MENU

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017 - 18:09F-1, Foto do dia

FOTO DO DIA

cascolewis17SÃO PAULO (gostaram?) – Lewis Hamilton abriu concurso para fãs desenharem seu novo capacete para 2017 e um brasileiro, Raí Caldato, acabou sendo o vencedor.

O desenho está aí do lado, com muitos detalhes em vermelho, o Cristo Redentor atrás, as estrelas do tricampeonato e as cores do Brasil, numa referência ao maior ídolo do inglês, Ayrton Senna.

Não gostei muito porque achei poluído demais. Mas tem sido a tendência dos últimos anos esse monte de grafismos, figuras indefiníveis pontudas, brilhos, purpurina, uma zona. Caldato fez outras sugestões a Lewis, que podem ser vistas aqui. Ele parece ser muito fã de Senna e boa parte de suas criações lembram o piloto.

57 comentários

  1. gera disse:

    Medonho! Estamos em 2017, acorda aí Hamilton.

  2. Ulisses disse:

    Parabéns ao Caldato !!!!
    Sem dúvida uma grande honra vestir o capacete do tricampeão com uma ideia sua, para pouquíssimos, um feito e tanto !!!!

    Mas, questão de gosto, e gosto não se discute, mas estou com o FG nessa, é um padrão que se repete transformando todos os capacetes em iguais.
    Da saudade um desenho como o de Cevert, Stewart, Emerson, Hunt, Senna, Piquet, Wilson Fittipaldi, Pescarollo …. Andretti …. para citar alguns!

  3. Gabriel Medina, O outro disse:

    Passei uns 15 minutos no instagram do cara que fez o desenho, vários e vários capacetes, variando entre esse estilo modernosos a lá Moto Gp e várias e várias versões do que o Senna usava.

    O que me chamou a atenção de verdade foi um cliente dele que se chama Zigomar!

    Sim, Zigomar.

  4. Adalberto Campos disse:

    Raí, o importante é que o Instituto AS, a TAS, seus familiares e amigos, e, principalmente o Lewis Hamilton adorou o seus trabalho. Entre 8.000 o seu foi selecionado, agora, agradar o Flávio Gomes…. não vou dormir hoje

  5. Roberto disse:

    Pessoal, não entendi alguns comentários. Entendo que cada um tenha uma preferência, mas criticar e falar de fraude? Gostaria de entender como é fraude se nos dois casos em que o Raí ganhou, o julgador foi o próprio piloto? Teríamos que ter orgulho de ser escolhido um Brasileiro. E pelo que entendi, o Hamilton queria um layout com base no dele mesmo. Na minha opinião, ficou muito bonito para o que foi proposto e a explicação de cada mudança no layout. Parabéns ao Raí, ficou muito show.

  6. Vinicius disse:

    Deveriamos estar orgulhosos de um brasileiro ter sido escolhido pelo Hamilton, deveríamos estar orgulhosos do capacete ter referências e homenagens ao Ayrton e ao Brasil, deveríamos valorizar estas questões, ao invés de criticar e até ofender……… Tudo fica difícil de ser comparado em épocas diferentes , é como se estivéssemos falando do jornal dos anos 70 / 80 para a Internet de agora…….
    Vamos valorizar o que temos…..
    Parabéns Raí Caldato……..
    ESPETACULAR….

  7. Mario Sergio disse:

    O mais importante é que o LH gostou !!!!!!
    Parabéns ao Rai Caldado pelo seu excelente trabalho.
    Quanto às críticas, divirta-se com elas. Houve quem disse que os Beatles seria um fracasso, que o Star Wars só seria um filme fraco, Rock Balboa foi recusado por um grande estúdio e o Rock’n Roll seria um estilo passageiro…..

    KKKKKKKKKKKKKKK

    Mais uma vez um brasileiro irá brilhar na Formula 1 e os demais brasileiros irão…… deixa pra lá……..

  8. Túlio disse:

    Gostei muito, e o Hamilton mais ainda. Ele fez o que foi pedido no início do concurso, isto é, uma evolução dos desenhos que o Hamilton utilizou nos anos anteriores.

  9. Rodrigo Vila Verde Rodrigues disse:

    Hamilton não usou a pintura nova do casco na apresentação do W08 EQ Power+…

  10. Jonny'O disse:

    Ridículo , como a maioria, uma cafonice !…… daqui uns anos estes caras vão olhar e terão vergonha de enfiarem na cabeças essas coisas……. serão esquecidos.

    Flavio poderia fazer um teste, colocar 20 capacetes dos anos 80 ou 70 para o pessoal identificar em 5 minutos, isso tirando nome de patrocinador.

    Depois colocar 20 dessas coisas de 2000 até hoje,sem nome de patrocinador, hehe seria interessante .

  11. Pimenta disse:

    Achei feio, como a maioria dos pilotos tem o capacete feio hoje em dia. Cores demais, detalhes demais. Sem falar que pelo menos pra mim pareceu um “copy & paste” do que ele já tinha. Ele já usou o Cristo Redentor atrás inclusive. Faltou criatividade.

    • Rodrigo disse:

      Ele fez exatamente o que estava pedindo na promoção que era uma evolução do desenho que ele já usa. Não sabe o que está falando Pimenta? Vai pesquisar antes de falar besteira.

      • Adriano disse:

        Bem falado, gostaria de saber onde está a evolução se ele apenas fez uma colagem com coisas já usadas antes. Mudar as cores não é nada de mais…Não sou obrigado a gostar do desenho, ora bolas, que piada.

  12. Stefan Bellof disse:

    Concordo com o FG, os capacetes de hoje estão muito poluídos. Bonitos mesmos eram os capacetes com as linhas simples, cores normais, sem essas frescuras. Nos tempos passados da F1, ficava imaginando como seria a combinação do capacete de um determinado piloto, quando trocava de equipe (ex.: Senna na Williams em 1994 ou um tipo algo que nunca existiu, do Senna na Ferrari, capacete amarelo com o vermelho da equipe).

  13. S. disse:

    Raí Caldato era um dos integrantes mais atuantes na antiga comunidade “Fórmula 1 – Brasil”, do Orkut. É super-fã de Senna mesmo. Outro antigo integrante, o Edu, era fã do Piquet e do Schumacher. Bons tempos os do Orkut. Aquela turma, pelo jeito, continua firme e forte na paixão pela F1.

  14. Ricardo disse:

    Lindão. Pintura agressiva. Como tem que ser.

  15. JP disse:

    Parece fantasia de palhaço

  16. Irineu disse:

    Rebuscado, mesmo. Parece uma penteadeira.

  17. Rocker disse:

    O capacete branco com detalhes em alusão á Ferrari e a bandeira da Alemanha do Vettel (ano passado) dá de mil nesse “capacaete nutella” do Hamilton.
    Sem mais.

  18. Roderico disse:

    Esses capacetes atuais são muito feios. É tanta informação que nenhuma se destaca.

  19. Ed disse:

    Fã do Senna? Esse caldato tá mais é pra viuv….deixa pra lá.
    Ele também havia vencido o concurso pra elaborar um capacete de 50 anos do Senna que Bruno Senna usaria em certa corrida.

    Ganhou com um design tenebroso. E inclusive na época comentava-se que o resultado era fraude.

  20. paulo disse:

    O hamilton gostou, é o que importa.

  21. Leandro Batista disse:

    O do Nelson Piquet era fodastico tambem…

  22. ricardo disse:

    Igual ao do ano passado. O mais incrível é que ontem ele anunciou o vencedor e hoje já estava de capacete novo. Deu tempo, né?

  23. Renato de Mello Machado disse:

    Feio,horroroso. E qual é a explicação do vermelho? Vai correr na Ferrari?O capacete original era muito mais bonito.

  24. Adolfo Brás disse:

    Que troço simplesmente horroroso! Fala sério!!!

  25. Daniel Amorim disse:

    Dos mais novos, bonito é o do Bottas. Sóbrio, sem mimimi, parecido com os das décadas de oitenta e noventa.

  26. Paulo Aidar disse:

    Horrível, poluído, assim como os F1 atuais

  27. EduardoRS disse:

    Dentro do cenário atual, está legal. O problema é que o cenário atual é uma bosta. Nos anos 70/80/90 era possível identificar o piloto de longe, só pelo desenho do capacete. Os meus preferidos eram os do Hunt, Villeneuve (Gilles), Piquet, e Senna.

    Tenta desenhar o capacete do Hamilton, ou do Raikkonen. Impossível.
    A cafonice e o mau gosto estão dominando o mundo.

  28. Joca disse:

    Prefiro capacete de três cores no máximo que seja usado como identidade do piloto.

  29. Rodrigo Tossato disse:

    Não é feio, mas é muito exagerado. Gosto dos emblemáticos, que vc conhece o piloto de longe, como do Graham Hill, Piquet, o vermelhão do Lauda…enfim, aquele que te identifica de verdade, que vc fez do seu jeito….até o branco do arnoux com as simples listras azuis laterais era classico, quanto mais limpo, mais bonito…como já disseram o do De Angelis era bonito também…e o Azul do Ronnie Peterson era lindo, muito lindo!

  30. Gus disse:

    Ele têm um Pagani pintado de roxo (terrível!!), não me admira nada que tenha aprovado esse carnaval em forma de capacete…

  31. Eltontoptec disse:

    Achei bonito, adequado, na verdade. O capacete branco dele da era híbrida era muito blá.

  32. Boca disse:

    Ficou show!

    Hoje fica difícil vermos cascos como do Gugelmin, Hill’s (Pai e Filho), Coulthard, Senna, Fittipaldi, mas achei legal.

    O único “porém” é esse vermelho. Estaria Lewis de olho em Maranello?
    Será que é uma alfinetada na cúpula da Mercedes, que fala em Vettel pra 2018?

    Poderia ter usado mais Prata, e “casar” com as cores das Flechas Prateadas.

  33. Diego - Floripa/SC disse:

    Deve ser para agradar o pessoal do Bahrein, Abu-Dhabi. Horrível.

  34. Fred disse:

    que negócio horroroso… caraca, esses capacetes de hoje parecem filhote de cruz credo com pecado mortal. banco dos anos 80.

  35. Thiago marques disse:

    Esse cara trabalha muito! Ele fez algo que agrada os pilotos atuais!

    Tb fiz alguns! https://instagram.com/p/BP9EosxgRsF/

  36. mateus disse:

    Ele podia correr com o capacete do Senna logo, pra tirar uma onda

  37. Cenzi disse:

    Achei feio. O primeiro modelo que ele usou na F1 era muito mais bonito. Mas a maioria usa cascos feios atualmente. O do Verstappen é apenas uma propaganda da Red Bull. Gosto do capacete do Vettel, que homenageia Schumacher. O do Massa também sempre foi muito legal.

  38. Adriano Oliveira disse:

    Capacete cafona demais. Fodástico era o casco do Élio de Angelis !

  39. robertão disse:

    Faria um baita sucesso na Sapucaí.

  40. Alessandro Neri disse:

    Concordo Flávio. Os capacetes dessa molecada são horrorosos. Alguns são tão poluídos que fica difícil até de definir uma cor predominante. Uma zona. Porque a nova geração não se inspira na elegância e limpeza visual de capacetes como o do Moco, do Lauda, do Hill (pai), do Peterson, do Brambilla, do Arnoux, do Senna….. cada um mais bonito que o outro, sem precisar de raios, enigmas, ou sinais indecifráveis, em cores indefinidas e brilhantes (para alguns só falta a purpurina).

  41. Farid Salim Junior disse:

    Bonito, mas muito poluído… A velocidade dos carros de hoje torna a visualização por parte do publico, muito difícil. Creio que a simplicidade das pinturas antigas deveria ser mantida. Lembramos de alguns, inesquecíveis: Ronnie Peterson – azul e amarelo; François Cevert – fundo branco com linhas em Azul, vermelho e amarelo; Lauda- Laranja; Piquet – Branco com linhas em vermelho ( o mais bonito, na minha opinião); e o do Ayrton, com o seu amarelo e as faixas em azul e verde.
    Vettel foi o pioneiro com seus capacetes multicoloridos, confusos – pareciam grafites, devem ser odiados pelo atual prefeito paulistano. enfim, os tempos mudam…

  42. José disse:

    Também gosto mais dos designs mais limpos da década de 80 e 90… os atuais utilizam muitos elementos similares entre si, justamente as citadas “figuras indefiníveis pontudas”. Fora o fato de não ser exatamente uma evolução do design e sim coisas completamente diferentes da “cara” original do piloto.

    Sobre o capacete do Hamilton, tenho impressão que os detalhes nas cores do capacete do Senna foram determinantes para a escolha, mas sinceramente achei o desing #4 muito mais interessante e relacionado ao Hamilton e menos ao Senna. A ideia do “H” estilizado na lateral formando o #44 foi muito bem bolado. Na minha opinão deveria ser o escolhido, já o próprio Hamilton exalta tanto o #44 (inclusive com uma tatuagem atrás da orelha).

  43. Glauber disse:

    Tive a mesma impressão: carregado demais.
    Capacetes bonitos eram os dos anos 80-90. É só lembrar do casco do Senna, o do Berger (preto com a bandeira da Áustria), Boutsen, Prost (último modelo que usou) Gugelmin, e até os mais simplórios, como do Arnoux (todo branco com algumas linhas em azul e o nome dele escrito nas laterais, e até do infame Cristian Danner, que era todo branco com quadriculado azul e branco na parte inferior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>