MENU

sábado, 10 de dezembro de 2016 - 12:14F-1

FIM DE UMA ERA

schumiepatrese

SÃO PAULO (incrível) – Vejam que coisa curiosa um cara me mandou pelo Twitter. Não sei o nome dele, o cara usa um apelido que me pareceu absolutamente inapropriado, então não será mencionado. Mas a constatação que fez é interessante.

Com as aposentadorias de Massa e Rosberg, a próxima temporada será a primeira desde 1976 em que nenhum piloto que já tenha sido companheiro de Michael Schumacher estará na pista.

Para entender. Riccardo Patrese foi o companheiro de Schumacher — no caso, na Benetton em 1993 — que começou antes sua carreira, em 1977. Portanto, de 1977 em diante sempre houve um parceiro de Michael disputando o Mundial de F-1 — ele estreou em 1991.

Schumacher parou de correr pela primeira vez em 2006. Mas Massa, seu então companheiro de Ferrari, seguiu na labuta. Quando o heptacampeão voltou, em 2010, teve como companheiro na Mercedes Nico Rosberg.

Enquanto esses dois estivessem em atividade, pois, Schumacher estaria, digamos, representado no Mundial por um ex-companheiro — alguém que tivesse dividido com ele o mesmo box, carregando seus ensinamentos, dicas, sabedoria, técnica, convivência.

Agora, não haverá mais. Todos os companheiros de Schumacher largaram a F-1.

E pergunto a vocês: qual foi o melhor deles? Se não lembram de todos, aí vai a lista: De Cesaris (Jordan), Piquet, Brundle, Patrese, Lehto, Verstappen, Herbert (Benetton), Irvine, Barrichello, Massa (Ferrari) e Rosberg (Mercedes).

Eu acho que, de todos, o melhor foi Piquet, claro. Mas não foi exatamente o cara que mais enfrentou Schumacher — apenas nas últimas provas de 1991. Assim, quem deu mais trabalho a ele por mais tempo?

Tendo a responder “nenhum”, mas é claro que cada um terá uma opinião.

147 comentários

  1. Frank disse:

    O nobre jornalista Flavio Gomes insisti que Michael Shumacher é o melhor piloto de todos os tempos, fazer uma comparação como essa, qual piloto deu mais trabalho ao Alemão, em 1991 Nelson Piquet já estava em fim de carreira, no auge de Piquet Shumacher não teria nenhuma chance, se não tivesse acontecido o acidente com Ayrton Senna em 1994 não tenho dúvida que Senna seria campeão naquele ano, e digo mais, em 1995 também, basta vê que o primeiro título de Shumacher ele teve que trapacear para ganhar, jogando o carro em cima Damon Hill, a partir de 2000 na Ferrari já não havia mais pilotos de ponta para competir com ele, e ainda assim precisou de jogo de equipe para conseguir ganhar algumas corridas, quem não lembra de Barrichelo parando para o Alemão passar. Sim, os demais pilotos citados são irrelevantes.

  2. Frank disse:

    São comparações sem fundamento, pois Nelson Piquet já estava em fim de carreira, no auge de Piquet, Michael Shumacher não teria chance alguma, Shumacher só conseguiu bater praticamente todos os recordes por que na sua geração já não tinha grandes pilotos em atividade, basta vê que 1994 só foi campeão por que trapaceou jogando o carro em cima de Damon Hill, nos anos seguintes na Ferrari, até pra chegar em primeiro Rubens Barriquelo teve que dar uma ajuda, não tenho nem uma dúvida que se não tivesse acontecido o acidente com Ayrton Senna naquele ano, Senna teria sido campeão tranquilamente, e digo mais, 1995 também. Sim sobre os demais pilotos mencionado, são irrelevantes.

  3. Os Parceiros do Schumacher em geral foram subalternos dele, com exceção do Piquet e Rosberg. O Maluco Beleza do Eddie Irvine ainda chegou a herdar a luta pelo título de 1999 devido o acidente de Schumacher na Inglaterra, mas o próprio Schumacher não deixou ele ser campeão para não estragar sua história na Ferrari como primeiro campeão na equipe depois de 20 anos.

    • Megas Alexandros disse:

      Cara, memória ruim, heim!

      Gostando ou não do Schumacher, na época ficou bem claro que, ao voltar, o alemão trabalhou muito nas corridas finais para ajudar o Irvine.

      • Na Cama do Hospital o Schumacher falou que Irvine não merecia ser campeão dividindo a equipe Ferrari no meio, tanto que a equipe deixou o Irvine por um momento com três rodas no Pit do GP da Europa de 1999. No GP seguinte na Malásia o Schumacher volta cedendo a vitória pro Irvine, na decisão no Japão o Maluco Beleza do Irvine contava com ajuda do Schumacher pra vencer aquele GP dando o campeonato pra ele, mas o Schumacher de forma suspeita deixou o Mika Häkkinen escapar para a vitória conquistando o seu Bicampeonato deixando o Irvine em terceiro e com o Vice naquela corrida em 1999.

  4. Bola da Vez disse:

    A foto para ficar perfeita, tem que tirar Patrese e colocar Alonso. Ficará o mestre e seus pupilos.

    Ninguém merece!

  5. Manfred v. Richthofen disse:

    O dado realmente é impressionante pois de Patrese a Rosberg, os ex-companheiros de Schumi abragem 40 temporadas. Um feito historico.

    O registro é notável, porque pilotos como Fernando Alonso só tem um período de 20 anos até agora, com Tarso Marques, que estreou em 1996 (companheiro de equipe na Minardi em 2001). Vandoorne (companheiro de equipe na McLaren em 2017) teria que permanecer na F1 até 2035 para igualar o recorde (assim, Vandoorne teria 43 anos ). Raikkonen só tem um período de 22 anos, de 1994 (com Coulthard sendo seu companheiro de equipe na McLaren 2002-2004). Para igualar, Grosjean ou Vettel teria que permanecer mais 16 anos.

    Possivelmente alguém que pode bater este recorde é Rubens Barrichello. Seus companheiros de equipe vão desde 1980 com Andrea de Cesaris (companheiro de equipe de Barrichello na Jordan em 1994), mas que com Hulkenberg(companheiro de equipe de Barrichello na Williams em 2010), pode bater ou superar tal marca.

  6. Antônio disse:

    Nelson Piquet foi o melhor claro, Rosberg o superou mas nessa época Michael era apenas um ex-piloto que só voltou para a F-1 porque sua esposa achou seu novo passatempo então (corrida de motos !!!) extremamente perigoso, inclusive com alguns tombos bem sérios…

  7. Basilio disse:

    O melhor é fácil: Piquet. O pior é uma briga de gigantes: Rubinho vs De Cesaris.

  8. Brabham-5 disse:

    Para mim, minha dupla favorita, e na minha humilde opinião, a melhor dupla de pilotos que uma equipe de F1 já teve: Piquet + Schumacher.
    Pena que separados por uma geração.
    Teria sido uma dupla sensacional se fossem contemporâneos, estivessem na mesma faixa etária.
    Piquet + Schumacher na Benneton do jeito que foi, me lembra mais a dupla Lauda + Piquet na Brabham no inicio de Piquet na F1..
    O velho mestre e o novato promissor.

  9. Brabham-5 disse:

    FG, olha o que eu encontrei no youtube.

    F1, GP de Nurburgring (o antigo circuito loooooongo) de 1975. Sensacional.

    https://www.youtube.com/watch?v=DHhNOOewbhM

    “1975 German Grand Prix Highlights (no commentary, with race-guiding annotations)”

  10. Rodrigo Tossato disse:

    Acho que foi Rosberg…mas o melhor sem duvida foi Piquet. Aliás.,grande tema este. Dos campeões do mundo, quais tiveram os companheiros mais difíceis? acho que dos que me lembro foi Piquet…que teve Mansell, Keke, Shumacher, três pedreiras…

  11. GUS disse:

    Rosberg deu mais trabalho pelo momento que Schumacher passava, absolutamente normal aliás.

  12. Alex disse:

    Rosberg, com certeza, deu canseira em Schumacher. Na verdade, deu baile, pois Schummy levou dele direto.

  13. Pedro Perez disse:

    Em minha opinião Piquet
    Por falar em Piquet e fim de era, achei legal esse encontro aqui.
    https://www.youtube.com/watch?v=effubzWEX2Q

  14. Leandro Freitas disse:

    O unico que bateu de frente com ele foi mesmo Nico. E porque ele já tava mais na vibe piloto aposentado dando umas voltas pra matar a saudade.

  15. Ricardo Cardoso disse:

    Entre os que tentaram dar mais trabalho eu colocaria o Rosberg e quiçá Irvine. O Barrichello seria P3 nessa.

    E o melhor dos companheiros de equipe no geral é o Piquet, disparado. Nem acho que caiba tanta discussão nisso. Afinal ele foi o mais vitorioso do companheiros de equipe que o Schumacher teve.

  16. André Souza disse:

    O melhor companheiro, sem dúvida foi Piquet!!!!!
    Agora essa cronologia está muito louca… 1977… O Patrese nem sabia da existência do Schumacher… mas o tema é interessante…

  17. Riberto disse:

    Como esperei por um post desse!
    Agora faremos justiça.
    O dono do blog escreveu aqui que Michael Schumacher superou o Piquet quando foram companheiros de equipe na Benetton ford.
    Na classificação foi 4 a 1 para Schumacher.
    Na corrida, 3 a 2 para Piquet.
    Foram 5 corridas como companheiro.
    Piquet 4,5 pontos e Schumacher 4,0 pontos.
    Piquet 39 anos e Schumi 22 anos
    Na última corrida na Australia, Schumi rodou na chuva e Piquet chegou em quarto. Foram somente 14 voltas. Metade dos pontos foram contados

    E a história é imperdoável.

    Michael Schumacher foi massacrado nos três anos em que foi companheiro de Rosberg. M A S S A C R A D O !
    Agora o dono do blog poderia mostrar as estatísticas.
    2010 classificação
    Rosberg 14 a 5 em schumi
    2010 campeonato
    Rosberg 142 pontos
    Schumi 72 pontos

    • Flavio Gomes disse:

      “O dono do blog escreveu aqui que Michael Schumacher superou o Piquet quando foram companheiros de equipe na Benetton ford.” Onde, exatamente, escrevi isso? Agora, no mundo da crise cognitiva, não basta não entender o que o outro escreveu. Tem de citar literalmente a merda que se está pensando e que se atribui a outro.

      • Riberto disse:

        Eu não pensei nada. Só escrevi o que você disse. Falou sim que Schumacher era mais rápido que Piquet. E é verdade. Não há demérito nisso. Citei isso para dizer que não era justo comparar Piquet (fim de carreira – 39 anos) com Schumacher. E Schumacher (fim de carreira – 41 anos) com Rosberg.
        Só isso. Agora, você dizer que não falou é foda.
        Porque leio você desde que lançou o Grande Premio e sua coluna, blog. Porque antigamente era coluna. E leio você desde a Folha.
        Não quiz lhe ofender e nem estou aqui para isso. Apenas quis lembrar algo que me marcou. Schumacher foi mais rápido que Piquet (4 a 1) Assim como Rosberg foi mais rápido que Schumacher (41 a 17).

      • Flavio Gomes disse:

        ONDE ESTÁ ESCRITO ISSO, RAPAZ? Você não sabe ler?

      • Jos disse:

        Mesmo que estivesse escrito exatamente a frase “Schumacher era mais rápido que Piquet”, Flavio, o cara não sabe interpretar. Dizer que Schumacher era mais rápido que o Piquet não quer dizer que o Piquet não possa ter feito mais pontos enquanto companheiros. Nem quer dizer que tem que se comparar as idades. Se ele acha que Rosberg bateu Schumacher independente da idade de ambos, não é justificativa pra dizer que Rosberg era mais rápido que Schumacher.

        Olha, sempre digo que o problema é sair da escola sem saber interpretação de texto…

      • Glauson disse:

        Flávio, não sei de onde você tira tanta raiva dos seus leitores, no caso, nós! Acho que é mania de baixinhos, todo baixinho é invocado, zangado, sei lá o quê! Parece que você tá sempre armado!

        O mundo mudou! Hoje em dia não é mais bonito ser igual o Piquet era no auge da carreira, aquele cara tipo o 007 da década de 70, o cara fodão, azedo e amargo, comedor de mulheres e escroto com os inimigos!

        Hoje em dia o legal é você compartilhar e aceitar diferenças, poupar o inimigo e vencer no fair play. Talvez por não ter entendido isso ainda vc ache que a Fórmula 1 hoje esteja um saco! O que não é verdade.

        E como sei do seu perfil psicológico de menino mimado, já estou esperando uma resposta dura sua, ou talvez vc nem publique esse meu post, mas saiba que isso não vai abalar em nada minha vida. Abraço!

      • Roberto disse:

        Vai me dar teabalho, mas vou pesquisar. Porque você não lembra, não significa que não escreveu ou falou. Ok. E eu sei lê. Sei entender também. Mas tudo bem. Você tá chateado porque estou atribuindo um fala ou escrita que você diz que não. Cabe a mim provar. Perfeito.
        Então, terei que buscar a fala ou a escrita.

      • Flavio Gomes disse:

        De ondem surgem essas assombrações?

      • Roberto disse:

        A pergunta foi direta e vou ter que pesquisar na deep web. Porque na normal, vai ser foda. E, eu sei lê. Mas acho que esse assunto já se esgotou.
        Não fique puto comigo.

      • Flavio Gomes disse:

        Você sabe “lê”, mas não sabe “escrevê”. Que horror, que horror.

      • Carlos Pimenta disse:

        Karay Flávio, que roubada essa molecada, putz. Não sei onde li, que você escreveu, que eu li, e que ele leu, mas não estava, ai vou procurar para ver, e depois bla bla bla. caramba Flavão, sai fora disso. kkk.

    • Garlet disse:

      Riberto vc está com problema metal cara kkkkkkkkkkkkk onde tem isso escrito.

    • Daniel T disse:

      Desculpe Roberto, mas o Dono do Blog jamais escreveu que o Schumacher ganhou do Piquet.

    • Roberto disse:

      Deu para mim.
      Ironia, que defensores e escribas não entendem.
      O “lê” foi somente para chamar a atenção e verificar que o assunto não importa mais. Aparecem idiotas para defender o dono do blog que não precisa de defensores. É grandinho. Rs.
      Aí, você vem apontar que escrevi “lê” ao invés de ler.
      Falou e escreveu o que disse. E vou publicar aqui a frase que você diz nunca ter dito até você reconhecer ou me bloquear.

  18. Danilo A. disse:

    Piquet é, claro, o melhor de todos estes, mas Rosberg foi o único que bateu Michael, e consistentemente.

  19. Marcelo Saldanha da Silva disse:

    Rosberg, sem dúvida. Piquet não conta porque Schumacher estava começando.

  20. Lucas Soares disse:

    No meu ponto de vista Rosberg soube lidar com o alemão de forma inteligente calado sem choro sem forçar a barra, respeitando o Companheiro ele fez seu trabalho e se mantinha constantemente na frente do Michel. Rubinho fez um trabalho digno, mas suas reclamações fizeram ele perder a credibilidade do bom trabalho feito. Olhando bem Nico se superou se tornou brilhante de uma forma diferente, fez o que nenhum dos outros segundos conseguiram, sem choro se mimimi sem gritaria sem brigas sempre trabalhou duro se preparava fisicamente como nenhum piloto dessa geração fez, trabalhava duro no carro, Rosberg se tornou um exemplo de um cara que superou a si mesmo e a seus adversários até melhores que ele mesmo.

  21. Eduardo disse:

    Na minha opinião foi o Nelson Piquet.

  22. Daniel T disse:

    Quem ganhou dele foi Piquet e Rosberg, porém Rosberg tem um título e Piquet é tri, logo Piquet foi o melhor companheiro que o Scumi teve.

  23. Spioradnamuc disse:

    O Barrichello, apesar de ter entregado aquele GP da Austria entre outros, é o companheiro que mais deu trabalho pro Schumacher.

    • Megas Alexandros disse:

      Deu trabalho pro Schumacher porque o alemão passava Janeiro todo testando o carro enquanto o brasileiro curtia com a família na Ilha de Caras.

      (obs.: Não é demérito, cada um faz o que quer nas férias. Mas um tem 7 títulos a mais que o outro…)

  24. Rodrigo disse:

    Como assim nenhum? O Rosberg comeu o Schumacher com farinha: tudo bem, o Schumacher já estava em fim de carreira, mas, friamente, o Rosberg não apenas sai da F1 como o único cara (além de Button) a bater o Hamilton com o mesmo carro numa temporada, mas como o único companheiro de equipe a ser consideravelmente superior ao Schumacher: 324 a 197 pontos, 41 a 17 em classificação, 1 a 0 em vitórias.

  25. Mário Paz disse:

    Faltou o Martin Brundle, que foi seu companheiro em 1992 na Benetton

    • Jos disse:

      Mas a conta do cara leva em conta o ano mais distante que teve companheiros do Schumacher correndo. Brundle começou a correr depois do Patrese. Quando os dois foram companheiros em 92, Patrese corria na Williams, então não faz diferença, pois em 92 os dois estavam ativos. No final o Flavio cita o Brundle entre os companheiros do alemão.

  26. Alex L disse:

    Rosberg deu trabalho. O próprio Michael confessou isso uma vez, dizendo ser o companheiro mais difícil contra quem correu. Talvez isso tenha inspirado mais ainda o gênio, pois em Monaco cravou a pole tirando uma das mãos do volante pra acertar a distribuição de freio dianteiro/traseiro entre as pernas do S da piscina. E naquele ponto, a Mercedes estava mais pra terceira ou quarta força do campeonato.

  27. Victor Alves disse:

    O melhor deles foi Piquet.

  28. Paulo disse:

    Eu começaria dizendo que Schumacher é que foi companheiro do Piquet em 91. Rosberg correu com ele no seu retorno, quando claramente já não era o mesmo. Dos que andaram com ele a partir do momento em que mostrou o que podia fazer, Rubinho me parece que foi o que teve mais vitórias e menores diferenças de tempo.

  29. Jonatas disse:

    Piquet foi o melhor…..
    mas quem bateu o Schummy com constância foi Rosberg

  30. guest disse:

    Sem pachequismos, o melhor piloto dentre os relacionados foi o Piquet; já o “melhor companheiro” para o Michael foi o Barrichello, principalmente no desenvolvimento e acerto dos carros.

  31. Marcelo de Castro disse:

    O melhor sem dúvida nenhuma Piquet. O que deu mais trabalho, em termos de resultado frise-se, foi o Rosberg.

  32. Imparcial disse:

    Como “nenhum”? Rosberg bateu Schumacher em três anos seguidos, com muita facilidade.

  33. André disse:

    O melhor, pra mim, foi o Piquet.
    Mas trabalho mesmo nenhum deles deu, cada um por um motivo diferente.

  34. Raimundo Matos disse:

    O melhor piloto dos companheiros de Schumacher, claro, foi o Piquet. Depois Rosberg. Dos não campeões, Barrichello.

  35. Thiago Leal disse:

    Pô, enquanto piloto, no geral, o melhor foi o Piquet disparado.
    E enquanto companheiro de Schumacher, acho que Barrichello foi o que viveu melhor fase, não? Mas nenhum chegou perto de ameaçar o Schumacher.

  36. Paulo Pinto disse:

    O melhor dos companheiros de Schumacher foi, sem dúvida, Nelson Piquet.
    Quanto a dar trabalho, nenhum. Herr Hepta derrotou todos eles em sua primeira fase na categoria (Irvine ficou à frente do alemão em 1999, devido ao seu acidente).
    O melhor foi Rosberg, que não se intimidou com o Maior do Mundo (apesar do mesmo estar com idade e fora de forma), e o “derrotou”, como derrotou Hamilton este ano no melhor de sua forma.

  37. FontesL disse:

    O melhor: Piquet
    Quem deu mais trabalho: Rosberg

    Mas em relação ao Rosberg, deve-se levar em consideração que o heptacampeão voltou depois de três temporadas parado, tinha mais de 40 anos e voltou em uma F-1 muito diferente, que não testava mais como outrora.

  38. Eduardo Britto disse:

    E as perguntas que não calam: Como está Schumacher? Como conseguem blindar a sua situação por três anos? É justa essa blindagem?

  39. SAMUEL PAVAN disse:

    Rosberg, e me parece bem óbvio. Muito estranho o seu “nenhum”. Foram temporadas fraquíssimas de Schumacher as da Mercedes.

  40. Anderson disse:

    Sem dúvidas foi o Rosberg, apesar de pegar um Schumacher voltando e o Schumacher ter ajudado a construir a Mercedes que conhecemos, o Rosberg foi melhor que ele todas as temporadas até onde me lembro…

  41. Garlet disse:

    Sem esquecer que RAikonen foi campeão com o carro do Schumacher (Ferrari), e o MAssa quase foi tb, passou raspando. E que ele voltou para a MErcedes e desenvovleu o carro com o Rosberg, então põe na conta mais 2 campeonatos do HAmilton e 1 do Rosberg, com um projeto que se desenvovlveu nas mãos do Schumacher. Então fica aquele coisa, “alemão trapasseiro, nunca chegou aos pés do Senna”. Ok, mas o Senna pulava de galho em galho atrás do melhor carro, o Schumacher desenvovleu equipes, formou grupos. O que vale mais? Habilidade individual, ou gerenciamente de equipe/projeto? Enfim, precisamos entender algumas coisas, ver o que realmente funciona na F1. Sem dúvidas foi um vencedor, não só pelos títulos, mas pelo trabalho de um modo geral.

  42. Victor disse:

    Faltou o Martin Brundle nessa lista

  43. Paulo F. disse:

    irvine deixou de ser campeão por pouco (pessoalmente acho que a Ferrari não se esforçou , pois teria que explicar todo o investimento no Schummi) em 99. O cara estava no estaleiro com a perna quebrada boa parte do campeonato. Ser campeão com Irvine é uma coisa. Com o Alemão é muito diferente!
    Em termos de qualidade Piquet é o melhor. Disparado! Mas não estava tão motivado quando o Alemão chegou à Benetton.

  44. Roberto Mota disse:

    Salo foi companheiro de Schumacher? Que eu saiba ele o substituiu em 1999….foi companheiro de Irvine….

  45. Roberto Mota disse:

    Gomes, faltou você citar Martin Brundle, companheiro na Benetton em 1992. Abração.

  46. Piquet foi o melhor disparado. O que deu mais trabalho de todos, Barrichello, mas…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>