MENU

sexta-feira, 14 de abril de 2017 - 18:00F-1

A HORSE WITH NO NAME (1)

bah17c

SÃO PAULO (suei aqui) - Está interessante esse começo de temporada. Mesmo. No calorão do Bahrein, hoje, a Ferrari foi melhor. Hamilton reclamou das temperaturas. Disse que está atrás da rival. Será assim o ano inteiro?

Tomara. Ou “tomare”, como eu dizia quando era criança. Dizia “imbigo”, também. Vettel teve um pequeno piripaque de noite, Raikkonen também teve o seu de tarde, no primeiro treino, mas em linhas gerais dá para afirmar que os vermelhos vêm forte amanhã e, principalmente, na corrida. Ou, pelo menos, um deles. Kimi segue atrás, embora hoje tenha sido apenas pouco mais de 0s1 mais lento que Sebastian. Quem andou bem foi Bottas, a 0s041 do líder. E Ricardão, encostando nos dois, a 0s066 de Tião Italiano. Lewis foi apenas o quinto.

Surpresas? Além de Ricciardo, que até achou esquisito seu desempenho, Hulk em sexto. A Renault precisa começar a converter em pontos o bom desempenho em treinos. Com Palmer vai ser difícil, o cara é muito ruim, mas com Hülkenberg dá. Assim como a Williams, que não anda no frio, mas se dá bem no calor. O sétimo lugar de Massa não me deixa mentir. Precisa virar ponto, como em Melbourne. Ele anda bem nessa pista, onde venceu em 2007 e 2008. Claro que nada parecido acontecerá agora, aqueles eram tempos de Ferrari, luta pelo título e tal. Mas dá para imaginar um resultado bem melhor para o brasileiro do que domingo passado na China. Já seu companheiro Stroll saiu com os pés queimados do treino. Sei lá o que aconteceu.

A figura do dia foi Bernie Ecclestone, que apareceu em um autódromo pela primeira vez no ano. Agora removido da posição de dono da F-1, o ex-chefão (ou chefinho) falou pelos cotovelos e de tudo. Primeiro, sobre Alonso. Disse que se ainda mandasse alguma coisa, tentaria junto à McLaren vetar sua participação em Indianápolis. Depois, comentou o novo momento da categoria sob a batuta dos americanos do Liberty Media Group e previu que as taxas cobradas dos promotores de corridas terão de ser reduzidas. “Ninguém está lucrando nada”, afirmou. Justo quem… Pombas, foi ele quem inflacionou o mercado! Mas agora que a grana é dos outros, Bernie prega valores mais baixos. Bem, está na dele. Não é mais problema seu. Por fim, comentou a situação de Interlagos, que o “prefake” de São Paulo pretende vender. Para Ecclestone, a F-1 só continua no Brasil se alguém comprar o autódromo. Caiu na conversa do homem do suéter no pescoço, que chegou a colocar ele, Bernie, como possível comprador. Chance zero. Vão por mim. E a corrida continua.

E para fechar o dia — na verdade, foi a notícia que abriu a sexta-feira –, registre-se a confirmação de Jenson Button no lugar de Alonso em Monte Carlo. Era a escolha óbvia. O inglês pendurou o capacete no ano passado, mas manteve contrato com a McLaren. Teoricamente, tiraria um ano sabático para, quem sabe, voltar em 2018 — o que não vai acontecer, a fila anda.

Nas circunstâncias, porém, não havia muitas alternativas. Um novato que nunca sentou num carro de F-1? Sem testar? Para cair de paraquedas justo em Mônaco? Simplesmente não tem. Piloto sem nada para fazer que poderia estar pronto para correr, tipo Nasr? Bem, se estivessem a fim, teriam dificuldade de achá-lo. Por onde anda Nasr? Maldonado? Não creio que fosse uma boa ideia. E os reservas oficiais Turvey e Matsushita só têm crachá da firma. Não poderia ser outro, mesmo.

Amanhã a briga vai ser boa pela pole. E o horário é de gente, meio-dia para nosotros no Brasil. Apostas? Eu vou de Vettel na pole, só para variar um pouco.

25 comentários

  1. Luciano disse:

    Como?! O cavalo tem nome é Gina. Já sei você estava no Bar Heimm!!!.??

  2. Bernardo disse:

    Boa noite Flávio, você injustiçou o Maldanado, se tem um lugar que ele anda, e (misteriosamente) muito, é Monaco

  3. Coincidência… Acabamos de tocar “A horse with no name” no show de hj. Amanhã dá Vettel.

  4. D disse:

    Por essas e outras “eu faria diferente” é que o Bernie não está mais a frente da F1. A nova ordem mundial é dividir para somar, compartilhar. Bernie tem todos os méritos de fazer a F1 o que é, mas caras como ele que “matam” categorias por se sentirem ameaçados – como fez com o Grupo C através de lobby junto a FIA para os carros usarem motores de F1, muito mais caros acabando com a divisão – não tem mais lugar nesse mundo. Logo os caras da liberty mudam. A data do gp de monaco para não coincidir com indy e os pilotos poderem participar. Esse é o caminho, ambas categorias ganharam muits visibilidade com a exposição de midia gerada pela noticia do Alonso.

  5. Anselmo Coyote disse:

    Treinos de sexta-feira (e sexta-feira da Paixão ainda). Os resultados dão clara visão do que é uma nota de 3 reais. Só gosto de ver o Q2 e o Q3 para ver neste o que as equipes fazem quando naquele o segundo piloto vai melhor do que o primeiro. O Q1 só vejo quando o sadismo me ataca.
    Fui.

  6. Rodrigo Correa disse:

    Tá aí uma boa pauta para uma matéria no Grande Premium. O que estão fazendo da vida esses pilotos “desempregados” e ex-F1 tipo Nasr, Maldonado, Petrov, Kobayashi, Sutil, Kovalainen, Liuzi, Alguersuari, Klie,, Scot Speed, Yamamoto….etc

  7. Giancarlo Felipe disse:

    Se vcs do GP não tivesse azucrinado o Nasr ano passado e acabado com a moral dele frente aos patrocinadores e afins , talvez seria mais facil acha-lo. Cara fazendo o maximo e vcs falando que ele era um mal piloto, melhor apenas que o intragável Palmer.
    Ou se ele(Nasr) não tivesse bloqueado vocês das redes sociais ne, seria facil tambem kkk

  8. Celio ferreira disse:

    Acho que quem tá bem pra manhã na poli é KIMI . estava muito rápido até
    ter uma vibração no freio . Esta corrida de Mônaco vai servir para Button
    para ou não.

  9. jão disse:

    E Massa larga na frente dos caras da Red Bull.

  10. jão disse:

    O pessoal pressionou Raikonen semana passada, acho q ele leva a pole só pra botar uma interrogação na cabeça dos homens da ferrari…

  11. Felipe disse:

    Esqueci, Sapatus na pole.

  12. valter disse:

    Alguma equipe cliente de motores já foi campeã disputando a temporada com a equipe oficial da fabrica?

  13. Pedro disse:

    Só eu pensei no Bruno? O cara é funcionário da McLaren, anda bem em Mônaco… é um Senna. Acho que seria mais bacana que o Button.

  14. Felipe disse:

    Porque a musica do América no titulo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>