MENU

quinta-feira, 15 de dezembro de 2016 - 18:31F-1

SERÁ?

massa16eee

SÃO PAULO (onde há fogo…) – Bem, a situação é a seguinte: a Mercedes só vai anunciar seu novo piloto em 2017. E está insistindo com Bottas. A Williams admite perder o finlandês. Mas diz que só o libera se tiver alguém experiente para seu lugar, porque o novato Stroll não segura a onda.

Esse alguém experiente, segundo o “L’Équipe”, pode ser Massa — que já estaria conversando com a equipe. Falei com Felipe rapidamente. Ele não negou. O que não quer dizer que confirmou. Depois, na conversa, ficou me zoando e disse que ia andar com meu Voyage, mesmo. Falei para ele que não tinha vaga. Ele insistiu e disse que com um carro igual me crava usando só terceira e quarta. Encerrei o papo porque nós, pilotos, não aceitamos esse tipo de brincadeira.

Agora, que seria uma notícia bombástica, seria. Ele me cravar só com terceira e quarta, digo.

67 comentários

  1. Rodrigo Deliberali disse:

    Para o fim das discussões, coloquemos, Massa, Bottas e FG pra disputar no Voyage, quem ganhar vai pra Mercedes, o segundo vai pra Williams e o terceiro escreve o blog.

  2. Se o Massacrado voltar será como sobra das portas fechadas de 2016 desvalorizando todo o seu teatro de despedida transformado em glória de um ano completamente em baixa. Se o novato Bottas (considerando 2014 pra cá) ganhou ele de três a zero sendo duas de virada, o garoto estreante Stroll terá que mostrar o seu valor subindo a escada do Massacrado assim como fez o Bottas nas três temporadas anteriores.

  3. Toni Casagrande disse:

    Depende muito do que a Williams espera de 2017. Afinal a impressionante falta de combatividade do Massa poderia combinar bem com mais um carro medíocre. Mas, se eles tem uma expectativa real de resultados pelo menos não tão ruins quanto aos desta temporada, daí é de outra qualidade de piloto que eles precisam. Ponto

  4. Rafael Rego BH disse:

    Felipe teve sua despedida, viveu seu momento.
    Se fosse uma vaga na Mercedes…Mas voltar pra ter um ano identico a 2016?
    Depois de umas três corridas ele já vai começar a se perguntar: “o que eu to fazendo aqui?”

    Eu acho.

  5. moisesimoes disse:

    - Legal o Massa. Mas quem apostou em Bottas, acertou muito. Mas se eu fosse Massa – que vivia dizendo que se fosse ficar, ficaria numa equipe competitiva – e já que Mercedes e Williams querem um piloto com validade de um ano, mandava a Williams cagar e negociava com a Mercedes. Com tudo que acontece na F1 ultimamente, vai que cola.
    É claro que do ponto de vista da Williams, Massa é barato e Bottas tem o valor de troca com os motores alemães. Seria perfeito pra Claire.

    - Duas coisas: Depois do silêncio, Alonso diz que a meta é ser campeão com a Mclaren. Sei…
    - A cara do Pascal deve ser daquele comediante: ” Onde foi que eu errei?”. Dependendo da revolta dele, capaz de acertar logo com a Sauber. A Manor é rabeira demais pro cara. Com os contratos terminando em 2018, a briga pelos melhores cockpits vai ser duríssima.

  6. Alemão disse:

    O Massa, voltar, seria para a Williams , andar pra trás!! O cara já não é competitivo faz tempo…toma pau do Bottas direto e ainda acho que o Flavio Gomes “crava” o Massa de Voyage!!KKKKKK! Ele é rápido em uma ou duas voltas, mas não tem consistência, como Bottas, Max, Riccardo, Alonso, Rosberg, hamilton, Perez…etc
    Muito melhor o Button do que o Massa! Sou brasileiro, mas melhor seria o Nars, que tá com fome de mostrar algo, depois que foi “cravado” pelo sueco o ano inteiro!

  7. valmir lopes disse:

    E eu brinquei com esta possibilidade há alguns dias, aqui mesmo, mas minha mensagem não foi publicada. Se ele resolver voltar, seria igualmente digno. Pro diabo a opinião alheia. Em tempo, seria bom não levar desaforo para casa, marque o duelo com o Massa, o 69 é imbatível.

  8. Rafael disse:

    Seria muito incoerente o Massa aceitar isso…. Ele mesmo disse q estava se aposentando por não ter um carro de ponta pra disputar vitórias, será q a Williams vai ter esse carro ano que vem??? Eu duvido muito…

  9. marcio sousa disse:

    Seria ótimo… Felipe Massa é um grande piloto.

  10. Danir disse:

    Opinião é de qualquer um; decisão é dele. O que sobra para comentar, é o fato que o Felipe saiu por cima, numa hora que não aparecia nada de interessante no horizonte, e de repente, por uma decisão do atual campeão, a F1 foi chacoalhada. Com isto, a Williams pode receber algumas vantagens por ceder o Bottas, e incrementar o carro que seria pilotado por um piloto que tem todos os méritos para continuar. Assim como o Niko também os teria. Eu gostaria de ver Massa pilotando uma Mercedes da fábrica; mas isto já é querer demais. Vamos ver o que sobra de fato e de ficção no final desta história. E quanto ao Násser, alguma novidade? Alguma chance do garoto permanecer na categoria?

  11. Lago disse:

    mas que seria legal e bastante interessante sabermos como reagiria o bólido na mão de um piloto de verdade, isso seria…..kkkkkk…..quanto será que viraria no templo com “O Cara” dos tempos atuais por estas bandas…já imaginou?

  12. Renato de Mello Machado disse:

    Algo dentro de mim,me dizia quê ele não iria parar apesar das despedidas.Vai só para ganhar dinheiro, e figurar como nos últimos anos.Pior é acreditar em suas falácias de se retirar ao não ter um carro competitivo.Massa é tão medíocre quê se ele pilotar a Mercedes vai falar mal do carro.

  13. Menos El Orso disse:

    Desculpe a sinceridade, Flávio, mas acho que ele não precisaria da terceira.

  14. Brabham-5 disse:

    Se Massa tivesse o CARÁTER que “todo mundo” vive dizendo que ele tem, seria nesse momento, HOMEM o suficiente para merecer respeito, assumindo mais uma vez SUA DECISÃO de aposentar da F1.
    E como “tão brasileiro e torcedor dos colegas pilotos brasileiros”, “tão bonzinho” que sempre foi, indicaria o Felipe Nasr para a vaga que lhe foi oferecida agora na Williams e não só isso, indicaria aos seus próprios patrocinadores pessoais para ajudar o Felipe Nasr a continuar na F1 e ajudar na conquista da vaga na Williams.
    Mas, como o Massa, a exemplo do que foi Barrichello, são dois PERDEDORES que NÃO TEM COMPETÊNCIA para conquistar mais nada no fim de carreira na F1, (Massa virou uma chicane ambulante, quem viu as 3 ou 4 corridas do ano, viu) ainda por cima fica bloqueando oportunidades para pilotos brasileiros mais jovens, ocupando vaga em equipes que poderiam ser a oportunidade de carreira (da vida!) para os mais jovens..
    Aí que está a diferença para pilotos campeões que são respeitados também fora das pistas.
    Quando sabem que NÃO PODEM DAR MAIS NADA além de vexames, “largam o osso” e indicam um sucessor.
    Emerson Fitttipaldi faria isso.
    Mas Massa, a exemplo de Barrichello NÃO TEM ESSE CARÁTER.
    A esposa dele, como é que fica? Não pedia para o cara parar? E aquele circo todo em Interlagos, em Abu Dhabi?
    Isso seria simplesmente RIDÍCULO.
    Sabem o que vai acontecer? Massa “volta” e Nasr tem de sair.
    Ai em 2018, não tem nem Massa, nem Nasr, nem mais NENHUM outro brasileiro no grid da F1. Nasr vai fazer o quê? Correr na Stock Car com o Barrichello e o Massa, sendo uns 10 anos mais novo???
    Já pensaram nisso?
    Vão para o inferno Felipe Massa e seus defensores.

    • Flavio Gomes disse:

      Vai pro inferno você, rapaz. Para de vomitar agressividade aqui. Que saco. Por que não some, simplesmente?

    • Danir disse:

      Você nunca mudou de opinião quando as situações também mudaram? Hein Seu Trouxa!!!! No mundo inteiro quem entende de F1 e automobilismo em geral considera o Massa e o Barrichelo excelentes pilotos. Só no Brasil que as pessoas ficam falando besteira por eles não terem conquistado o título. Uma mentalidade bem rasteira, que de certa forma explica os problemas que vivemos. Não sei nem porque estou me dando ao trabalho de comentar, pois o perdedor é você.

    • Moita disse:

      Pusta bobeira. Até parece que o Nasr não ter vaga tem alguma coisa a ver com o Massa. Nasr não tem vaga porque não impressionou nenhuma equipe.

      Se não tiver brasileiros na F1 em 17 e 18 é porque não temos pilotos à altura ou com grana à altura da f1.

    • Hélio disse:

      Disse tudo, Brabham

      Tá na cara que isso é notícia plantada pelo Zacarias.. e o bonitão é tão esperto que usou a mídia francesa pq sabe q a brasileirinha já não tem mais desculpas pra plantar esse motherfucker…
      Quanto ao careca do blog é outro péla-saco, baba ovo do Zacara.. que ficava brilhando os olhinhos qdo fez o “PaBoque GP” com o anão ex-F1

      Acabar diz q não é pacheco…

    • VITORIO disse:

      Esse deve ser, um ser daqueles que não sabe gerir a própria vida e ver no sucesso da vida de outro o tamanho de suas frustrações por se manter no ostracismo de uma vida insignificante. Falar que os Pilotos brasileiros não tiveram sucesso!!! Quanto tempo eles ficaram na maior categoria do automobilismo MUNDIAL? Você deve ser um daqueles que se frusta até com suas mulheres. Babaca.

    • moisesimoes disse:

      - Ele é homem pra voltar, ter outra oportunidade de se despedir, o que é incrível e muito positivo. A Wiliams procura por ele e não por Nars. A Brawn chamou Barrichelo. Vc consegue entender isso?

    • Glauson disse:

      Brabham-5 imbecil! O Felipe Nasr só tem 24 anos, vai fazer 25 só em agosto de 2017, e a Martini, principal patrocinadora da williams, já disse que quer um piloto acima de 25 anos!

      Vai ler um pouco mais, se é que vc sabe fazer isso, depois pensa melhor antes de escrever suas opiniões estupidas!

  15. Charles disse:

    Felipe, se for me ler aqui nos comentários do Flávio, não volte, você merece voltar se for na Mercedes, para poder ganhar corridas de novo e fazer muitas poles, que é o que você sabe fazer, voltar na Williams não faz sentido, andar do meio para trás, não volte. Fica uns meses de boa pescando depois vai pra FE ou outra, larga essa F1 de regras absurdas pra lá (a não ser que seja para voltar na Mercedes, Williams não)

  16. Roberto disse:

    MASSA NA MERCEDES.
    Esse FURO é meu.
    Contrato de 1 ano.
    Simples assim.

  17. Felipe Luz CWB disse:

    Dois fanfarrões kkkkkk

  18. fernando disse:

    Na boa, desejo de quem nao manja muito de F1, queria mesmo era ve-lo na Mercedes….

  19. Doug disse:

    Acredito q ele deveria voltar e ajudar a equipe q lhe deu tanto carinho e reconhecimento e como foi dito ai encima 1 ano passa rapido..

  20. EduardoRS disse:

    Se eu fosse a Claire, buscaria o Button. Começou na Williams, parece estar em melhor momento, e não se despediu da categoria. Mas, para o Massa, é um reconhecimento e tanto receber esse convite – deve se sentir honrado.

  21. Apm disse:

    Que moral hein? Seria uma boa de verdade

  22. Fabricio.RC disse:

    A Williams vai ter que negociar o passe dele com a patroa, que é a nova dona. kkkkk

  23. Leonardo Silva Conrado disse:

    Eu acho que a Williams pode estar desenvolvendo um projeto muito bom de carro para 2017, o que pode ter despertado o interesse do Felipe Massa para voltar a F1. Pois, se ele parou, porque viu que não teria mais oportunidades de disputar o título da F1, com a Williams, e agora se interesso novamente, é porque a Williams deve ter algum bom motivo para convencê-lo a voltar a F1. Pois não há motivo para voltar a F1, só para ficar disputando com o pelotão intermediário do grid.

  24. Marcelo Melo disse:

    Figura, você, com seus textos…rs

    Abração!

  25. Massa disse:

    Seria excelente para o Brasil também. Algo me diz que a Williams do ano que vem não será ruim com a desse ano. Muda muita coisa e ninguém consegue garantir nada.

    Vai que numa dessas o carro é bom? Quando é que Barrichello achava que teria aquele foguete da Brawn no fim da carreira praticamente? Nunca se sabe.

    Prefiro ver o Bottas correndo com o Hamilton do que o Rosberg. Esse finlândes pode dar um suador no Hamilton que ninguém espera, nem o Hamilton.

  26. edubassan disse:

    Puts… o famoso “A volta dos que não foram”… Depois de uma despedida tão bacana, continuar na categoria e na mesma equipe para andar no meio do pelotão?!? Pra quê?!? Se sentir “útil” e ganhar mais alguns caraminguás que não precisa?!? Pelamor… Que coisa mais sem graça… Inês agora é morta, Massa! Por favor, vida que segue! Sim, vida que segue longe da F1! ;)

  27. Gerson disse:

    Tomara que dê certo. Seria legal, mesmo andando em décimo toda corrida.

  28. Angelo disse:

    Se o Massa é a solução para a Williams ele que bata o pé e demonstre que só volta se for para o carro vencedor. Assim, o Bottas fica onde está, mantendo todos contentes e felizes. Essa de achar que a Williams vai se dar bem na mudança de regulamento é igual comprar a megasena do SS e achar que vai ganhar. Não, a Williams não brigará por vitórias no ano que vem, a luta será para ir ao Q3 e marcar pontos. Mais vale o Massa bater o pé que voltaria para a Mercedes somente. Se der errado, ele se livra de mais um ano na 4ª equipe do grid (opa, Mclarem vem aí, Williams será a 5ª força).

  29. ALIEN disse:

    Putz….Massa de novo não. Só de pensar a novela que será o Galvão Bueno falando do Massa em cada GP me dá náuseas. E ainda., só de pensar nas mil desculpas do Massa de que foi o pneu ou qualquer outro item do carro…ugh, vai ser de lascar. Bem que poderia ser o Nars na Willians, posso estar enganado, mas seria bom para vermos do que ele é capaz em um carro melhor (ainda acho que potencial ele tem). Quanto ao “pega” Flavio Gomes versus Massa, fica aqui a minha torcida pelo FG…rs…ia ser um bom ver isso.

  30. Eddie disse:

    sou mais o Koba Mito …… sinceramente é capaz do Zacarias levar um passeio do Stroll , então é melhor ele nao arriscar passar por esse vexame ….. senao é melhor elaborar o repertório de desculpas para 2017 nas férias.

  31. Samuel Engel disse:

    Arrisco dizer que além de só usar a 3ª e 4ª marchas ,acho que ele ganharia usam um Voyage 1.6 e o Flávio um 1.8 S.

  32. Paulo disse:

    Em um métier como o da F1, a postura do Nico já é de vários níveis acima do normal. E caso o Massa acerte com a Williams, teríamos outra coisa anormal, típica de quem realmente é diferente da média. O Felipe já tá bem de grana, é realizado na carreira. Seria pra bombeirar a situação do Frank e da sua filha, mesmo… Coisa de camaradagem, caráter. Só afinar valores e acertar com a Raffaela, esposa do Felipe. Talvez o exemplo do Schumacher com a Mercedes esteja rondando a cabeça do Massa. Voltar pra dar uma força, ajudar mesmo. Bom para Williams, para o público espectador, e um exemplo em tempos de capitalismo desenfreado, onde parece que tudo gira em volta do Deus Dinheiro. Rosberg e Massa (caso volte a correr pro Frank) podem trazer mensagens importantes ao mundo com suas atitudes. Por mim, se é que importa minha opinião, seria legal, muito bacana. Coroa ainda mais a personalidade e a carreira de Felipe. Tomara que dê certo. E é só um ano, passa rápido, quase como um pit stop rsrsrs

  33. Thiago Azevedo disse:

    hahaha

    A sugestão é que duelem aqui em Londrina.

    Um grande barato a Williams ir atrás dele. Que mais reconhecimento que isso?

    • Brabham-5 disse:

      Reconhecimento de que? Se o cara tivesse chance (ou melhor CAPACIDADE, de ser campeão, primeiro piloto, não teriam deixado ele aposentar.
      Se fosse bom piloto mesmo, teria sido chamado pela McLaren ou outra equipe. Viram que não renovariam contrato na Williams, quem se interessou?
      Vai ser segundo piloto de um moleque de 18 anos.
      Que “moral”! Que “reconhecimento”!

      • Danir disse:

        Eu estava na dúvida se o seu problema seria uma falha de caráter, ou alguma deficiência intelectual. Agora lendo o segundo comentário que você postou, percebo que na verdade você tem os dois problemas. Procure se tratar e não destile suas frustrações sobre outros que têm mais valor e méritos. Fico imaginando como você faria se estivesse no lugar dele. Você tem o direito de não concordar com ele, mas daí partir para o comportamento ofensivo, como se fosse o dono da verdade, é pura estupidez. “Stricto e lato sensu”.

      • Thiago Azevedo disse:

        Não será segundo piloto.
        De todas as categorias que o cara passou, só não foi campeão na F1 – não foi campeão por muito pouco, num campeonato que superou o Raikkonen (com mesmo carro), disputando com Hamilton (um dos mais rápidos da história).
        Ganhou corridas com o mesmo carro do Schumacher, com o alemão na pista.
        Cara, se tem vontade de correr, se chamaram de volta, porque não voltar? Se não voltasse seria por vaidade/orgulho, dois sentimentos pequenos, desprezíveis.

  34. Elmo disse:

    Felipe sempre foi um sujeito boa praça. Um agregador dentro das equipes. Esse diálogo que você teve com ele é prova disso. Portanto, absolutamente nada contra o Bottas; mas penso que, dadas as circunstâncias, seria bom é pro Lance Stroll ter Massa como companheiro na primeira temporada na F1. Um cara naturalmente acessível, e sem a pressão da competitividade do finlandês.

  35. Paulo F. disse:

    Andar de MB , dá até para beliscar mais uma vitoria para por no currículo.
    Andar de Williams , garante uma frustração sem tamanho, pilotar em uma ex-equipe de ponta.
    Mas a Williams pode ganhar uns trocos neste processo e Massa idem!

  36. Clóvis Colletto disse:

    A Audi parabenizou a Porsche pelo retorno ao WEC e a Le Mans.

    Bela a despedida da Porsche para com a Audi.

    https://www.youtube.com/watch?v=E4cJCiYvgeo

    Não sei se deveria compartilhar por este meio, mas foi o mais prático.

    Grande abraço,

  37. nivaldo disse:

    kkkkk po deixava nao FG, quer te humilhar

    se fosse tu chamava pra uma disputa em Interlagos

    kkkkk

  38. JAL disse:

    Espero q o Massa não entre nessa de nem ford nem sai de simca.. Disse q ia parar, então pare. Isso de vai e vem é coisa sexual, entra e sai, entra e sai…. vai curtir a vida em outra categoria!!!.

  39. Nivaldo disse:

    kkkkkkkk pooooo nao deixava nao FG quer te humilha…

    se fosse tu ia pra disputa la em Interlagos…

    kkkkkk

  40. Teste disse:

    Mole essa história do voyage até porque vc é dublê de piloto. Vai tomar uma coça, claro. Quanto ao Massa na Willians, tá mais pro Button. Anote!

  41. Adriano Silva disse:

    O Felipe reaparecer na Mercêdes, por exemplo, seria meio estranho depois de tanta despedida, apesar de compreensível – qual piloto não quer guiar o melhor carro do grid?
    Mas adiar a aposentadoria por um ano pra “ajudar” a Williams até que seria viável.
    Se bem que acho que a melhor opção dele é seguir o rumo em outras pistas mesmo.

    • Concordo contigo, Adriano.

      E ressalto que, na minha opinião, caso Felipe volte à F1 cancelando sua anunciada aposentadoria não seria nada vexatório pois, diferentemente do Rubinho, ele não ficou se oferecendo para a vaga (pelo menos não na imprensa e mídias sociais), tal qual um coitado que não enxergou que seu tempo havia acabado.

      Ele estava em casa e seu telefone tocou convidando-o para voltar.

      Felipe sempre declarou que não ficaria se arrastando na F1 em equipes pequenas e só ficaria se fosse para correr por uma equipe grande que tenha algo de importante para desenvolver. Ta aí.

      Acho que é bom pra todos… Bom pra Mercedes que terá um ótimo piloto (na minha opinião melhor ou igual a Rosberg), bom pra Bottas (óbvio), bom pra Williams que continuaria tendo um bom piloto e um belo desconto no fornecimento de motores, bom pra Ecclestone e TV Globo que continuariam com brasileiro no grid e bom para o Massa, que tinha a intensão de andar com um carro rápido e viu as chances no WEC praticamente acabarem com a saída da Audi e diminuição de vagas na LMP1.

  42. lauro disse:

    Acredito q o maior feito de Rosberg Jr foi sua aposentadoria, rsrsrsrs, colocou fogo na morna F1 em fim de carreira! Ops, temporada.

  43. Leo Cardoso disse:

    Massa, sem contrato e com bom nível, seria algo insano para a Mercedes? Seria um otimo tapa buraco enquanto a marca alemã prepara Pascal e Ocon.

    Sei la.. Burocracia escrota pra liberar o finlandês e um bom piloto , ainda em forma, no mercado e sem contrato.

    Doidos!

  44. Acho que só detalhes faltam para isso se confirmar. Valores. Mas tá com cara de apalavrado.

    Já que não vem Alonso, ficou de bom tamanho. Wehrlein ou Ocon seria muito sem sal. Bottas é capaz de incomodar Lewis e a Williams assim terá mais recursos, e ainda com um piloto experiente.

    Impressionante como a carreira do Felipe Massa é parecida com a de Barrichello.

    Estatisticamente e até na “volta dos que não foram”.

    Em 2008, Rubens foi dado como carta fora do baralho quando Ross Brawn pegou o que restou da Honda e montou a Brawn, recrutando o veterando brasileiro para 2009, ano de mudança de regulamento, como 2017.

    Que a Williams tenha a mesma sorte da Brawn.

    • Ron disse:

      Talvez não seja uma boa para o Massa essa comparação “específica” com o Barrichello: lembre que quem ganhou na Brawn em 2009 foi o Button, então nesse caso quem seria campeão em 2017 seria o novato Stroll. :)

      • Danir disse:

        Olá Ron. As coisas não foram bem assim; o Rubinho teve um problema com os freios que não estavam melhor adaptados ao seu estilo, e que só foi resolvido depois do meio da temporada, na minha opinião, por um pouco de má vontade do dono da equipe. Não acredito que o Stroll seja um fenômeno ou um novo Verstappen. Vamos ver o que acontece, se de fato esta volta do Massa for confirmada.

      • Ron disse:

        Olá, Danir.
        Falei apenas que, segundo a hipótese do colega Carlos (as carreiras parecidas e que a Williams tivesse a mesma sorte da Brawn), seria possível do Stroll ser campeão (só o futuro dirá do que ele é capaz).
        Prefiro não entrar no mérito se o Rubinho estava com uma condição de equipamento desfavorável em relação ao Button porque é capaz de virar discussão daquelas entre o pessoal a favor e contra (e eu não perco mais tempo lendo ou participando dessas “disputas de fãs”). :)

  45. Carlos Pereira disse:

    Seria ótima noticia.

  46. Murillo disse:

    Vai abrir mão de um final tão lindo pra andar em um carro meia boca? Espero MUITO que ele não faça isso.

    • Glauson disse:

      Também acho, Murilo. Era melhor ele ficar na Williams só como consultor técnico ou sei-lá-o-quê, se é que existe esse cargo lá.

      Chega uma hora que não dá mais. O cara já tá velho, o corpo não obedece o comando, fica difícil. A F-1 tá repleta de piloto novo afoito e maluco inexperiente. Brigar com esses caras depois de uma certa idade é complicado.

    • Claudio disse:

      O pior será se ele realmente correr em 2017 e levar uma surra do novato!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>