MENU

terça-feira, 14 de março de 2017 - 18:01F-1

COMO SENNA

alonsitodoido

SÃO PAULO (coitado…) – Muito boa a matéria do Thiago Arantes sobre a obsessão de Fernando Alonso na McLaren: ganhar onde Senna ganhou. Surpreendente, até, porque ao contrário de Hamilton, que cita o brasileiro o tempo todo — usa, inclusive, referências a Ayrton em seu capacete –, o espanhol não tem o hábito de falar muito sobre o tricampeão mundial morto em Imola em 1994.

Em nome desse desejo, Alonso teria recusado até uma proposta da Mercedes para substituir Rosberg. É tema sobre o qual ele não gosta muito de falar, e até se irrita.

Fato é que Fernadinho vai para o terceiro ano de calvário numa equipe que é enorme, claro, mas que se arrasta desde o início de sua nova parceria com a Honda, em 2015. Não há grandes perspectivas para 2017. O que é uma pena, porque Alonso está no auge, tecnicamente, mas anda longe dos ponteiros. Muito longe.

A F-1 merecia um piloto como ele andando na frente. E talvez isso nunca mais aconteça.

38 comentários

  1. Alfredo Aguiar disse:

    Alonso recusando uma proposta da Mercedes foi o máximo. Alonso correria de graça pela Mercedes. Alonso SUPLICOU para correr pela Mercedes.
    A Mercedes deu de ombros pros apelos do espanhol.

  2. Fabio da Silva Aguilar disse:

    Engraçado isso a dez anos ,o Alonso tinha uma McLaren pra brigar pelo título mais ficou com Bira com Hamilton com Ron Dennis deduro a equipe naquele caso de espionagem saiu pela porta do fundos voltou pra Renault e teve o lance na prova de Cingapura, foi pra Ferrari depois de cinco temporadas​ volta de par McLaren penando com motor Honda se ele ficace queito do canto dele poderia ter sido tri campeão mais não queria a equipe toda trabalhando pra ele tomou decisões precipitadas e tá ir até hoje se não tiver um carro completivo com motor decente como nesse ano não terá será seu último ano na categoria

  3. Rocker disse:

    A McLaren encolheu. Está encolhendo.
    Como a Brabham, a Lotus, a Ligier, a Tyrrell e outras tradicionais encolheram até sumir. A Williams também está encolhendo a cada ano que passa…
    A Honda na F1 já tinha desaparecido.
    Ir para ou ficar numa equipe porque seu ídolo venceu por lá há 30 anos atrás não é uma justificativa que se sustente como certa. Não é uma decisão racional para alguém que ambiciona vitórias e títulos..
    Por maior que seja o salário.

  4. Rocker disse:

    Pois é.
    Isso só confirma o que muitos já andavam dizendo: “Alonso adora fazer escolhas erradas”.
    Alguém precisa avisar ao Alonso, que quando a McLaren não era mais o melhor carro do grid, seu ídolo se mandou de lá (nem aí para sua amizade com Ron Dennis). Aliás, antes até de sair, se ofereceu para correr até DE GRAÇA na Williams, que era o novo “carrão” do grid.
    E o Alonso esnobando a Mercedes. Tsc tsc tsc…
    Senna não seria tão besta. E era muito mais ambicioso.
    Mal Alonso, mal, muito mal de novo.

  5. Ulisses disse:

    Existe um mistério nessa história do Alonso.
    Após sua saída da equipe capitaneada pelo Briatore, mafioso que Piquet conseguiu banir da F1, Alonso nunca mais andou bem.
    Fez alguma coisa na Ferrari, … mas, passa a impressão de ser um piloto que desagrega o time.
    Ele é tão bom assim?
    – Então …. quando corria com tudo a favor, com um chefe mafioso, ganhava títulos. Tem pequena semelhança com Schumacher, que era bom pacas, mas também conhecido no circo como Dick Vigarista.
    Mas uma coisa é bastante certa, não existe campeão bonzinho!
    Particularmente e humildemente, acredito que a Honda e McLaren ainda farão um foguete!
    Mas, o problema da F1 atualmente é o “fator” Mercedes, o mesmo problema que a categoria teve em outras épocas com o mesmo fabricante, com as “flechas prateadas” fazendo a concorrência comer poeira sem dó!
    Difícil mesmo é acreditar que Alonso tenha recusado esse convite!

  6. Ricardo B. disse:

    Se ele tem tanta obsessão por Senna assim, está fazendo igual a ele em 1992/1993, aquela fase “no money, no race”. Nada de mais, não será o primeiro nem o último piloto na F1 que gosta de vender a imagem de desapegado, porém fazem questão até de marcas de água mineral e toalhas em seus contratos.

    A chance de melhora da equipe é pequena, e considerando a personalidade de Alonso, ele não vai desperdiçar nenhuma chance de criticar a equipe, forçando a sua saída até antes do final do campeonato (muito bem indenizado, é claro). Acho que ele não volta das férias de agosto.

  7. Kkkkez Alonso disse:

    Sério que alguém acredita que Eternando Viceonso recusou proposta da Mercedes?!

    O pessoal da Matriz, talvez.

    Chama-se esquizofrenia paranóide.

    Mais um ano chupando, Allonzo!

  8. ALONSOÉOCARA disse:

    Alonso ainda vai ganhar mais 2 títulos antes de sair da Fórmula 1! 2018 e 2019.

    Acredito que ele possa ter recusado a ida para a Mercedes, por não ter certeza naquele momento, qual seria o nível da Mercedes em 2017… Aliás, a gente ainda não sabe qual a força deste ano: Ferrari, Mercedes ou Redbull? Brawn GP e a Mercedes já aprontaram em outras mudanças de regulamento…

    Ele já errou tanto nas mudanças de equipe que, provavelmente, preferiu ficar na McLaren para descobrir qual a equipe que vai se adaptar melhor ao novo regulamento, para mudar em 2018 para esta equipe… Teoria doida, eu sei, mas vai que é isso mesmo! rs

  9. Como Senna? O Senna nessa McLaren já estaria fora há muito tempo, e mesmo em 1993 sendo Vice-Campeão com Cinco Vitórias ele já dava Graças a Deus em ter saído da McLaren, mas só não sabia do destino cruel que estava reservado pra ele na Williams naquele Fatídico GP de San Marino 1994.

  10. Paulo F. disse:

    Alonso é sem dúvida um cara rápido. Mas é também um cascateiro de marca maior!
    MB? Só nos sonhos de Fernando. E como dizia a Virginie: sonho, bolinho com ovos (https://www.youtube.com/watch?v=WCRAsVbSsRI)
    Fernando Alonso caminha a passos rápidos para ser um ex-piloto em atividade.

    E para não dizer que não falei da equipe McLaren : todo mundo sabe: tira o motor japones (não deu certo! Desapega!) e coloca um Renault (que não é lá uma Brastemp) que vai andar lá no rebolão geral junto com Toro Rosso & Cia (ou melhor). Com um MB seria um te cuida Willians. Ron Dennis vai fazer falta!

  11. Onze anos sem título! disse:

    Alonso recusou uma proposta da Mercedes? Hahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahahaha!

  12. Ricardo Murilhas disse:

    Flavinho, na boa, esse papo de ganhar onde o Senna ganhou é meio enganação, para justificar a péssima situação dele. O Alonso é expert em estar no lugar errado na hora errada e a despeito de ser um bicampeão com um enorme talento, sempre se beneficiou de situações como a que aconteceu em Cingapura, no escândalo de espionagem industrial da McLaren x Ferrari e no famoso “Fernando is faster than you”, quando ele ainda teve a cara de pau de perguntar pelo rádio se o Massa estava com problema de câmbio por deixá-lo passar. Ele tem responsabilidade, e muita, no desempenho pífio da McLaren, Precisa ganhar de cara limpa.

  13. Glauco Tavares disse:

    Alonso recusa convite da Mercedes… Quem acredita nisso acredita em qualquer coisa!
    São muitas as razões para não crer nisso.
    Hamilton jamais deixaria!!!
    Alonso faria de tudo para romper o contrato caso tivesse uma proposta da Mercedes.
    Pilotos deste nível tem cláusulas contratuais que permitem a quebra do contrato em caso de baixo desempenho da equipe (vice e versa).
    Como “fã” de Senna Alonso deve saber que em seu lugaro ídolo já teria dado um jeito de ir para a melhor equipe do grid ainda na temporada passada!!
    Na Mercedes não tem bobo, todos lá sabem o tamanho da treta que seria Alonso e Hamilton dividindo o box novamente. Sabem também que Alonso é péssimo no relacionamento com a equipe e por onde passa deixa o clima pesado, principalmente quando algo não vai bem! Sabem também que ele não é o tipo de piloto que colabora na evolução do carro, ao contrário, ele quer chegar sentar no carro e ter tudo pronto e funcionando como ele acha que deve ser, e quando algo não vai bem é primeiro a dar chilique…. Por tudo isso e um pouco mais é difícil, muito difícil, acreditar que a Mercedes realmente sequer cogitou Alonso para a vaga de Rosberg.

  14. Eltontoptec disse:

    El fodón de lo fundón.

  15. Roberto disse:

    Ele é um grande piloto e com certeza voltará ao auge. Vamos ver esse ano como será.

  16. João Ferreira disse:

    É, acho que o Alonso vai levar esta temporada na brincadeira, já que o carro não é esta coisa, fazer comentários ácidos e se aposentar da Formula 1 antes do seu fim.

    • Renato F1 disse:

      Só espero que o Alonso não se aposente antes do fim deste ano!
      Ele tem de vir ao Brasil para fechar com chave de ouro as participações dele no GP: em 2015, banho de sol, em 2016, operador de câmera, em 2017…
      (Fica a dica, galera. Quem quiser, pode dar sugestões)

  17. Alan Borghini disse:

    Tenho a opinião que Alonso fugiu do confronto com o Hamilton, pois tem sido extremamente valorizado devido ao marketing de sua assessoria de imprensa.
    Ele não se expõe num ROC ou coisas assim, e foi grotesca sua participação no Desafio das Estrelas de poucos anos atrás, correndo em último, rodando e até cortando caminho do kartódromo de Floripa.
    Piloto top corre de graça num carro vencedor, tem fila de espera das grandes equipes na porta da sua casa, não cospe diariamente no prato que está comendo e não fica 10 temporadas sem nenhum titulo.

  18. Marcelo disse:

    Não quero ser chato, mas o Alonso recusou a oferta da Mercedes por conta do lado financeiro. A matéria deixa bem claro que a Mercedes o queria, mas a multa com a McLaren-Honda o Alonso teria que se virar. Então, o espanhol disse um sonoro não e preferiu ficar mais um ano ganhando 30 milhões de euros. Tá certo ele!! Até acredito que ele goste do Senna, da mística McLaren-Honda e tal, mas não acredito que foi isso que o prendeu e sim os euros na sua frente. De qualquer forma, ano que vem ele vai estar com o “passe livre” e se eu fosse a Red Bull ou a Mercedes, iria atrás dele… com certeza!

    • Anselmo Coyote disse:

      “Em nome desse desejo (ganhar onde o Senna ganhou), Alonso teria recusado até uma proposta da Mercedes para substituir Rosberg.”
      Isso parece piada. Piada ruim, diga-se.
      Senna fez bem o que fez, está morto e enterrado há quase 23 anos. É óbvio que qualquer piloto está cagando para ele assim como para qualquer um que tenha morrido.
      O que acontece é que nomes como Beatles, Pelé, Michael Jackson e outros viraram marcas rentabilíssimas que seus donos não querem que morram, pois são as galinhas dos ovos de ouro.
      E a imprensa é um dos canais pelos quais os que ganham com essas marcas injetam soro nelas. São defuntos sobre os quais é preciso passar perfume o tempo todo para disfarçar o cheiro.
      Fim.
      Abs.

  19. irio alex disse:

    Melhor piloto da F1 faz tempo, mas…..melhor carro + melhor piloto = campeão faz tempo…..zebra é difícil….

    • luigi disse:

      Você acredita que o Hamilton seria campeão ,com uma Williams ,Sauber,ou até mesmo com uma Ferrari ,contra estas Mercedes com um bom piloto como era o caso de Rosberg ?
      Sem um carro muito bom ,também não tem campeão, Alonso que o diga ,ou algum problema de profunda antipatia contra o piloto não deixa você ver isso de maneira inteligente!

      • Anselmo Coyote disse:

        Concordo plenamente. A única exceção foi o Kimi Raikkonen em 2007 e por acaso o melhor carro estava nas mãos do Alonso e do Hamilton.
        Abs.

      • Nove anos atrás de Vettel! disse:

        Mal informado, Vicellez. Alonso lutou duas temporadas por título (e perdeu) na Ferrari: 2010 e 2012. Em 2013 ele foi vice derrotando o terceiro colocado.

        Vettel e Raikkonen se respeitam. Simples assim.

  20. TSC disse:

    Pode escrever: Alonso e Vettel (se não for campeão 2017) na Mercedes em 2018, Hamilton e talvez Bottas ou Vestapem na Ferrari!

  21. Daviks disse:

    Realmente é uma pena ter alguém do nível de Fernando sofrendo e quase sem chances de subir ao pódio. É ruim para a McLaren, para a Honda e para os fãs da F1 de donos novos. Justo seria ter Fernando, Lewis, Sebastian, Kimi, Max e Ricciardo em bólidos de iguais capacidades de alcançarem a vitória. Quem dera!

  22. joel lima disse:

    Duvido que Alonso recusaria uma proposta da Mercedes. Pilotos de ponta como Alonso – e como Senna – não olham pra história da equipe, mas sim se ela, naquele momento, está em condições de lutar pela ponta. O próprio Senna recusou todos os caminhões de dinheiro que a Ferrari lhe oferecia para trazê-lo para equipe porque naquele momento (anos 80 e 90) a Ferrari vivia um dos seus piores momentos na F1. Era uma equipe que detonava a carreira dos pilotos. A maior humilhação de Prost foi ter sido dispensado da equipe antes do final do campeonato de 91, um ano terrível depois da temporada de 90, em que o francês foi vice.

    • Paulo disse:

      Também acho que essa história da Mercedes é cascata, até porque em 2013 ele foi considerado persona non grata na Ferrari após ter vazado a história dele ter ido atras da Red Bull.

      A questão toda é que o que ele tem de grande piloto tem de insuportável… além das péssimas escolhas que fez.

    • Ricardo Mayor disse:

      Concordo. Ninguém é tão altruísta para fazer isso apenas pela memória que quem não se importaria com isso. Duvido que o convite da Mercedes (se é que ocorreu) tenha sido consistente. Quem compete quer ganhar. Apenas isso. Muitas lendas urbanas..

  23. Emerson Vieira disse:

    É realmente uma pena a situação de Alonso/Mclaren pois para mim a pilotagem e garra dele é um dos poucos prazeres que restaram em assistir um Gp de F1 e como você disse talvez nunca mais aconteça de vermos o cara disputando pódios e vitórias.

  24. Marcos disse:

    Acho que está claro pra todo mundo que o motivo dele não ir pra Mercedes começa com Lewis e termina com Hamilton. Motivo vindo de ambas as partes, aliás…

    Tem uma coisa que eu não vejo em Alonso, e que sobrava em Schumacher, é espírito de equipe. Barrichello até ajudou, a meu ver (os títulos só vieram depois de 2000), mas também acho que é consenso que a dedicação e empenho de Schumacher foram determinantes na fase de ouro da Ferrari. Sempre achei que nenhum outro piloto, talvez nem mesmo Senna, teria sido capaz de fazer tudo aquilo.

    Senna, além de tirar segundos impossíveis dentro da pista, era o chato obstinado que fazia todo mundo dar mais que seus 100%. Quem trabalha em empresa sabe como é ter um “féla” desses no time – sempre puxa os outros pra cima ou torna a vida deles um inferno. Alonso não é tão bom assim…

    Talvez faltasse um Rubens na McLaren, com 1km de silver tape tapando a boca, ou trabalhando na fábrica no desenvolvimento do carro e do motor. Quem sabe um Felipe… um Nelsão certamente, mas não vejo Alonso com esse perfil. Se fosse Schumacher, mesmo velho, o piloto mais jovem estaria despontando na frente e o motor Honda rendendo bem.

    Que ele merece um carro melhor, que é um baita piloto, isso não se discute. Mas não é um fora de série pra tirar a diferença no braço, nem um “team mate” que ajude no desenvolvimento do carro a ponto de tirar a equipe do buraco.

    Fico triste por ver o legado de Ron Dennis ir pro ralo desse jeito.

    • Rick marrone disse:

      Concordo, há uma dose de saudosismo ai, o motivo como falou é simplesmente hamilton, nunca iria aceitar o espanhol na mercedes, e vice-versa.

      Concordo novamente quando se fala em trabalho de equipe, Alonso é o pior piloto pra trabalhar, um chato de galochas que se acha o máximo. Lembro muito bem dos tempos de ferrari onde ele esbravejava com mecânicos fazendo todos passar por constrangimento. Era necessário depois luca di montezemolo botar panos quentes.

      Aliás o espanhol é excelente “marketeiro” e somente um bom piloto, se fosse completo estaria colaborando coma equipe a desenvolver mais ou invés de só reclamar, como sempre o fez em qualquer lugar q passou.

      Vai ficar na vontade de mais um título até se aposentar, pois somente levou o caneco quando usava dispositivos de maior ganho de performance com o aval do seu comparsa flávio briatore.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>