MENU

quinta-feira, 29 de dezembro de 2016 - 12:01F-1

TRÊS ANOS

SÃO PAULO (e nada sabemos) – Hoje faz três anos do acidente de Schumacher na França. Lembro do post que escrevi na época — nem preciso procurar. As notícias não davam conta da gravidade dos ferimentos. Ao contrário, as primeiras informações que chegavam eram tranquilizadoras. E escrevi que ninguém deveria criticar o cara por sua “vida loka” — se quisesse andar de moto, saltar de paraquedas, despencar por ladeiras em carrinhos de rolimã ou descer montanhas de esqui, era problema dele. A missão na Mercedes, essa ele tinha cumprido em três temporadas: fazer dela uma equipe vencedora, fruto que seria colhido nos anos seguintes.

Bem, todos sabem o que aconteceu depois. Michael, na prática, morreu. Sim, é duro falar assim, mas é isso. Pelo tempo decorrido, por tudo que se sabe de lesões cerebrais, Schumacher não volta mais. É um corpo que funciona parcialmente, não foi ainda desligado. Mas a mente, acredito, essa está longe. Alma? Não sei se existe. O que espero, apenas, é que realmente não haja nenhuma consciência. Se houver, é horror demais.

schumicoluna

PS: saio de folga — e lhes darei uma folga — de fim de ano até o dia 8. Muito provavelmente este blog não será atualizado até lá, a não ser que aconteça algo de excepcional. Desejo a todos um ano decente em 2017. Porque este que está acabando foi, disparado, o pior de todos. Em tudo.

53 comentários

  1. Luiz Carlos disse:

    Manor entra em processo de falência !!!
    Depois da crescente especulação na manhã desta sexta-feira sobre o destino da Manor, funcionários foram convocados para uma reunião na fábrica em Banbury para serem informados de que as buscas por um investidor para salvar a escuderia não deram certo.

    A FRP Advisory LLP foi nomeada como administradora da empresa Just Racing Services Ltd, que opera a Manor.

  2. Igor Padrão disse:

    “Três anos” faz da última atualização do blog. (risos) Brincadeiras à parte, suas postagens fazem falta. Volte logo, Flavio.

  3. Roberto Zuquim disse:

    Feliz 2017 a todos da Blogaiada, em especial ao nosso jornalista-piloto!

  4. Brabham-5 disse:

    1 – Não acredito que os familiares do hepta-campeão manteriam POR PURO SADISMO E EGOÍSMO, uma “múmia viva”, sem consciência, mantida por aparelhos em casa só para “apreciação” dos filhos do campeão,ou alongando o sofrimento do ex-piloto. Inconcebível. DUVIDO.

    2 – Especular não é fazer jornalismo. Se não tem notícias oficiais sobre o MS, não deveria CRAVAR que o cara está morto. “…Michael na prática, já morreu”, “Schumacher não volta mais”.
    A ponto de dizer, “chutar” que a alma (que você nem acredita que existe) deixou o corpo do alemão. Passou do limite.

    Vou fazer de conta que alguma viúva revoltada do AS tomou seu espirito, ou “hackeou” seu site e teclou essa infelicidade, afinal toda viúva raivosa de Senna torce para Schumacher morrer desde 1993…

    Eu vou esperar pela notícias oficiais, sejam boas ou ruins. E continuo torcendo pela volta, pela recuperação, embora saiba que não será o mesmo cara de antes, mas que volte a participar da vida nesse planeta, que esteja ainda entre nós com o máximo de saúde que for possível.

    KEEP FIGHTING SCHUMI!!

  5. Eduardo Maia disse:

    Obrigado, prezado amigo Flavio Gomes! Tens razão! Revolucionário 2017 para vc também! A luta continuará sempre! Sem medo de ser feliz! Até mais!

  6. Luiz (o outro) disse:

    Sem dúvida, 2016 foi o pior ano da minha vida de quase meio século. Que 2017 seja realmente um ano decente pra todos nos!

  7. Paulo Pinto disse:

    Hoje, aniversário do Maior do Mundo, uma sóbria homenagem em forma de haicai:

    Translação (as quatro estações do Mito)

    A flor dos talentos
    Sete sóis. Voltas e ventos
    Hibernal espera

  8. Seinfeld disse:

    Lamentável.
    Matou o Schumacher.
    Não sabe a real situação do cara, mas “mata” o alemão e parece se incomodar com a esperança dos fãs do Schumacher.
    Tomara que as férias lhe dê um pouco mais de…sei lá, o que lhe anda faltando de sensibilidade, e lhe tire tanto “realismo” e esse “senso crítico” tão rabugento e/ou polêmico.
    Bom descanso.

  9. Andre disse:

    Sinceramente eu preferia que o MICHAEL descansasse, digo isso porque na vida vegetativa que ele leva as condições de cura são praticamente impossiveis, é claro que para Deus sempre pode ocorrer um milagre, mas pra Medicina não existe mais recursos. Se ele estiver consciente dentro de si deve está preso e sofrendo horrores, todos sabem porque não se posta uma foto dele, porque suas condições devem ser as piores.
    É esse o preço dos campeões que arriscam a vida , o cara sensato milionário nao precisava viver de aventuras , 7 vezes campeão mundial poderia viver quietinho com toda a fortuna, mas parece que isso não contou, a adrenalina falou mais alto, até entendo o desejo desses caras de viver arriscando tudo, por conta de emoções.
    Espero que Deus dê o melhor caminho para ele..

  10. Sérgio T. disse:

    Bom descanso… Tamujuntu!

  11. CLaudio disse:

    Flavio, falando em 2016….
    Disseram por aí que teu nome esta entre os blogueiros pagos pelo pt pra “promoção dos interesses do pt”…
    É verdade isso????????
    Por favor nos responda.

  12. SERGIO RICARDO disse:

    Tudo de bom em 2017 e mais programas de automobilismo e automóveis para nós todos.

  13. Valmir Lopes disse:

    Felicidades e uma tranquila serena passagem de ano

  14. moisesimoes disse:

    - Um ano melhor para você, sua família, e a família GP. Ao Shumi e a tantos outros que precisam viver. Aos seres humanos que comentam. Obrigado.

  15. Garlet disse:

    O que é a vida. No fim somos todos iguais, não importa quanto dinheiro tenhamos. O Schumacher sempre deixou uma lição, um legado. Eu acho que no momento, ele nos diz, “Aproveite a vida, espere menos do mundo e seja mais feliz com o que tem. Aproveite o momento, pois o futuro nem sempre nos pertence.” Feliz 2017 a todos.

  16. Flavio,
    Sim, temos alma. Se você pensar nos seus carros, no fundo vc tb acha o mesmo deles. Não são só parafusos e engrenagens.
    Incrível como ninguém gostou deste ano.
    Vamos a 2017.
    Abraço

  17. A esperança é a última que morre, que rezemos pro Schumacher enquanto houver um fio de esperança.

  18. ags disse:

    Boas festas.. e obrigado por ter esse espaço para nós..
    2017 cheio de batatas quentes..rss e algumas garrafinhas de vodka..e dinheiro..rsssssss

  19. Antônio Edson disse:

    Boas férias!

  20. Ricardo Bigliazzi disse:

    Bom ano para Você também. Também me decepcionei muito em 2016. Nunca pensei que o pessoal de Brasilia tivesse roubado tanto de todos nós Brasileiros.

    Que esses caras (TODOS) morram na cadeia!

  21. Carlos Tavares - Campinas SP disse:

    Feliz 2017 e boas férias, Flávio.

    abraços

  22. Eduardo Britto disse:

    Muito triste a forma como a família lidou e lida com essa situação… Dito isso, BOAS FÉRIAS FG! Ainda que curtas, que sejam muito proveitosas!!

  23. Rômulo Macêdo Simão disse:

    Bom dia Flávio e Amigos do Grande Prêmio! Nestes últimos 03 anos, desde o lamentável acidente de Schummy, não tem um dia sequer, que eu entro na internet e espero a notícia da sua “morte” física, e devo confessar, torço por isso. É difícil imaginar a dor da Família, Esposa, Filhos, de todos os dias olhar para o que restou do Marido, Pai, Ídolo de milhares de Pessoas, ali imóvel, ligado a um monte de equipamentos; e como bem disse o Flávio, tomara que sem consciência. Olho para minha coleção de Ferraris, lá estão todas, de 1996 até 2006, estátuas, livros, capacete, e fico imaginando, como Ele está; ninguém merece passar por isso; enfim, aproveitemos Todos a Vida, a Família, Amigos, enquanto podemos, com muita saúde, se Deus quiser. Um forte Abraço a Todos e um Maravilhoso 2017.

  24. Roberto Borges disse:

    Feliz Ano Novo Flávio!
    Continue tendo sucesso.
    Que 2016 não se repita, por favor!

  25. Carlos Pimenta disse:

    Bom descanso, obrigado pelo Blog, valeu. Saúde e Paz é o que precisamos.

  26. Jairo Mouzzez disse:

    Realmente, 2016 foi carregado! Que 2017 seja bom pra todos nós!

    Que esse ano te traga muita coisa boa, Flávio!

  27. José Brabham disse:

    “Porque este que está acabando foi, disparado, o pior de todos. Em tudo.”

    Concordo

  28. Cacá disse:

    Concordo com você, Flávio. Costumo dizer que Schumacher está morto em vida. Dos grandes campeões, três saíram de cena um tanto prematuramente: Clark, Senna e Schumacher.
    Um bom ano pra você, apesar de tudo.

  29. Itamar disse:

    Que 2017 seja bom, apesar de não acreditar muito. Abraço a todos.

  30. Luciano disse:

    Aliás, desculpe o erro grosseiro: ESTIVE.

  31. Luciano disse:

    Caro Flávio.

    Inicialmente quero dizer-lhe que foi uma grande satisfação acompanhá-lo por mais um ano. Desejo-lhe boas férias, desejo a nós todos que o ano de 2017 seja melhor, pois o de 2016 foi realmente difícil. Quanto ao Schumacher tive a oportunidade de, no setor A em 2012, vê-lo largando em 14º se não me engano. Foi o mais próximo que tive dele. Gostaria de tê-lo conhecido, aliás, neste aspecto, sua profissão, eu penso, lhe trouxe a oportunidade de conhecer um monte de gente que nós, simples mortais rs, gostaríamos de conhecer. Forte abraço e 2017 estaremos juntos novamente, cada um atrás de seu notebook, mas juntos. Abração

  32. Luiz Andrade disse:

    Igualmente Flavio, Paz em 2017.

  33. Fábio 77 disse:

    Triste essa situação do Schumacher. Não pode ver a Mercedes bicampeã. Quanto ao pior de todos, isso realmente é verdade e muito triste. Que 2017 seja melhor.

  34. Fabrizzio Zanette disse:

    O pior de todos…em quase tudo…ainda nos resta a vida, a família, o trabalho…

  35. Stephano Zerlottini Isaac disse:

    Boas (e merecidas) férias! Obrigado pelo envio d’O Boto do Reno. A viagem no tempo é, de fato, sensacional! Um feliz 2017!

  36. João Sérgio disse:

    Feliz 2017 e Boas Férias

  37. Jefferson Antônio Pereira disse:

    Concordo em tudo sobre Schumacher. Flavião seu blog sem dúvida em um dos melhores. espero que o ano que vem estejamos melhores. Muito susexo em 2017.
    Grande abraço..

  38. Fernando disse:

    Como ja tinha escrito antes. Faz-se de tudo para esconde-lo e assim continuar com a “aquela” imagem de vencedor. Esta sim os patrocinadores querem manter e a familia ganha os $$. Afinal, polpudos contratos foram assinados.

  39. Mauricio Rocha disse:

    Terrível esta situação do Schumacher, muito triste mesmo. Nem sei o que escrever. Que o melhor possa acontecer a ele.

    Melhor 2017 e com melhores noticias também.

  40. Daniela disse:

    Ainda não consigo acreditar em tudo isso. Triste demais. A todos do blog um feliz ano novo.

  41. Iman disse:

    Bom descanço Flávio! E muita paz e prósperidade a você e a todos os leitores do seu Blog!
    Forte abraço a todos!

  42. Julio Cesar disse:

    Realmente, em tudo.

  43. João Luiz Marques disse:

    Pelo menos, se dá pra catar algo de bom que ocorreu em 2016, foram as olimpiadas, que, se não foram um luxo, pelo menos foram decentes.

    Mas concordo que foi um ano bem ruim.

  44. alexandre tame disse:

    Obrigado Flavio. Ha anos acompanho seus escritos, todos os dias antes de iniciar o trabalho. Bom descanso.

  45. Milton Eller disse:

    Flavio boas férias e um 2017 (esperamos) melhor.

    Quanto a Schumacher somente lamentar o triste destino, NINGUÉM merece passar por isto.

  46. ricardo garcia disse:

    felicidades a todos e em especial a voce Flavio que nos trouxe muitas novidades e sempre sua opinião acima de ideologias da mídia ou força do habito.

    feliz 17

    ricardo garcia

  47. Talvez vc volte pra anunciar Valentino Rossi na Mercedes? No lugar de Rosberg? Muitos estão falando isso.. mas só acredito quando ver.

  48. Rodrigo Tossato disse:

    Bom fim de ano a você e a toda sua família Flavio Gomes !

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>