigmeu na Williams. é igual arroz requentado…rssss

  12. Cristiano disse:

    O site da emissora oficial deu a notícia citando como fonte o site da Sky Sports italiana, não o Grande Prêmio. Esperaram quase uma hora até algum outro site publicar, Acho que teve gente ali que se mordeu de raiva. kkkkk

  13. Allan Rodrigues disse:

    No dia 18/12, às 9:09h, tuitei que Massa havia aceitado correr mais um ano. Como não sou jornalista passou desapercebido. Podem olhar lá: @allan_bhz_1971.

    Parabéns ao pessoal do Grande Prêmio pelo excelente trabalho! Aqui é jornalismo puro!

  14. Antonio disse:

    Incrível como o Grande Premio se esforçou para abordar negativamente em sua manchete dizendo que Massa corre o risco de ir da glória ao fiasco.
    Massa não tem nada a provar. A Williams já o conhece muito bem e sabe do potencial dele. Massa tem muito a contribuir e ensinar esse garoto novo a se adaptar a um Formula 1.

  15. Roberto Pedreira disse:

    Não querendo parecer descrente, mas ainda aposto no azarão Pascal Wehrlein.

  16. Alfredinho disse:

    Felipe agora tem que guardar a bandeira regada pela chuva de Interlagos, a mesma chuva que deu o título ao Hamilton em 2008 e usá-la na próxima despedida.

  17. Danir disse:

    Gostei. Agora, como diria a “Janete”, é torcer para que Nossa Senhora dos Novos Projetos seja benevolente com o Massa.

  18. Luis felipe disse:

    Você e seu trabalho (da sua equipe, que seja) estão se colocando a frente da noticia, só para lembrar

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>