MENU

segunda-feira, 16 de outubro de 2017 - 17:08Nas asas

NAS ASAS

Desovando algumas contribuições, foto enviada pelo Bob Nogueira que, espantado, diz: “Como eram lindas as pinturas dos nossos aviões!”. Sou obrigado a concordar, especialmente os da Rio-Sul.

tamsriosul

23 comentários

  1. SERGIO disse:

    https://www.youtube.com/watch?v=XdFIeDm1b94, focker 27 da foto aterrizando em algum aeroporto brasileiro em 1992….

  2. Pedro Belford disse:

    Sorte da Transbrasil, que hoje em dia seria confundida, por com campanha pró-diversidade!

  3. Sebastian disse:

    Foi cortado em 97, pobre LZM….

  4. jbchaves disse:

    Melhor ainda ver os Fokkers…

  5. Clebio Junior disse:

    Saudosos Fokker F27-500!

  6. Robertom disse:

    Fui (e voltei) várias vezes para Ribeirão Preto com os Fokker F27 da TAM, era bom, mas ficava um zumbido dos motores Rolls-Royce Dart nos ouvidos por pelo menos 12 horas…

  7. Ricardo Bigliazzi disse:

    Fokker F-27, Gostava de voar para o Rio no F-27 da TAM, muitas foram as vezes que o Comandante da aeronave conseguia uma autorização do controle de trafego e efetuava a aproximação na Cidade do Rio de Janeiro pela orla da praia, nessa época era obrigatório sentar do lado esquerdo do avião quando se seguia para o RJ e a “asa alta” facilitava a vida de todos a bordo. Lembro que chegava a ficar de bobeira no Rio até umas 20:00hs para pegar o voo de volta onde serviam “champagne” e outra comidinhas especiais… meu Deus! Outros tempos, tempos de Banco Nacional, tempos de boas histórias e belas lembranças.

    Com os F-27 o Rolim construiu um Império. Esse cara era realmente especial. Os aviões da frota são aviões “raiz” e não “nutella” como os de hoje em dia.

    Quanto as pinturas, eram realmente especiais, os Dart-Herald da Sadia sempre me trazem boas recordações na “`Praia de São Paulo” (Aeroporto de Congonhas). Como esquecer das clássicas da VARIG (as ultimas dos MD-11 eram espetaculares) e VASP, dos aviões coloridos da Transbrasil (a lá Braniff) e de tantas outras pequenas companhias que alimentavam o meu sonho de voar… to ficando velho

  8. JP disse:

    Oi, Flavio
    Não tem nada a ver com o assunto, mas hoje recebi uma notícia bem triste
    Recebi um e-mail resposta dizendo que o saudoso remédio Emulsão Scott vai ser descontinuado.
    Segue resposta

    “Prezado Sr. João Paulo,
    Agradecemos seu contato com o nosso Serviço de Atendimento ao Cliente GSK.
    Seu contato é muito importante para nós.
    Informamos que os produtos da linha Emulsão Scott, incluindo todos os sabores, serão descontinuados por razões comerciais.
    Seu número de Protocolo é: 05006400
    Se preferir entrar em contato por telefone, tenha em mãos o seu número de protocolo. Desta forma poderemos atendê-lo mais prontamente.
    Gostaríamos de mantê-lo em nosso banco de dados para oportunidades futuras tais como envio correspondências, regulares e eletrônicas e contatos telefônicos. Caso não tenha interesse, por favor, responda essa mensagem com a frase “não tenho interesse em futuros contatos” no campo assunto de seu email.”
    Atenciosamente,
    SAC – Serviço de Atendimento ao Consumidor
    GSK Consumo
    http://www.gsk.com.br | 0800 021 1529

    O mundo acabou.

    • moisesimoes disse:

      - Porra. Tomei fazendo careta quando tinha uns 7, 8 anos. Minha vó chamava de “musãodiscoti”. O cara lá, segurando o tal bacalhau nas costas e eu querendo saber porque tomava aquilo. Ele, o ‘calcigenol, o biotônico fontoura junto com uma ampola de aderogil. Foi foda. Caso contrário, hoje eu não passaria de um tamborete de forró kkk.
      Se assim for, o mundo acabou (2). Saudações.

  9. Ivan Renato disse:

    Agora tem tudo a mesma grafia, ou cores sólidas. Uma tristeza. E que falta fazem Vasp, Varig e outras…

  10. Vládesk disse:

    Olá Flávio! Aproveitando o post sobre aviões mando este vídeo da Embraer contando como o EMB 190 é o único avião comercial autorizado a operar no aeroporto da ilha de Santa Helena. O vídeo é incrivelmente bem produzido (me lembrou os programas da BBC) e mostra como a Embraer é realmente um empresa de ponta!

    https://www.youtube.com/watch?v=73jxkS-PlNg

  11. J Bellow disse:

    Flávio, a aviação era até alguns anos atrás algo mais glamouroso, mais charmoso, as pinturas de aviões eram verdadeiras expressões de arte e simbolizavam um país, uma cultura, enfim eram bem emblemáticos, a pintura da VARIG da década de 70 até anos 80 era uma das mais belas a nível mundial!!!! qualquer pessoa no mundo reconhecia um aviao da VARIG e ela representava, e bem, o Brasil, depois a VARIG entrou em crise e uma das medidas de reaquecer a companhia foi mudar a pintura mas o resultado foi uma catástrofe pois ela perdeu a identidade e depois foi à falência…. PAN AM, ALITALIA, AIRFRANCE, LUFTHANSA, AEROLINEAS ARGENTINAS, AEROFLOT, BRITISH, KLM , CANADAIR, IBERIA, TAP(?), JAL, EL AL, …. são exemplos das colegas da VARIG…. as que se mantém fortes são aquelas que pouco mudaram suas cores…..
    Claro que o mundo mudou mas companhias como LUFTHANSA souberam muito bem se modernizar sem perder a identridade, outra que mudou as cores pra pio foi a American Airlines pois atualmente está desfigurada.
    Voar antigamente era elitismo porque os custos eram altos, com o desenvolvimento dos equipamentos com avioes mais economicos e com melhor desempenho voar ficou mais acessível, outro fator foi a internet, assim os sistemas de reservas puderam ser muito mais eficientes, antes da internet muitas poltronas ficavam vazias devido o sistema de reservas ser via telefone, fax, malote, etc…. tudo isso e mais o desenvolvimento economico trouxe mais gente voando, com isso as empresas tiveram que focar na eficiencia, na competição, e isso se reflete até na pintura dos avioes, passaram a ser mais simples dando uma ideia de companhia mais enxuta e eficiente, tudo isso é reflexo da historia, claro que as mudanças e inovações são muito bem vistas e trazem melhorias, mas o que eu mais admiro são companhias como LUFTHANSA QUE SE MODERNIZAM SEM PERDER A IDENTIDADE! uma decepção foi a SWISSAIR que quebrou mesmo contando com o padrão suiço de qualidade e eficiencia, outro exemplo é a LAUDAIR do niki lauda,,,,, foi uma porcaria de empresa que matou gente por incompetencia e agora esse niki lauda tá aí posando de galo na mercedes…. TWA outro exemplo que não suportou as mudanças, por outro lado surgiram empresas como airdubai, ethiair, gol, air dubai, jet blue, easyjet, etc…. que já nasceram dentro dessa filosofia moderna,
    então as cores da companhia refletem bem sua linha de ação!!! Em resumo podemos dizer que quando uma companhia muda suas cores ou ela vai se firmar ou ela vai quebrar em breve, lembram de transbrasil e vasp???? mudou de cor e se foram……

    • ivo rettor disse:

      O modelo de avião também conta, as cores tradicionais da Varig ficavam muito bem em todas as aeronaves mas nos Boeing 727 e 747 ficavam magnificas, um 727 nas cores tradicionais da VArig é emblemático!!!

  12. Juca Vasconcelos disse:

    Eita! Que gafe!!! A foto é do GIANFRANCO Beting! dono do antigo jetsite.

    Vamos deixar o Joelmir descansar em Paz…

  13. Juca Vasconcelos disse:

    Flávio, a foto é de autoria do Joelmir Beting. Postou esses dias no Instagram dele.

  14. Marcelo Chichanoski disse:

    E esses Fokker 50 eram praticamente a espinha dorsal da aviação comercial no Brasil.
    Meu primeiro vôo foi num desses da saudosa Rio Sul.
    Grande recordação!

  15. Que legal! A primeira vez que viajei de avião foi num Fokker 50 da TAM, igual ao da foto.

  16. Evandro disse:

    Aquelas da Transbrasil com a deriva em arco-íris e o cromadão da American Airlines pra mim são as mais belas.

  17. João Boaventura disse:

    Lembra a pintura do capacete do Keke Rosberg, na temporada de 1980, na Fittipaldi-Skoll.

  18. Thiago Sabino disse:

    Linda pintura. Absurdamente oitentista com degradês de azul…
    A pintura do Embraer Brasilia é mais bonita ainda, com a fuselagem toda em alumínio polído…. pornografia pura.
    Certamente nessa foto, os F27 da TAM iriam pra algum lugar do interior paulista, e o RSL iria pro Rio, ou mesmo outra rota pro sul… curitiba talvez…

    Bons tempos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>