MENU

terça-feira, 7 de março de 2017 - 18:38F-1

2017, DIA #5

2017371354285_F1 91_DR

SÃO PAULO (no pau) – O primeiro dia da última sessão de testes da pré-temporada trouxe boas notícias a Felipe Massa. Além de fechar a terça-feira com o melhor tempo de todos, entrando na casa de 1min19s, o brasileiro completou 168 voltas — e brincou no Twitter que não estava mal para um “ex-piloto aposentado”.

Não mesmo. E é importante para a Williams que as coisas sigam assim nos próximos três dias, sem que Stroll faça alguma bobagem. Felipe, diga-se, chamou a atenção para a necessidade de andar bastante.

Massa fez o melhor tempo do dia com pneus supermacios. A Red Bull, segunda colocada com Ricciardo, andou de ultramacios. Comenta-se que a equipe ainda não está usando tudo que tem de motor. A ver. Já a Ferrari seguiu forte, também com 168 voltas de Vettel e o melhor tempo, 0s160 pior que o de Massa. Mas com pneus macios. Despertou até comentário elogioso de Hamilton. Semana passada, ele falou que a Mercedes tinha um carro “mil vezes melhor que os outros”. Hoje, mudou de opinião. E demonstrou preocupação com os rivais de vermelho. “Eles são os favoritos”, exagerou.

A Mercedes entrou no modo “simulação de corrida”, preocupada em andar bastante e detectar eventuais problemas. O pelotão do meio continua muito equilibrado, com Force India, Renault, Haas e Toro Rosso virando tempos muito semelhantes. A Sauber não terá chances nessa briga e vai rezar para conseguir pontuar pelo menos uma vez no ano. E a McLaren… Bem, teve de trocar o motor de novo. Vai mal, muito mal a Honda nessa história. A equipe já não conta com Alonso em 2018. Sim, o Mundial de 2017 nem começou, mas a boataria segue forte. Fernandinho, que tem apenas mais um ano de contrato, já teria dado o recado: desse jeito, não fica. Eu também não ficaria.

Vejam os tempos e, depois, os pitaquinhos:

dia517

- Ricciardo jura que a Red Bull não está escondendo nada. E torce para a Williams não melhorar muito…

- Massa nunca esteve tão feliz na Williams como agora. E isso tem a ver com os novos carros, que exigem uma pilotagem pé embaixo o tempo todo, sem se preocupar em poupar pneus ou combustível. “Não preciso mais guiar como uma vovó”, disse.

- As relações entre McLaren e Honda não são das mais amistosas. A equipe está começando a ficar cansada de tantas quebras e pouco desempenho.

- Christian Horner quer eliminar as barbatanas antes do início da temporada. Não vai conseguir.

- Pascal Wehrlein, que não participou dos testes da semana passada por conta do acidente na Corrida dos Campeões, conheceu hoje seu novo carro e sua nova equipe. As declarações dos pilotos estão aqui.

28 comentários

  1. ags disse:

    O Pigmeu tem sorte ou azar de mais..
    Antes de qq teste… a fera..anda pra karaiu..rss
    Quando é prova.. na real..ele parace que tomar Supusitorio de égua manca…
    Não anda nada.. reclama de tudo..até da temperatura da jarra de suco …
    Pig…. vai brincar em Monte Carlo.. vai andar de barco..seu nengocio nunca foi carro..
    Para de zuar..fy..

  2. CARLOS disse:

    Hoje. 08.MAR, perguntaram ao Alonso se ele podia fazer a CURVA 3 de pé embaixo ..
    RESPOSTA dele: “Para nós, não apenas a Curva 3 …”
    Sempre achei que um cara para ser bom no que faz não basta ter o tal talento específico (no caso pilotar carros) . Tem que ser inteligente … Alonso é muito …

  3. Pdr Rms disse:

    Tenho a impressão que essa temporada será uma das melhores da carreira do Massa (e a melhor pela Williams). E que também isso dará uma sobrevida de uns 2 ou 3 anos a ele na categoria.

  4. Antonio disse:

    Se você reparar, o desempenho do Massa piorou na Formula 1 a partir do momento que mudaram os pneus e os pinduricalhos aerodinâmicos. Na minha opinião ele foi o piloto que mais sentiu essa perda de aderência dos carros e sempre reclamava da dificuldade em aquecer os pneus..
    Esse novo carro com mais aderência favoreceu o jeito do Felipe pilotar e a Williams que nunca teve uma aerodinâmica muito boa ultimamente. Andava bem na reta e sofria nas curvas e pistas mais travadas.
    Acho que Felipe vai andar esse ano muito melhor que nos anos anteriores e acho que quem vai mais sofrer e a Red Bull e Mclaren que tem motores mais fracos.

    No final das contas vai dar Mercedes

  5. Henrique disse:

    Fosse o Cabeção, teria uma conversa com os cabeças da McLaren, devolvia o salário e pediria o boné. Melhor tentar outra coisa, nem que seja rolimã. Honda não tem a mão mais da F1 e não é de agora. E, honestamente, será que essa chassi da McLaren é bom?

  6. Antonio Ribeiro disse:

    Ultramacio, supermacio, macio, médio e duro. Por que diachos eles não renomeiam isso para: Supermacio, macio, médio, duro e superduro ?

  7. Chupez Alonso disse:

    Tadinho do Viceonso.

    Mas ano que vem a McLata vem hot.

  8. Fabio disse:

    Olá Flávio,
    Nesse feriado de carnaval estive viajando pelo Chile e num bate papo genérico sobre esportes, mencionei F1 e um senhor ingles que estava no grupo disse que seu filho trabalha na Cosworth e estaria desenvolvendo um projeto para F1, Ele não soube mencionar pra qual equipe e o besta aqui que vos escreve não é jornalista e não soube fisgar e buscar mais detalhes. Depois aquilo ficou na minha cabeça… seria um plano B pra Mclaren? Uma nova equipe do Ron Dennis? Ou estaria o velho senhor confundindo F1 com FE ou alguma outra F? Enfim… não custa compartilhar com voce e sua bem relacionada equipe…
    abraço

  9. Marcelo Melo disse:

    Na boa? O que me deixa mais intrigado é que a Honda simplesmente NÃO CONSEGUE fazer uma usina minimamente razoável. Incrível, mesmo depois de 2 ou 3 anos….sei la.

    Incrível!

  10. Rodrigo Vila Verde disse:

    Falando em inferno astral na Mclaren, me matei de rir aqui:

    https://m.youtube.com/watch?v=JZWzWp5yPkk

    E o que é pior: o vídeo fala em duas quebras de motor. Pois é… tá desatualizado. Quebrou hoje mais uma vez.

    Não consegui uma versão com legendas em português. Sorry!

  11. André Sb disse:

    A Mclaren devia aproveitar que a Ilmor rompeu a parceria com a Renault e impor os caras pra Honda. Japoneses um fracasso em questão de motor… por isso não troco meu Jetta TSi pelo Civic turbo rsrsrsrs.

  12. Bernard Fonseca disse:

    Pra mim, Renault, Williams e Ferrari são as equipes que mais evoluíram em relação a 2016. Então meu ranking das equipes em 2017, é:
    Mercedes – escondendo o jogo até agora.
    Ferrari – Andando rápido porém com tanque vazio.
    Williams
    Red Bull – mas estão evoluindo muito no segundo teste. Ou estão escondendo jogo.
    Force Índia
    Renault
    Hass
    Toro Rosso
    MCL Honda/Biz
    Sauberlineta

  13. valter disse:

    Willians Mercedes com Massa liderando?? Culpa desse motor Mercedes que empurra muito. Esperem o ultimo dia dos treinos. Hamilton com o motor ligado 100% colocar 2 segundos nos demais.

  14. Bernard Fonseca disse:

    Falando em Barbatanas, vejam que a barbatana da Williams é diferente de todas as outras.
    Notem que na parte superior da barbatana começando desde o chassi até a linhas da Martini, tem uma “prancha” fina (acho que 3cm de largura), e comprida que fica no topo da peça, isso da uma maior resistência à torções que a barbatana possa sofrer nas curvas com a forte pressão exercida sobre ela.
    Isso é “parecido” com as talas que os barcos a vela colocam nas velas para elas ficarem mais rígidas e deformarem menos. Porém na Williams eles colocaram no TOP e como se fosse uma “prancha”.
    Lembrem que na LMP1, essas barbatanas são fixada no aerofólio traseiro e ficam mais rígidas, que essas da F1, que não podem ser fixadas no aerofólio traseiro.
    Então a Williams parece que acertou na melhor solução e deixar o carro mais estável nas curvas, deixando a barbatana mais rígida.

  15. Bernard Fonseca disse:

    Nessa foto da matéria da para notar a enorme semelhança entre os aerofólios da Ferrari e Williams. E o bico do carro também.
    Me chama a atenção a abertura da entrada de ar acima da cabeça dos pilotos, este ano estão muito maiores: Williams = Mercedes, Renault bem parecida. Ferrari, Hass e MCL Honda Biz com aberturas pequenas, a da Honda Biz é a menor pelo que parece.

  16. Toni Casagrande disse:

    Williams leoa de treinos pré-temporada. Filme antigo.

    Massa dirige como uma vovó já há algumas temporadas. Aposto que continuará no mesmo ritmo nas corridas de 2017. Gostaria de estar enganado.

  17. Vagner disse:

    Muito bom o desempenho do Massa. Este ano promete ser melhor que os três últimos com a Williams. Não me surpreeenderia se ele ficasse para 2018 tbm.

  18. Celio ferreira disse:

    Quem esconde o jogo , não é a Redbull e sim a Mercedes. Acho que na Australia
    metem 0,5 seg. no resto .

  19. Vinicius disse:

    Depois de hoje,Wehrlein deve estar com muito mais vontade de esfolar,esganar e trucidar Totó Wolff por tudo isso…

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>