MENU

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017 - 11:53Foto do dia

FOTO DO DIA

15732396_1908647682688710_6527345459410069138_o

Olha que beleza o Marco Gavioli mandou. Alguém é capaz de identificar os pilotos, o ano e o trecho de Interlagos?

95 comentários

  1. Marcelo Ventura disse:

    Apelei para a pesquisa. É verdade. O ano é 1975. Me confundi com o ano, porque a Ferrari é de 1974. O carro de 75 só veio depois. E não é a corrida de 1974, por causa do detalhe da entrada de ar da Ferrari ter uma faixa verde alusente às cores italianas, o que não tinha na Ferrari usada na corrida de 1974. Então, é uma Ferrari, e é a do Lauda (por causa do capacete todo vermelho).
    Em primeiro plano é uma Brabham, também pela entrada de ar ter o logo da Martini. Deve ser o Carlos Reutemann, porque o Pace logo na primeira volta pula de sexto para terceiro, já à frente do Lauda, e não é mais ultrapassado por ele (como na foto a pista está vazia, não é uma foto da Ferradura na primeira volta). O Reutemann pula pra ponta na largada, mas perde posições e termina em oitavo.
    O carro mais à frente, é difícil de saber, pois pode até ser um retardatário. Não sendo, acredito ser a McLaren do Emerson, pois ele ultrapassa o Lauda e depois ultrapassa o Reutemann. Na foto, parece que o Lauda ultrapassara o Reutemann há pouco. Então, provavelmente que seja o Emerson mais à frente. Não deve ser o Regazzoni, porque ele passa o Reutemann antes do Emerson e do Lauda passarem. O Emerson foi o próximo a passar o Reutemann, e só depois dele o Lauda passa.

  2. É bem provável que seja a Ferrari do Niki Lauda ultrapassando um Brabham em Interlagos 1974.

  3. Dox disse:

    GP Brasil 1975 Interlagos

    Trecho entre a Ferradura e a Subida do Lago

    Patrick Depailler / Tyrrell 007
    Niki Lauda / Ferrari 312B3
    Carlos Reutemann / Brabham BT44B

  4. Eddy Bruno disse:

    Vocês já explicaram onde, como, quem, quando, quem pilotou, quem venceu e tudo o mais, então só me resta viajar em devaneios tolos que me torturam….

    Sou um espírito velho num corpo jovem. Segurança é tudo. Eu sei. Concordo.

    Mas, que foto sensacional. O carro dos bombeiros. A cerca de “proteção”, a faixa contínua pintada na pista, a galera no morrinho lá ao fundo….. e a cidade! A contraste da cidade ao fundo com a pista e o lago…… sensacional!

    “Ahh, mas isso hoje não funcionaria de jeito nenhum….”
    Eu sei. Me mandem de volta para o passado. Meu lugar é lá.

  5. moisesimoes disse:

    - Cê é louco, rapaz. Detalhe por detalhe, o momento é sensacional. Com esse Interlagos, fico imaginando quantos traçados alternativos daria pra fazer! Roquenrain foi um pecado, daqueles que tem perdão do Altíssimo. Talvez. Interlagos foi daquele crime que o condenado desce direto pro inferno!

  6. Acarloz disse:

    Linda foto e a velha constatação de que foderam Interlagos.

    • Flávio disse:

      Pra mim, são os carros mais bonitos da história da F1, estes da primeira metade da década de 70, junto com os carros de 2006-2007 (tirando aqueles chifres no bico que a BMW inventou em 2008).

      Realmente, sobre o traçado, acabaram com Interlagos. Era um traçado que tinha de tudo. Piloto ruim se fodia ali. Podiam ter melhorado a segurança, as cercas, as áreas de escape, entre outras medidas de segurança, mas este traçado era um dos melhores do mundo.

      Realmente, Interlagos não tem mais graça.

      • Arthur disse:

        Claro que tem graça. Pò, como tem…

        Porquê vc vai correr lá?…

        Vc alguma vez andou no traçado antigo?

        Eu andei. E posso te dizer, que para teu Voyage o atual é melhor.
        As retas eram mais longas. Vc iria começar a acelerar na junção, e pisaria no freio na 3.

        1 e 2 só tinha graça pra carro muito forte.

        Digamos que era mais relax…

      • Acarloz disse:

        Sim meu caro Arthur, seria como SPA, uma bosta. rs

  7. Renato de Mello Machado disse:

    Fotos de um autódromo,carros e pilotos de verdade.Só isso

  8. Antonio disse:

    Descida do Lago, Lá na frente, tá difícil, quem sabe uma Shadow (esqueci o nome do piloto de fez a pole aqui). No meio, tá muito fácil, Lauda de Ferrari e atrás uma Brabham, com patrocínio da Martini. Pelo capacete claro deve ser o Lole. Em tempo, como são bonitos esses pneuzões traseiros.

  9. Antonio Seabra disse:

    Saida da Ferradura para Subida do Lago, curva 3 ao fundo.
    Ferraris de Regazzoni e Lauda, Brabham de Reutemann

  10. 1.975, Clay Regazzoni – Ferrari 312B3, seguido por Niki Lauda – Ferrari 312B3 e
    Carlos Reutemann – Brabham BT44B.

  11. Flavio Bragatto disse:

    O engraçado é fazer uma comparação com os dias de hoje, sobre os padrões de segurança em autódromos…
    É insano ver aquelas cercas com estacas de madeira, pneus separando a pista do lago, pessoas ali do lado de fora da curva, justamente atrás dos pneus e mais nada…

  12. Guzz disse:

    Os pilotos nem imagino, mas o trecho me parece ser o que hoje é a descida do lago,, logo depois da reta oposta, hoje no sentido inverso.

  13. geraldo disse:

    Subida do lago em 1975. Pace com sua Brabham na frente, seguido de Regazzoni em uma Ferrari, com o Emerson numa McLaren,na cola dele.

  14. Luis disse:

    Estranho, porque os carros parecem dos anos 70 mas na cidade eu reconheci um barracão com o teto verde que chega até o chão, parecido com casas suíças, e que é muito parecido com o ginásio de uma CIAC, aquele projeto de prédios escolares que o Collor criou no começo dos anos 90 e depois mudou de nome para CAIC na época do Itamar…

  15. caio murilo disse:

    piquet, alboreto e decezaris

  16. Fernando disse:

    Não sei quais os carros, muito menos o trecho, mas a foto é bacana!

  17. guilherme disse:

    Os pilotos, eu não sei; o ano, não tenho certeza; o trecho, estou na dúvida. Mas a linha tracejada me dá a certeza de que é permitido ultrapassar.

  18. Robertom disse:

    É 1975, pois a Brabham não tinha o patrocínio da Martini em 74 e em 76 era vermelha usando motores Alfa-Romeo.
    Estão na retinha entre a saída da Ferradura e a Subida do Lago, com a Curva 3 ao fundo.
    Arrisco dizer que os pilotos são o Jean Pierre Jarrier com Shadow, lá na frente, depois o Niki Lauda com Ferrari e o Moco (Josá Carlos Pace) com a Brabham, que acabou vencendo a prova.

  19. Fernando disse:

    A foto é maravilhosa.

    Estão na descida do lago após sair da ferradura.

    Consegui identificar o Lauda Ano 74.

    Mas o que me chamou atenção é o alambrado do lado direito da fot saindo da ferradura, a tela é sustentada por vergalhões de ferro!!
    Escapou ali , poderia ser espetado.
    Não sou daqueles que acham , que ahh como eram bons aqueles tempos , hoje é tudo pasteurizado, concordo com a segunda afirmativa, mas segurança é segurança e naquela época era quase nenhuma.

  20. Zé Maria disse:

    Os carros já foram ditos.
    O ano definitivamente é 75, por causa de dois detalhes fundamentais:
    O patrocínio Martini na Brabham.
    A pintura das cores da bandeira italiana na tomada de ar da 312B3 do Lauda.
    Se a turma disser que ele foi campeão com a 312T, ok.
    Apenas que ela estreou apenas na África do Sul, as corridas sul-americanas foram feitas com os carros do ano anterior.
    Em tempo, foi dobradinha do Brasil, com Pace e Emerson, depois que Jarier abandonou no foguete DN5 da Shadow.

  21. Ninguém disse:

    Mudando a minha resposta. Agora, consegui ver melhor a cor do carro da frente.

    Então, troco o Jean-Pierre Jarrier pelo Vittorio Brambilla (March 741). A minha resposta final fica:

    Interlagos 1974.

    Trecho que liga a Ferradura para a Subida do Lago, em direção à antiga Reta Oposta. Hoje, os carros vêm em sentido contrário.

    Em tese, não daria para saber se é treino, classificação, volta de apresentação ou corrida. Pelo que deu para descobrir, essa foto é de antes da corrida ou nas primeiras duas voltas.

    O carro do fundo (o primeiro no lado esquerdo da pista) parece ser a Ferrari 312B3 do Clay Regazzoni.

    Em seguida, na pista da direita, vem Niki Lauda também numa Ferrari 312B3 (dá para perceber que é a Ferrari por conta da pintura na tomada de ar e que é o Lauda por causa do capacete vermelho – o do Clay Regazzoni era branco com detalhes vermelhos). Por último, vem a Brabham BT44* do Carlos Reutemann (idem, carro branco com o detalhe da Martini na tomada de ar, e o capacete que lembra mais o do Reutemann do que o do Moco).

    A foto, como disse, deve ser do treino ou volta de apresentação, pois o Lauda só completou duas voltas na corrida.

    * O problema é que a BT44 é do final da temporada de 1974, e a prova do Brasil costumava acontecer no início do calendário.

  22. Robertom disse:

    É 1975, pois em 74 a Brabham não tinha o patrocínio da Martini e em 76 era vermelha (com motores Alfa-Romeo).
    Estão na pequena reta entre a saída da Ferradura e o Lago com a Curva 3 lá no fundo.
    Arrisco dizer que os pilotos são o J.P Jarrier, com Shadow longe lá na frente, Niki Lauda em 2º com Ferrari e o Moco em 3º com a Brabham.

  23. faria disse:

    Subida do lago. No meio, Niki Lauda. 1975 ou 1976.
    (AHEM!)
    Provavelmente teria esquecido isso tudo, se não fosse pelos simuladores.

  24. Roberto Borges disse:

    Já corrigindo a caca!
    O ano é 1975 e a Ferrari é a 312 t com a tomada de ar ainda vermelha! Depois pintaram de branco, como a F1 atual.
    Assim, acho que o cara atrás do Lauda é o Moco!
    Me apedregem se eu estiver errado de novo!

  25. Roberto Borges disse:

    Saudades…
    Os carros estão saindo da Ferradura, em direção à Subida do Lago. Ao fundo, depois do lago, final da Curva 3, se não me engano.
    O carro à frente, não consigo identificar. O segundo é a Ferrari 312 B 3 do Lauda, o que denuncia o ano de 1974, pois em 75 foi a 312 T, o carro de F1 mais bonito já construído! O último da fila, chutaria uma Brabham BT-44, mas o piloto… tá difícil identificar.

  26. Mauro disse:

    alguém mostre isso pro Flávio, Ele vai pirar…
    https://www.motorino.com.br/

  27. DENIS IURIF disse:

    subida do lago ano 1974 ou 1976.

    Carros: Brabham do Moco ou Reuteman e a Ferrari 312 T.

  28. Gerson disse:

    1974, reta depois da Ferradura, antes da Subida do Lago.
    O carro da frente não dá pra ver. Os outros são Lauda na Ferrari e Reutmann na Brabham.

  29. José disse:

    Cara, vou dar um chute, uns mais certeiros e outros de bico e de olho fechado mesmo.

    O carro lá da frente nem tenho idéia, o do meio é a Ferrari do Lauda, pelo capacete vermelho, atrás vou chutar uma Brabham do Pace?

    A curva à frente, feita à direita é o Sol que era feito no sentido contrário ao de hoje.

  30. Ruodger Z. R. disse:

    Parabéns pela foto. Fantástica! Mostra um pedaço do antigo traçado de Interlagos que foi desgraçadamente amputado. Se o Senna, como piloto e sua influência no meio automobilístico fez alguma cagada, essa foi uma. O circuito de hoje não chega nem perto do nível técnico do traçado antigo. A pista ao fundo era a saída da curva 3, final do retão, e já apontando a barata para a entrada do miolo e próxima curva que era a Ferradura. O trecho em questão era a reta entre a saída da Ferradura e a tomada para Subida do Lago. O carro ao fundo não identifiquei, o segundo é uma Ferrari 312T (um dos F1 mais bonitos que a Ferrari já desenhou) com o Niki Lauda e o terceiro – em 1º plano – parece ser a Brabham com o José Carlos Pace. O ano deve ter sido 74 ou 75. Abç.

  31. Michel disse:

    O santo antonio dos carros parecia pino de boliche, me arrisco somente a dizer:
    F1 1976, Curva do Laranjinha.

  32. Helio disse:

    FELIZ 2017, Flávio.
    Sobre a pergunta…
    Williams (Mansel), Ferrari (…), Brabham (Piquet)?
    E a curva… rapaz… que difícil… bati cabeça aqui e não sei não… esquerda – reta – direita? Interlagos? É a reta entre a segunda e a terceira pernas do “S”? Diz aí…
    P.s.: gostaria do seu contato; sou de Londrina/PR. Interesso num dos seus antigos da Classic Cup, ou de dicas de onde achar algum. Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>