MENU

quinta-feira, 14 de setembro de 2017 - 0:24Bus Stop

BUS STOP

O blogueiro Vinicius Sem Sobrenome mandou a foto e a legenda: “Ônibus da década de 80 circulando pelos terminais de Joinville (SC) em comemoração aos 50 anos da Gidion”. O que sabemos sobre Gidion?

gidion-jlle

22 comentários

  1. Carlos Henrique disse:

    É uma merda essa padronização de veículos… Olha a personalidade e beleza que as cores de antes tinham e a coisa sem graça que se tornaram hoje, aqui na minha Santo André não é diferente, nos anos 80 as empresas cada uma com suas cores/desenhos coloriam a cidade.

  2. Fernando Silva disse:

    Esse era exatamente o mesmo sistema que operava em São Paulo até 1991, que era chamado de “Consórcios/Saia e Blusa” e era padronizado de acordo com a região da cidade, apenas a CMTC tinha pintura à parte. A diferença é que aqui em São Paulo, apenas a saia (parte de baixo das pinturas) era padronizada nos coletivos, enquanto a blusa variava de acordo com a empresa.
    Esse da foto era parecidíssimo com os que vinham dos bairros do Tremembé, Tucuruvi, Jaçanã e vinham até a Cidade Universitária (USP), não lembro se pela viação Nações Unidas ou Parada Inglesa. O que era legal é que algumas garagens pintavam também as rodas e para-choques na cor da saia, enquanto outras mantinham a cor original dessas peças.
    Como sou nascido em 81, andei muito nesses onibus, ainda com o embarque pela porta traseira…marcou a época da minha infância.

    • William Gimenes disse:

      Marrom e branco era a Brasil Luxo e a Nações Unidas.. A Parada Inglesa era marrom com bege (a Alto do Pari era a outra da mesma região e foi marrom com bege e marrom com prata).

  3. Edna Correia disse:

    Olá! Flavio Gomes, respondendo sobre a foto e sua pergunta:

    A Gidion é uma das duas empresas operadoras no transporte coletivo urbano de Joinville, cidade mais populosa de SC (mais de 570 mil habitantes). A empresa mantém uma forte participação em ações da comunidade e em projetos de instituições que atuam no desenvolvimento social e cultural da cidade, priorizando a responsabilidade social.
    A empresa completa, em novembro, 50 anos de fundação. Uma das ações para comemorar a data é participação na campanha da Maratona do Brinquedo que está arrecadando brinquedos destinados a instituições que atendam crianças em situação de vulnerabilidade social. Para isso colocou em operação o ônibus 178 “aposentado” da frota de 1978 (plotado), que, para relembrar sua história, está fazendo duas viagens por dia em linhas diretas troncais (terminal a terminal), em dias úteis. Nos finais de semana participa das carreatas para arrecadação dos brinquedos programadas pela campanha Maratona do Brinquedo.

    Joinville
    Localizada na região Sul do País, município pólo da microrregião Nordeste do Estado de Santa Catarina, Joinville é responsável por cerca de 20% das exportações catarinenses. Em 2016, ficou na 37ª posição entre os maiores municípios exportadores do Brasil e 2º lugar no Estado. É também pólo industrial da região Sul, com volume de receitas geradas aos cofres públicos inferior apenas as capitais Porto Alegre (RS) e Curitiba (PR). E está em 28º lugar no ranking do PIB nacional.

    Att.
    Edna Correia – Analista de Marketing

    https://www.facebook.com/pg/Gidion-Transporte-e-Turismo-e-Via%C3%A7%C3%A3o-Verdes-Mares-377361419026287/posts/?ref=page_internal

  4. Rodrigo disse:

    Fala Flávio, sou aqui de Joinville.
    Esse ônibus é um clássico da saudosa Busscar, que na década de 80 ainda se chamava Nielson. A Gidion é uma das duas concessionárias do serviço de transporte coletivo da cidade.
    Abraço

  5. mauro disse:

    Olá Flávio, vendo o site oficial da F1, tem um post da história da McLaren, notei que pularam de 1976 para 1970. Nenhum comentário sobre os dois ótimos anos do Emerson. Esquecimento ou há alguma rixa, ou mágoa, ou etc.?
    saudações,
    mc

  6. 001felix disse:

    Gidion é uma empresa de transporte coletivo em Joinville. Pioneira nesse transporte juntamente com a irmã gêmea Transtusa. Elas juntas exploram desde a dácada de 60 as idas e vindas dos joinvilenses, fazendo eu diria, um ótimo trabalho.
    Joinville tem uma relação estreita com “ônibus” pois foi sede de uma das maiores montadoras desse tipo de veículo, a Carrocerias Nielson, que depois viraria Busscar.
    Vale citar que a então Carrocerias Nielson criou e registrou o nome Diplomata em um de seus modelos, fazendo depois um acordo com a GM para poder usar no Opala.
    Joinvilense e bairrista que sou me apego a todas essas histórinhas…

  7. Flavio Bragatto disse:

    Este marrom e branco me faz lembrar das cores dos onibus de São Paulo nos anos 80. Acho que era a Viação Brasil Luxo, se não me engano.
    Lembro que vinha do interior passar as férias na casa da minha avó, na ZN e ficava no portão vendo a rua.

    Mudando de assunto… Gomes, para agradar a turma dos Fiats e Mareas, dá uma olhada neste artigo:
    http://motorshow.com.br/depois-de-16-anos-um-marea-weekend-turbo-retorna-fiat/

  8. Sergio disse:

    Da Gidion nada sei, mas essa carroceria parece ser uma Marcopolo Venezza II.

  9. Eduardo_SC disse:

    A Gidion atendia a Zona sul e a Transtusa (em vez de marrom, as faixas eram azul) atendia a Zona norte.

    Andei muito nesses ônibus. Hoje em dia tanto os ônibus da Gidion quanto os da Transtusa são pintados de “zarcão”. Tanto que os chamamos assim aqui.

    Abaixo imagens de Joinville (minuto 42’30″ a 48′) na época do filme “Agnaldo – Perigo a Vista” de 1968

    https://youtu.be/gwnw88eqy0w

  10. wilson disse:

    kkk, morei em Joinville por 30 anos e usei esse modelo de ônibus, talvez até mesmo esse. E muitos outros modelos. Por muitos anos a cidade (que tem duas empresas de transporte público) utilizou ônibus feitos por uma empresa na própria cidade. Inicialmente Carrocerias Nielson, e depois com nome de Buscar. A empresa passou por processo falimentar e no momento está tentando se reerguer.

  11. Luidi disse:

    Bah, lembro muito bem desse ônibus! Ele fez parte da minha infância e adolescência. Olhando a foto posso dizer: os danados eram muito bonitos, viu? Os ônibus atuais não possuem qualquer charme. Bons tempos aqueles, onde “ostentação” era ter um bloco de passe cheio! Hahahahaha. Um abraço a todos os saudosistas – que nem eu.

  12. Sergio Silva disse:

    Olha essa história, Gomov:

    Boeing da Lufthansa que foi sequestrado em outubro de 1977 por terroristas da Frente Popular para a Libertação da Palestina e que estava abandonado no aeroporto de Fortaleza será transportado, ainda este mês, no cargueiro russo Antonov para o museu aeroespacial germânico da cidade de Friedrichshafen onde será restaurado e transformado em símbolo contra o terrorismo.

    Outubro Vermelho

    O voo 181 da Lufthansa levava 86 passageiros e cinco tripulantes. Após cinco dias entre aeroportos de três continentes e a execução do piloto, a polícia alemã invadiu o avião, matou três sequestradores, feriu um e resgatou, vivos, passageiros e quatro tripulantes.

    Fonte: jornal Opovo

  13. PabloREM disse:

    Moro em Joinville. A Gidion e a Transtusa são as empresas de ônibus que fazem o transporte público da cidade desde o século passado. Cada uma é responsável pelas linhas de determinados bairros (mais ou menos uma cuida do norte e oeste e outra do sul e leste) e trabalham em conjunto em algumas linhas de ligação com o centro e terminais. Antigamente cada empresa tinha suas cores, a Gidion essa da foto acima e a Transtusa se não me engano era azul e branco. A partir dos anos 90 foram padronizados todos os ônibus com a cor atual. Eu não sei informar até quando vai o contrato das empresa com a Prefeitura de Joinville, isso é um assunto recorrente por aqui e sempre gera discussões acaloradas sobre novas ilicitações e duração das mesmas. Já andei de transporte público em algumas cidades e utilizo todos os dias aqui (dois pela manhã e mais dois a noite), considero um serviço razoável para bom, preço dentro da média, com algumas exceções os ônibus são relativamente novos (inclusive esse ano entraram os primeiros com condicionador de ar). Não é uma maravilha mas acho que em nenhum lugar do Brasil é. Joinville é a maior cidade de Santa Catarina mas a infraestrutura de sua mobilidade urbana não acompanhou o crescimento, mesmo assim algumas coisas feitas foram positivas, por exemplo, em algumas ruas que possuem corredor de ônibus, nos horários de pico eu atravesso mais rápido de ônibus do que de carro preso em engarrafamentos que chegam a parar totalmente o trânsito.

  14. Paulo disse:

    Gidion é uma empresa de ônibus aqui de Joinville, que detém, juntamente com a Transtusa, o direito de explorar a concessão de transporte público. Só as duas, sem que nunca autorizem a entrada de mais ninguém para concorrer. Bem estranho né…#sqn

  15. Fabio Brito disse:

    “Neste ano, a Gidion completa 50 anos da história que começou
    em 1967. Com o aumento da demanda em locais mais distantes
    do centro da cidade, o prefeito Nilson Bender solicitou a criação de
    novas linhas de transporte coletivo em Joinville. Para atender ao
    pedido, José Loureiro, um dos donos da Transtusa, fundou a Gidion.
    A empresa começou a operação naquele ano com três carros com
    15 anos de uso. As linhas atendiam à região do Vila Nova, as ruas
    XV de Novembro, Otto Boehm e suas laterais. Mais tarde foram
    implantadas mais duas linhas, para o Comasa do Costa e Silva e
    rua São Paulo. Em 1971, Loureiro deixou a Transtusa e passou a se
    dedicar somente à Gidion. Nesta época, com 23 carros, a empresa
    passou a atuar exclusivamente na região Sul da cidade.

    Em 1978 a nova diretoria, representada por Antenor Bogo, Emendino
    Roza e Moacir Bogo, assumiu a empresa. A frota contava com
    65 ônibus, 55 rodando em condições precárias e 10 estavam
    parados. Para melhorar a operação foram comprados 10 novos
    ônibus, 21 motores, 12 toneladas de molas e outros componentes
    de reposição para evitar ônibus parados. Em 1981 a Gidion se
    mudou para suas atuais instalações, na rua Copacabana.
    A década de 90 marcou o desenvolvimento do transporte coletivo
    urbano de Joinville. A Gidion participou de todas as ações para
    modernizar os serviços, oferecer ônibus de qualidade, conforto e
    segurança aos passageiros.”
    Fonte:http://www.gidion.com.br/pdf/1494016277transnoticias-206.pdf

  16. Glauber disse:

    Sobre a beldade da foto, é um Marcopolo Veneza II Mercedes Benz LPO-1113 1979.
    Sobre a Gidion, achei algo sobre a memória da empresa no site deles:

    http://www.gidion.com.br/memorial-empresarial

  17. Ricardo Bigliazzi disse:

    É uma empresa de transporte coletivo em Joinville, faz também fretamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>