MENU

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 - 19:58Fusca & cia.

FUSCA DO DIA

SÃO PAULO (viajem, amigos, viajem) – “Expedição Fuscamérica“. Apareceu no meu Twitter. Fui ver o que é isso.

É o projeto de vida de um professor de Pelotas, Nauro Júnior, também fotógrafo, documentarista, poeta e escritor. Com seu Fusca 1968, o “Segundinho”, ele sai por aí por esta América de todos os deuses. Numa dessas viagens, foi parar na Antártida. No caminho, parou em Montevidéu para conversar com Pepe Mujica. Não é sensacional?

A próxima começa em 8 de janeiro. Serão sete países, algo como 15 mil km. Daniel Marenco, blogueiro de “O Globo”, vai junto e conta aqui o que pretendem fazer.

Bem, eu e a Aguena descemos até o Uruguai de Kombi. Foram quase 6 mil km, e não gravamos nada, nem virou livro, nem documentário. Pinguei algumas fotos no blog, no más. Talvez por preguiça, ou por acharmos que uma viagem, no mais das vezes, é apenas uma viagem, e deve ser vivida como tal. Ou porque não achamos que tenha sido uma façanha sobrenatural. Kombi anda, não quebra, o Uruguai é ali. Deu tudo certo e foi inesquecível.

Mas gosto muito desses projetos, e é legal que eles virem livros ou documentários — embora haja um certo exagero hoje em dia, neguinho pega uma Tucson, sobe até Cabo Frio, acha que chegou ao Polo Norte e faz questão de publicar no YouTube. Mas quando se tem o que dizer e mostrar, que se diga e mostre — e é o caso da “Expedição Fuscamérica”, que tem um claro caráter sócio-cultural. Até o Nasi já andou no “Segundinho”.

Bem, como diz Mujica, a vida não é só trabalhar. É preciso ter tempo livre para viver.

Os meninos têm o tempo e a liberdade? Boa viagem, então! Mas, se vale a dica deste viejo enamorado da estrada, dediquem-se mais a viver do que a contar para os outros.

1 comentário

  1. Afonsinho disse:

    Lema da estrada: ” dediquem-se mais a viver do que a contar para os outros” – Apoiado.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>