MENU

sábado, 17 de dezembro de 2016 - 10:05F-1

VAI VOLTAR

massachora

SÃO PAULO (o mundo dá voltas) – Felipe Massa deve mesmo rever a decisão de deixar a F-1. Todos os indícios apontam nessa direção. O piloto brasileiro recebeu a proposta da Williams e tende a aceitá-la.

Não é exatamente um caso de aposentado arrependido. Felipe estava bem resolvido com a situação — avisou com antecedência que iria parar, cumpriu o contrato até o final, despediu-se no Brasil e em Abu Dhabi e esse ciclo estava encerrado.

Mas a vida é dinâmica, como diria o outro. Quando todos pensavam que a temporada tinha terminado em Yas Marina, eis que Rosberg resolve parar, também, e mexe com todas as peças do dominó da categoria. Porque a Mercedes, claro, teve de correr atrás de um substituto.

De cara as especulações apontaram para o novato Pascal Wehrlein, a escolha óbvia por ser um menino que há tempos está sendo preparado pela Mercedes. Mas, pelo jeito, não era tão óbvio assim. Pascal já fora preterido quando a montadora alemã teve de indicar alguém à Force India, que usa seus motores. Isso se deu antes de Rosberg anunciar sua aposentadoria. E quem a Mercedes mandou para lá? Esteban Ocon, outro moleque das suas categorias de base, o que deixou Wehrlein puto dentro do macacão. E ficou claro: na cabeça dos dirigentes prateados, Ocon é melhor que Wehrlein. E se é assim, por que colocariam Wehrlein no carro da matriz?

Pascal está sendo escanteado de novo. O objeto de desejo da Mercedes é mesmo Valtteri Bottas, piloto finlandês de bons predicados técnicos capaz de encher a bolsa de pontos e pódios sem incomodar muito o tricampeão Lewis Hamilton. O problema é que ele tem contrato assinado com a Williams.

Problema?

Problema nenhum. A Mercedes ofereceu um bom desconto nos motores que vende à Williams e acertou tudo. E quem ficou com um problema foi a Williams. Quem colocar no lugar de Bottas? Por mais que se imagine que haja uma fila de pilotos esperando a vez para sentar num F-1, não é bem assim. A categoria ganhou contornos tão particulares que não é qualquer um que guia seus carros. Não dá para fazer muitas apostas em casos emergenciais como este. É preciso algumas certezas na hora de escolher quem colocar no cockpit.

Por isso que a Williams já avisou à Mercedes. Libera Bottas, sim, desde que encontre alguém do mesmo nível técnico e com experiência para tocar o barco. E mais: precisa ter mais de 25 anos. Porque seu patrocinador principal, a Martini, não pode usar a imagem de ninguém abaixo dessa idade para fazer publicidade em vários mercados do mundo.

Piloto experiente, bom tecnicamente, com mais de 25 anos e disponível. Quem se encaixa nesse perfil? Felipe Massa é um deles.

As partes já se falaram. Felipe, com quem conversei por troca de mensagens nos últimos dois dias, fechou-se em copas. Pediu desculpas por não poder dizer absolutamente nada. Sei como são essas coisas e nem adianta insistir.

Mas posso, claro, dizer o que eu percebi no tom dessas conversas e olhando esse cenário todo em profundidade. E percebi que ele vai voltar a correr. Já falou com a família, já pensou em tudo e tem uma justificativa mais do que aceitável para fazê-lo: a equipe que o recebeu com tanto carinho se viu num aperto e pediu ajuda. Amigos ajudam amigos.

Massa, não se enganem, não vai voltar por dinheiro. Isso ele já tem bastante. Vai voltar porque a Williams pediu e está precisando. Fica um ano e dá tempo para o time se preparar para 2018. Stroll vai precisar de um tutor e Felipe pode fazer esse papel. Não terá uma temporada brilhante, como não teve nos últimos dois anos. Mas também não tem grandes ambições. Para a Williams, é importante que num de seus carros esteja alguém capaz de pontuar com frequência — questão de sobrevivência, pontos significam dinheiro.

Não sei se o anúncio oficial vai acontecer ainda neste ano. Pode ser que fique para o início de 2017. Mas, neste exato momento, se eu tivesse de responder à pergunta “Felipe Massa vai aceitar a proposta da Williams e correr em 2017?”, minha resposta seria sim, vai.

E quer saber? Deve. Massa ainda é jovem, tem lenha para queimar e estão precisando dele.

119 comentários

  1. Mônica disse:

    O meu gatão voltou e fez bonito na Lotus. Talento e personalidade numa escultura finamente trabalhada.

  2. Caíque Pereira disse:

    R$ 21.000,00 em 2017 para um cara que está a 22 dias sem correr…só alguém com problemas sérios não aceitaria CONTINUAR…que se dane se irá bem ou mal…Schummy voltou e se deu mal…Lauda voltou e foi campeão em 1984…está certo o Massa.

  3. Cacá disse:

    Vai voltar a ser massacrado.

  4. Bola da Vez disse:

    DESAPEGA FELIPE!

  5. Brabham-5 disse:

    Não consigo entender como a volta(?) ou a ausência do Massa vai ter algum efeito para a F1.
    O cara hoje é um piloto mediano e sem perspectivas de vitórias, não só por não ter o melhor carro, como também por não ser um dos 7, 8 melhores pilotos do grid.
    Massa fora NÍNGUÉM vai notar. Se nem mesmo Rosberg aposentando causaria tanto impacto, como Massa pode ser ou foi tão relevante?
    Nunca foi.
    Como pode ser “melhor para o esporte” ter ele de volta em 2017?
    Não é bom nem para o automobilismo brasileiro.
    Precisamos de RENOVAÇÃO.
    Em todas as áreas, e o esporte, o automobilismo, precisa de novidade, novo fôlego. Chega do cansado, da falta de perspectiva, do “bonzinho” sofredor.
    Precisamos de vida, precisamos de vitória!

  6. Brabham-5 disse:

    A mudança dos pneus para 2017 não é argumento para recontratar o Massa.
    Afinal, sua “dificuldade de adaptação” a pneus novos (no caso, da Michelin) é notoriamente sabida desde os tempos da Ferrari.
    Era sua DESCULPA favorita para não render como Schumacher, Alonso, Bottas…
    Como se a diferença dele para esses caras estivesse no “pneu novo”.

  7. Brabham-5 disse:

    “Williams, deixe o Felipe Massa descansar, teve uma grande carreira. Procure uma estrela do LMP1, como Brendon Hartley (britânico que foi piloto de testes da F-1 pela Red Bull), Sebastien Buemi (que já correu pela Toro Rosso) ou Lucas Di Grassi (brasileiro que já fez uma temporada na F-1 e atualmente está na Endurance). São pilotos famintos, técnicos e rápidos”. (Mark Webber em seu twitter)

  8. Apm disse:

    Os comentários chegam até a ser desanimadores

  9. ags disse:

    Pigmeu tentou assinar..com a Willimas..mas com um ponto muito estranho para um piloto..
    No item 4.22,,ele diz..Assino..com uma condição..De não fazer um carro rapido…Não quero carro rapido..tenho um olho com apenas 60% de visão..quero um carro para ficar entre o 10 colocado até o 17 colocado..Pra quer correr tanto assim..
    Agora pensa..se vai assinar pensa..rssssss

  10. Antonio disse:

    6 milhões de euros limpos na conta de Mônaco..
    Quem recusaria um emprego desse para 2017 ?
    Ah ele não precisa de dinheiro… claro que precisa, nunca se sabe o futuro e aos 30 anos..vai fazer o que da vida ? O Rosberg vai se aposentar porque não aguenta a pressão de concorrer com o Lewis Hamilton.. Mas o Massa não tem essa pressão.
    Espero que corra mais dois anos. e quem sabe pinta alguma vitoria, podiums. Tudo pode acontecer..

  11. Antonio Carlos Michelin disse:

    Eu já acho que Bottas vai infernizar o estressadinho e que Massa, sem pressão demais, vai andar melhor do que andou nesse ano.

  12. Alfredinho disse:

    Felipe sempre demonstrou uma certa instabilidade emocional. E é essa instabilidade que, provavelmente, o fará rever sua decisão. Sua volta (?) é bom para o esporte e será ruim para ele.

  13. João Ferreira disse:

    Eita, volta do Massa???

    Pq não colocar o Button, o Jeff Gordon, Tony Stewart, Casey Stoner, seria bacana…

  14. Wagner Neves disse:

    Vendo pelo lado da razão, ele deve voltar, sim. Mas, sentimentalmente falando (meio em desuso hoje em dia), eu talvez não voltasse apenas para preservar um dos momentos mais impressionantes que presenciei acompanhando Fórmula 1 desde 1972, a sua despedida em Interlagos.

  15. José Marinho disse:

    Por nada não, mas a Willians devia “desaposentar” o Barichello da F-1 para dar a ele uma despedida digna, já que sacanearam o cara não renovando com ele e nem dizendo vá procurar outra equipe isso a tempo dele fazer isso então no meu ver nada mais justo.

  16. Thiago disse:

    Massa teve uma despedida linda, isso é o que deve ficar na memória. Vejo pelo caso do Schumacher. Despedida linda pela Ferrari, o anúncio da aposentadoria em Monza foi espetacular. Essa era pra ser a última memória. Foi nessa onda de ajudar a Mercedes e o que ele ganhou? A Mercedes ganhou muito, já ele só foi alvo de críticas. Por isso acho melhor deixar como está

  17. Eddy Bruno disse:

    Num de meus comentários lá atras, quando Rosb foi campeão e disse tchau, eu disse sobre vários pilotos concorrentes à sua vaga, o que cada um (na minha ignorante e zé ruela opinião), tinha a favor e contra.

    Massa foi um dos que eu citei. E Bottas também.
    Eu disse que Bottas queria mas não ia, porque a Williams não deixaria. Enfim, errei. Paciencia.

    Massa, eu disse que se fosse chamado, aceitaria. Por que não? Enfim, só errei a equipe. Paciencia.

    Quando ele tava precisando sair da ferrarossa, a Will deu a mão e a oportunidade dele ficar. Agora, ele retribui por mais um ano esse favor.

    Espero que ele tenha melhores resultados em 17 do que neste ano de 16. E quanto ao Bottas, eu não o escolheria. Ele e Hamilton não se darão bem. Ponto.

  18. Chorez Alonso disse:

    Falei que o ano que vem iria ser Massa…

    E Ve44el estará na Mercedes em 2018.

    Alonso?!

    Chuuuuuupa!

  19. marcelo disse:

    Flávio, concordo com vc, Felipe deve voltar…!
    E aqui pra nós… Vai ser a primeira vez na carreira que vai ser tratado como o piloto principal em uma equipe importante!
    Agora… Quanto a BOTTAS, que venceu Felipe em condições limpas….Tu dizer que ele vai ser capacho de Hamilton! Tais viajando…!
    Tu achas q Hamiilton tá querendo Pascal..por que?
    Para a máscara dele não cair! Pq todo mundo iria ver q com aquele carro qualquer piloto ganharia o campeonato!
    Bottas é um piloto bom e ambicioso…
    Não vai querer andar atrás de Hamilton!
    Na verdade eu queria o Dick Vigarista do Fernando Alonso!
    Ai sim queria ver ele ganhar o Campeonato!
    Pois aquela q ele ganhou, com Alonso não podendo fazer das suas dentro e fora das pistas não vale, pois Hamilton estava brindado por Ron Denis!

  20. Antonio disse:

    Flavio,

    A questão dos pneus favorece o Massa ou é balela?

  21. Guto Furtado disse:

    Ao contrário do blogueiro, acho que o Bottas dará muito trabalho ao tricampeão Lewis Hamilton! Também não acredito que o Felipe Massa seja a certeza de pontuação frequente da Williams! Esperemos 2017!

  22. Anselmo Coyote disse:

    Muito bom que ele volte. Ser chamado de volta assim, com tanto piloto com as burras cheias de dinheiro querendo um assento eleva o ego de qualquer um. Felipe não é um piloto pagante. Ao contrário, correu por dinheiro e vai correr por dinheiro de novo. Caso contrário não haveria porque não anunciar logo e ficar discutindo cláusulas contratuais cercadas de mistério. Dinheiro, ao contrário de lentilhas, é a única coisa que não sacia quem gosta dele. Quanto mais melhor.
    Abs.

  23. Sergio augusto disse:

    Ahhhh o dinheiro…………

    • Claudio disse:

      Pois é, o cara vivia falando do Rubinho… Que o cara deveria se aposentar coisa e tal mas… Pra mim ele viu que não teria chance na Williams em 2017 e nenhuma outra equipe o queria então resolveu anunciar a aposentadoria… Só falta agora aceitar, levar couro do novato e dizer que a equipe tá favorecendo ele, fosse diretor dá Williams tentaria o Button pra mim bem melhor que ele.

  24. Marcelo disse:

    Não entendo essa besteira da Mercedes em querer um outro piloto de ponta. Com aquele carro ali qualquer piloto do Grid, até o Gutierrez ou Palmer ficam em segundo toda corrida. A não ser que estejam com medo da Red Bull vir forte, porque a Ferrari que não vai ameaçar mesmo.

  25. Charles disse:

    Massa andou mal na parte final da temporada porque já estava desencanado, ia parar, e o carro era uma porcaria, ele e o Bottas disputaram o nono lugar das corridas, que motivação você teria? Se eu fosse ele ligava para a Mercedes e diria que não iria para a Williams, ou seja, vocês não conseguirão o Bottas porque não vou para lá e não o liberarão, aceitam um ano de contrato comigo? Com Bottas fora, duvido que Wolf não o escolheria como último recurso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>